Foi bom enquanto durou

Escrito por
Publicado em: 10/09/2014

O sonho (da medalha) acabou. Ou melhor, a trajetória da seleção brasileira masculina de basquete se encerrou no Mundial da Espanha. E a culpada, melhor, a responsável por isso foi a equipe da Sérvia – aquela mesma que havia sido derrotada na fase de grupos – que venceu de forma dominante os brasileiros na tarde desta 4ª feira (dia 10/09) pelo amplo placar de 84X56.

Inspirados por uma forte defesa – lembrando a do Brasil durante a Copa do Mundo – e pelo armador Milos Teodosic, cestinha do jogo com 23 pontos, os sérvios não repetiram os mesmos erros da partida disputada no dia 03/09 em Granada contra os comandados de Ruben Magnano. Além de Teodosic, os sérvios contaram com grandes atuações do também armador Bogdan Bogdanovic, detentor de 12 pontos, e dos pivôs Nenad Krstic e Miroslav Raduljica, ambos com 10 pontos cada. Pelo lado brasileiro, os 12 pontos cada do pivô Anderson Varejão e do ala Marquinhos pouco serviram para que o resultado mudasse.

bra_ser_a_varejao

Com somente 12 pontos na partida, o pivô Anderson Varejão viu o sonho de uma medalha no Mundial de 2014 ir por água abaixo nas quartas de final. (Crédito: FIBA)

Após a convincente vitória sobre os argentinos, o Brasil entrou em quadra irreconhecível. A sólida defesa, ponto forte da equipe sul-americana, não conseguia bloquear as infiltrações da Sérvia no 1º quarto. Com isso, o ataque precisou se desdobrar para que a desvantagem nos primeiros 10 minutos fosse de apenas 4 pontos (21X17). O início do 2º período mostrou uma tentativa de reação por parte dos ‘brazucas’, que rapidamente sumiu com a boa movimentação do ataque do time europeu. Isso trazia dificuldades ao Brasil, que cometia muitas faltas e não criava outras alternativas no ataque, como por exemplo, os contra-ataques. Ao final do 1º tempo, a Sérvia ainda tinha a supremacia da partida, com o placar de 37X32.

O que já era ruim, piorou no começo 3º quarto. Os sérvios continuavam eficientes e consistentes em ambos os lados da quadra, provocando o descontrole por parte do time verde e amarelo. Como as faltas eram a única saída, em determinado momento do período, a reclamação por conta de uma infração de Varejão acabou gerando 2 faltas técnicas e consequentemente, 4 lances livres de graça. Tranquila na liderança, a Sérvia fechou a parcial 22 pontos à frente do marcador (66X44). Abatidos e sem forças para reagir, os brasileiros assistiram desolados o oponente a abrir uma vantagem na casa dos 30 pontos e fechar a partida com 28 pontos de diferença no placar (84X56). O sonho de uma medalha desta talentosa geração agora foi adiado para as Olimpíadas de 2016 no Rio.

Outros resultados das quartas de final:

Dia 09/09 – LIT 73X61 TUR
Dia 09/09 -ESL 76X119 EUA
Dia 10/09 – FRA 65X52 ESP

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273