“Chuta, Jason Kidd!”

Escrito por
Publicado em: 19/10/2013

Poucos não sabem, mas o título do post acima é um bordão que ficou imortalizado na voz do narrador dos canais ESPN, Everaldo Marques, relacionado ao ex-armador Jason Kidd, que teve outra questão imortalizada.

Em uma cerimônia para lá de emocionante – e rápida, como os contra-ataques puxados pelo próprio homenageado na época de New Jersey Nets – o Brooklyn Nets retirou a camisa nº 5 usada por Jason Kidd. Um dos melhores jogadores de todos os tempos da franquia, o ex-armador dos Nets viu sua camisa ser pendurada no teto do Barclays Center na última 5ª feira, dia 17/10, antes da partida de pré-temporada contra o Miami Heat.

jason_kidd_camisa

Como bem afirmou o ex-companheiro de Nets, Richard Jefferson: “Qualquer pessoa sonha em jogar ao lado de caras como Magic Johnson, Steve Nash e Jason Kidd.”

Estiveram presentes na homenagem várias personalidades ligadas à franquia, como por exemplo, o ex-GM dos Nets e atual presidente das operações da NBA, Rod Thorn, o ex-ídolo dos Nets, Buck Williams e vários ex-companheiros de time, como Kerry Kittles, Kenyon Martin, Richard Jefferson, Vince Carter entre outros.

Esta foi apenas a 6ª camisa retirada pela franquia, cuja chegada de Kidd em 2001 por conta de uma troca envolvendo o armador do Phoenix Suns, Stephon Marbury, proporcionou uma incrível virada para os Nets, que vinham de somente 26 vitórias na temporada anterior em comparação com os 52 triunfos em 2001/2002. Ele guiou o New Jersey a 4 títulos da divisão do Atlântico e a 2 títulos da conferência Leste, que culminaram em derrotas para o Los Angeles Lakers (4X0) e San Antonio Spurs (4X2).

Nas suas 6,5 temporadas como um jogador dos Nets, Jason Kidd fez com quem outros jogadores jogassem bem melhor, graças a feitos e números como os abaixo:

  • Registrou médias de 14,6 pontos/partida, 9,1 assistências/partida e 7,2 rebotes/partida.
  • Foi escolhido para participar do All-Star Games por 5 vezes.
  • Fez parte dos times ideais da NBA (All-NBA Team) por 3 vezes e dos times defensivos (All-Defensive) por 6 vezes.
  • É o líder em todos os tempos dos Nets  em assistências (4.620), roubadas de bola (950) e ‘triple-doubles’ (61).

Pode-se afirmar facilmente que Kidd será lembrado para sempre como um dos grandes jogadores da liga (vide suas 10 melhores jogadas abaixo como membro dos Nets), pois na história da NBA, não houve um cara que dominou mais partidas do que ele sem possuir a qualidade dos grandes fenômenos: ser um exímio cestinha.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273