Coisa de nerds

Escrito por
Publicado em: 18/02/2015

Se a 1ª impressão que você teve ao olhar a imagem de capa deste post foi de registros de terremotos detectados por um sismógrafo, está redondamente enganado. Se achou que é um gráfico demonstrando os índices econômicos brasileiros, também não acertou. Mas será que é possível resumir a temporada da NBA em um só gráfico?

Na realidade, a imagem foi um estudo realizado pelo site de pesquisas de opiniões públicas FiveThirtyEight, criado em 2008 pelo analista norte-americano Nate Silver. Às vezes chamado apenas como “538”, o site leva esse nome por conta do total de colégios eleitorais existentes nos EUA. Em 2013, a ESPN se tornou a proprietária dele e apesar da política e das eleições continuarem sendo os principais focos do site, o blog também publica artigos sobre esportes – como este.

Os responsáveis por este trabalho de louco foram Mike Beuoy, escritor da USC sobre esportes e criador do inpredictable.com, e Allison McCann, jornalista e repórter do 358. O propósito do artigo foi mostrar a chance de vitória em cada minuto em cada jogo de cada equipe da NBA.

Com 794 jogos disputados até agora, mais de 150 mil posses de bolas e 370 mil jogadas, provavelmente não é fácil chegar a esta síntese, mas os 2 malucos citados acima conseguiram esta façanha. O que se pode ver é a probabilidade de vitória resumida nas partidas que já foram realizadas na temporada 2014/2015. Em qualquer ponto de um jogo, cada equipe tem uma probabilidade de vencer baseada no tempo restante, no placar e nas situações ocorridas (por exemplo, depois de um arremesso feito, um lance livre convertido, etc). No gráfico, pode ser verificada a probabilidade de vitória em tempo real de cada equipe em cada minuto do tempo regulamentar. É como acompanhar a chance de vitória ou de derrota a cada momento.

O modelo que fornece a alimentação do gráfico utilizou os dados de 13 temporadas passadas da liga (de 2000 a 2012). O modelo não é baseado em simulações, mas sim facilita a reflexão de como as partidas da NBA realmente são disputadas, vencidas e perdidas.

Para se ter uma melhor idéia, vamos usar como exemplo o Golden State Warriors e o Atlanta Hawks, líderes das 2 conferências. Ambos tem a mesma campanha de vitória e derrotas até o momento, mas eles tomaram caminhos distintos para chegar a estes retrospectos. Os Warriors se mostram mais dominantes ao longo dos jogos e muitas vezes, constroem lideranças no início das partidas difíceis de se tirar. Já os Hawks, resolvem os confrontos a partir do último período.

Não entendeu absolutamente nada? Então clique aqui e tire suas próprias conclusões.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273