Londres 2012 – Basquete Masculino – Resumo – Dia 29/07

Escrito por
Publicado em: 29/07/2012
Manu Ginobili e cia foram os destaques da 1ª rodada do basquete masculino em Londres. (Crédito: AFP)

Grupo A – Nigéria 60X56 Tunísia – Estreante em Olimpíadas, Nigéria sofre, mas vence a Tunísia

Pela 1ª vez disputando o torneio do basquete masculino dos Jogos Olímpicos, a Nigéria não decepcionou sua torcida. Apesar de sofrer no final da partida, os nigerianos superaram os rivais continentais tunisianos por 60X56.

Mostrando um bom domínio de jogo no 1º tempo, onde foi para o intervalo vencendo por 45X31, a Nigéria não conseguiu manter o mesmo nível de atuação nos últimos 2 quartos. Mas graças ao desempenho de Alade Aminu, que terminou a partida com 15 pontos e 9 rebotes, e de Ike Diogu, que registrou um “double-double” (13 pontos e 10 rebotes), os nigerianos alcançaram a 1ª vitória no grupo A. Pelo lado da Tunísia, o experiente Amine Rzig foi o principal pontuador da equipe e da partida, com 18 pontos, mas não evitou a derrota da sua equipe.

Alade Aminu ajudou a Nigéria a estrear com o pé direito contra a Tunísia. (Crédito: FIBA)

Alade Aminu ajudou a Nigéria a estrear com o pé direito contra a Tunísia. (Crédito: FIBA)

Agora a Nigéria (1-0) volta as suas atenções para o jogo da próxima 3ª feira, dia 31/07, contra a Lituânia (0-1) e a Tunísia (0-1) mede forças contra os EUA (1-0) na conclusão da rodada.

Jogador da partida DB* – Ike Digou(NIG) = 13 pts/10 reb/1 ast

Grupo A – EUA 98X71 França – Sem dar show, EUA atropelam e passam fácil pela França

A 1ª partida dos astros norte-americanos da NBA em Londres nem de perto se pareceu com o espetáculo apresentado pelo Dream Team há exatos 20 anos atrás em Barcelona. Pelo contrário, a partida contra a França mais parecia um aquecimento e o resultado final foi uma vitória tranquila por 98X71.

Com a presença da 1ª dama dos EUA, Michelle Obama, na plateia, o único jogador na seleção americana a jogar para valer foi Kevin Durant, que marcou 22 pontos e 9 rebotes. Os outros destaques do time dos EUA foram os discretos, Kevin Love e Kobe Bryan, que terminaram com 14 e 10 pontos, respectivamente. Pelo lado francês, quem liderou as estatísticas foram Ali Traore com 12 pontos e Tony Parker com míseros 10 pontos.

Kevin Durant mostrou seu arsenal de jogadas contra a França. (Crédito: Reuters)

Kevin Durant mostrou seu arsenal de jogadas contra a França. (Crédito: Reuters)

O próximo compromisso dos EUA (1-0) será contra a Tunísia (0-1) na 3ª feira, dia 31/07. A França pega a Argentina (1-0) no mesmo dia.

Jogador da partida DB* – Kevin Durant(EUA) = 22 pts/9 reb/2 ast/2 stl/2 blk

Grupo B – Espanha 97X81 China – Em duelo de porta-bandeiras, Espanha derrota a China

Atual vice-campeã olímpica, a Espanha não encontrou dificuldades na estreia contra a China. No confronto válido pelo grupo B, a seleção espanhola derrotou a equipe chinesa por 97X81, no duelo entre Pau Gasol e Yi Jianlian, porta-bandeiras de seus respectivos países na cerimônia de abertura.

Com 21 pontos, 11 rebotes e 4 assistências, Gasol liderou a equipe espanhola, cuja diferença no placar foi mantida por pelo menos 10 pontos ao longo de toda a partida. Outro jogador espanhol que obteve uma excelente atuação foi Serge Ibaka, que anotou 17 pontos, 5 rebotes e 3 tocos. Já o destaque chinês – e cestinha da partida – foi Yi Jianlian, que marcou 30 pontos e pegou 12 rebotes.

Pau Gasol liderou a Espanha na vitória contra a China. (Crédito: Reuters)

Pau Gasol liderou a Espanha na vitória contra a China. (Crédito: Reuters)

Na próxima rodada do grupo B, a Espanha (1-0) enfrenta a Austrália (0-1) e a China encara por sua vez a Rússia (1-0), ambas as partidas a serem realizadas na 3ª feira, dia 31/07.

Jogador da partida DB* – Yi Jianlian(CHN) = 30 pts/12 reb/1 stl/1 blk

Grupo B – Rússia 95X75 Grã-Bretanha – Dominando do início ao fim, Rússia não toma conhecimento da Grã-Bretanha

Com a torcida londrina apoiando fortemente das arquibancadas, os anfitriões da Grã-Bretanha tiveram um início de partida animador contra a Rússia, mantendo o jogo equilibrado ao final do 1º período. Porém, eles se esqueceram que do lado adversário havia um jogador chamado Andrei Kirilenko.

A incapacidade dos anfitriões de parar Kirilenko – que anotou sozinho 17 dos seus 35 pontos no 1º tempo – e Aleksey Shved – que distribuiu 13 assistências – provaram ser a diferença na derrota por 95X75. A dupla russa marcou 51 pontos no total, enquanto Vitaliy Fridzon (14 pontos e 4 roubadas) forneceu uma grande contribuição vindo do banco de reservas russo. Luol Deng (26 pontos) e Pops Mensah-Bonsu (22 pontos) registraram 48 pontos juntos, mas a Grã-Bretanha sofreu com o baixo aproveitamento dos arremessos da linha de 3 pontos (convertendo apenas 4 das 26 tentativas).

Andrei Kirilenko brilha na vitória sobre a Grã-Bretanha. (Crédito: FIBA)

Andrei Kirilenko brilha na vitória sobre a Grã-Bretanha. (Crédito: FIBA)

O próximo adversário da Rússia (1-0) será a China (0-1) na 1ª partida do dia 31/07, enquanto a Grã-Bretanha enfrenta o Brasil (1-0) no mesmo dia.

Jogador da partida DB* – Andrei Kirilenko(RUS) = 35 pts/4 reb/1 ast/1 stl/3 blk

Grupo A – Argentina 102X79 Lituânia – Com autoridade, Argentina bate a Lituânia na estreia

Mais uma vez, a geração dourada dos argentinos chegou às Olimpíadas mostrando sua força no basquete. Na partida que fechou a 1ª rodada do torneio masculino, a Argentina começou a luta pela medalha de ouro com o pé direito, graças ao trio formado por Luis Scola, Manu Ginobili e Carlos Delfino para alcançar uma vitória imponente sobre a Lituânia por 102X79.

Contando com excelentes atuações de Scola, o cestinha do jogo com 32 pontos, de Ginobili, que registrou 21 pontos, 10 rebotes e 6 assistências e de Delfino, com seus 20 pontos e suas 6 bolas de 3 pontos, a equipe argentina não deu nenhuma chance para o forte time lituano. Linas Kleiza liderou a Lituânia com 20 pontos e 7 rebotes, que conseguiu equilibrar a partida apenas no 1º período, vencido pelos argentinos por 24X23.

Luis Scola mostrou toda a sua garra e vontade no triunfo contra a Lituânia. (Crédito: AFP)

Luis Scola mostrou toda a sua garra e vontade no triunfo contra a Lituânia. (Crédito: AFP)

Na próxima rodada, marcada para 3ª feira, dia 31/07, a Argentina (1-0) enfrenta a França (0-1) e a Lituânia (0-1) joga contra a Nigéria (1-0), reeditando o confronto realizado durante o Pré-Olímpico realizado no início do mês.

Jogador da partida DB* – Luis Scola(ARG) = 32 pts/5 reb/4 ast/1 stl/3 blk

(*) O jogador da partida DB é eleito pelo blog do Draft Brasil, de acordo com a eficiência de suas estatísticas individuais, independente se a equipe do jogador escolhido saiu com a vitória ou com a derrota.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273