Emoção e despedidas

Escrito por
Publicado em: 11/09/2015
mkd_ale_capa

Na última 5ª feira (dia 10/09), os torcedores presentes nas arquibancadas de Berlim, Montpellier, Riga e Zagreb tiveram motivos de sobra para se sentirem lisonjeados com muita emoção na despedida das sedes do Eurobasket 2015. A fase de grupos da competição foi finalizada e agora as 16 equipes classificadas continuam a busca pelo título em Lille. E na rodada derradeira da classificação, ainda restavam 6 vagas em aberto.

A Bélgica foi a 1ª equipe a garantir uma das vagas restantes com a vitória por 79X71 sobre a Ucrânia no 1º jogo do grupo D em Riga. Eles foram seguidos pela Letônia, que superou uma diferença de 16 pontos para eventualmente vencer a valente Estônia por 75X64. A Lituânia em seguida assegurou a 1ª colocação do grupo a derrotar a República Tcheca por 85X81, apesar das 15 assistências do armador Tomas Satoransky, líder da categoria na 1ª fase.

t_satoransky_cze

Pelo grupo B em Berlim, outro jogão foi disputado. A Alemanha, perdeu o 3º jogo de forma dolorosa, desta vez para a Espanha pelo placar de 77X76, concluindo sua participação no EuroBasket 2015 – possivelmente, o adeus da estrela Dirk Nowitzki da competição – e garantindo o avanço dos espanhóis. O armador do Atlanta Hawks, Denis Schröder, que tinha um aproveitamento de 5-5 da linha de lance livre até então, teve 3 chances para empatar a partida faltando 3 segundos para o fim. Apesar de acertar os 2 primeiros, ele desperdiçou o 3º e crucial lance livre para forçar a prorrogação. No entanto, os fãs da capital alemã não ficaram sem um jogo com tempo extra. A última partida da Arena Berlin proporcionou isso, a medida que o armador Logi Gunnarsson da Islândia converteu um tiro de 3 pontos momentos antes do final do tempo regulamentar para forçar a Turquia a jogar mais 5 minutos. Contudo, a experiência turca prevaleceu no triunfo por 111X102. Mais cedo, a Sérvia conquistou a liderança do grupo ao derrotar a Itália por 101X82.

d_nowitzki_ale

No 2º jogo do dia pelo grupo C em Zagreb, a Geórgia continuou tendo esperanças no torneio graças ao triunfo surpreendente sobre os anfitriões da Croácia por 71X58. Porém, a classificação para as oitavas de final só foi alcançada quando a invicta Grécia venceu a persistente Holanda por 68X65. Já o leal armador da Macedônia, Vlado Ilievski, teve sua despedida da seleção arruinada na derrota para a Eslovênia por 62X51. Ele é conhecido pelo lance mais brilhante na história do basquete de seu país, quando no EuroBasket de 2011, acertou um arremesso de 3 pontos quando restavam 11 segundos para o fim do duelo pelas quartas de final contra a Lituânia (relembre a cesta milagrosa no vídeo abaixo).

Com as seleções classificadas já conhecidas no grupo A, ainda restava saber a definição da ordem para a próxima fase. A Polônia começou as ações com uma vitória convincente sobre a Finlândia pelo placar de 65X78, antes da Rússia tirar o “0” da coluna de vitórias, ao derrotar a Bósnia-Herzegovina por 81X61. A França então completou o dia pela luta da liderança do grupo, ao superar Israel pelo placar de 86X61.

As oitavas de final serão jogadas nos dias 12 e 13/09 e apresentam os seguintes confrontos:

oitavas

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273