Mando reestabelecido

Escrito por
Publicado em: 11/06/2014

Parecia vídeo game. Mas o San Antonio Spurs teve uma das noites mais brilhantes do basquete com relação a aproveitamento de arremessos no triunfo do jogo 3 das Finais da NBA. Ao acertar 75,8 % dos arremessos no 1º tempo – um recorde das finais – a equipe do Texas venceu o Miami Heat na última 3º feira (dia 10/06) por de 111X92 e abriu 2X1 na série.

Os Spurs foram inspirados pela performance ofensiva de Kawhi Leonard , que registrou sua maior marca carreira com 29 pontos. Leonard terminou com um aproveitamento de 10-13 nas tentativas de arremessos, após 2 jogos discretos em San Antonio. Danny Green e Tony Parker anotaram 15 pontos cada e Tim Duncan somou outros 14 pontos. O time de Gregg Popovich converteu 19 dos primeiros 21 arremessos e 25 das primeiras 33 tentativas, permitindo a eles abrir uma larga vantagem que foi suficiente para evitar as frequentes investidas de virada do Miami. O recorde anterior de melhor aproveitamento nos arremessos no 1º tempo de uma partida nas Finals era de 75 %, estabelecido pelo Orlando Magic contra o Los Angeles Lakers nas finais de 2009. Confira no vídeo abaixo os melhores momentos da partida:

O ala dos Spurs se tornou o 1º jogador em mais de 62 anos a ser o cestinha isolado em um jogo das Finais da NBA após não ter alcançado isto em algum jogo anterior nos playoffs ou na temporada regular. O outro foi um tal de Slater Martin, que marcou 32 pontos pelo Minneapolis Lakers na derrota do jogo 4 das Finais de 1952 para os Knicks na prorrogação. Foi a única vez naquela temporada ou pós-temporada em que Slater foi o maior anotador isolado de uma partida. A maior pontuação de Leonard na carreira em um jogo da temporada regular é 26 pontos, e antes do jogo 3 sua melhor marca nos playoffs era de 22 pontos. Ele é o 1º jogador a estabelecer a mais alta pontuação na carreira em uma partida da temporada ou dos playoffs ao anotar, no mínimo, 25 pontos em uma vitória nas Finais desde que Magic Johnson (42 pontos) e Jamaal Wilkes (37 pontos) produziram isto em um dos momentos mais memoráveis na história da NBA – o decisivo jogo 6 das Finais de 1980 vencido pelos Lakers contra os 76ers. Além destas façanhas, Leonard, que completará 23 anos no final do mês, marcou a mais alta pontuação em um jogo das Finais da NBA por alguém com 22 ou menos anos desde que Kobe Bryant anotou 31 e 32 pontos em 2001 contra o Philadelphia, quando tinha 22 anos de idade.

Do lado perdedor, LeBron James e Dwyane Wade somaram 22 pontos cada e Chris Bosh foi limitado a apenas 9 pontos para o Heat. O Miami teve a seqüência recorde de 11 jogos invictos em casa nos playoffs interrompida. Foi o 1º revés dos playoffs na Flórida desde o jogo 1 das Finais de 2013. As primeiras 3 vitórias desta seqüência foram nos jogos 2, 6 e 7 das finais do ano passado contra os Spurs. Outra seqüência quebrada foi a de LeBron, que vinha de uma série de 6 partidas seguidas nas finais da NBA marcando 25 ou mais pontos.

O jogo 4 acontece na noite desta 5ª feira (dia 12/06) às 21:00 em Miami e o Heat tem um retrospecto de 2-0 em séries na pós-temporada quando está em desvantagem por 2X1 na era de James/Wade/Bosh. Já os Spurs tem uma campanha de 15-3 em séries melhor de 7 jogos, sob o comando de Popovich, quando possui a vantagem de 2X1 – uma destas derrotas inclui as finals do ano passado. Na história da NBA, o vencedor do jogo 3 quando as finais estão empatadas em 1X1 acabam fechando a série em 83 % das vezes (30-6). Entretando, no último ano, Spurs X Heat estavam empatados em 1X1, o San Antonio venceu o jogo 3 mas acabou perdendo a série.  Será que a história se repetirá novamente?

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273