Mudanças à vista

Escrito por
Publicado em: 6/02/2015

Pelo jeito o show de Stephen Curry na última 4ª feira (dia 04/02) contra o Dallas Mavericks em Oakland inspirou o comissário da NBA, Adam Silver, que estava acomodado à beira da quadra – uma das vantagens de ser o manda-chuva da liga – a declarar publicamente futuras mudanças.

Ao ser entrevistado pela emissora que transmite os jogos dos Warriors, ele respondeu algumas perguntas postadas pelos fãs no Facebook, com temas variados que vão desde a sua experiência no basquete à expansão da NBA para a Europa. No entanto, a resposta mais interessante foi com relação a uma possível mudança no formato dos playoffs: ao invés de classificar os 8 melhores de cada conferência, as 16 equipes com melhor campanha se enfrentariam independentemente da conferência. Confira abaixo a resposta de Silver à pergunta:

“Fundamentalmente, queremos ver as melhores equipes nos playoffs. E há um desequilíbrio e uma certa injustiça nisso. Há uma proposta onde os campeões de cada divisão se classificariam automaticamente para os playoffs e as 10 melhores equipes restantes seriam distribuídas. Acho que é o tipo de proposta que precisamos analisar. Há questões logísticas, é claro, mas atualmente cada equipe tem o seu próprio avião e viaja por conta. Não acredito que a discussão deve parar por aí. E como já disse, no meu primeiro ano de mandato, eu estava estudando várias questões e no segundo, é hora de colocá-las em prática. É algo que analisarei atentamente com o comitê de competição. Acho que é uma área que precisamos fazer uma mudança.”

Quem não deve ter gostado nada dessa afirmação foram os donos das equipes do Leste. Se pegarmos a fórmula atual de classificação, haveriam 2 alterações importantes: o Charlotte Hornets e o Miami Heat estariam fora da pós-temporada, sendo substituídos pelo New Orleans Pelicans e pelo Oklahoma City Thunder. Ou seja, as melhores e as equipes mais merecedores estariam dentro. Como deveria ser.

Os questionamentos sobre esse mudança começam com a logística – poderiam haver confrontos distantes já na 1ª rodada dos playoffs. No entanto, como observou Silver, cada equipe viaja em aviões particulares, o que não justifica ser importante um obstáculo. Além disso, a forma como a 1ª rodada dos playoffs é distribuída possibilitaria uma abundância de dias de folga entre os vôos.

Outra grande chiadeira seria com relação às rivalidades locais. Por exemplo, há uma maior preferência em acompanhar o Boston Celtics enfrentando o Philadelphia 76ers ou New York Knicks (quando essas equipes retornarem aos playoffs futuramente), do que um duelo entre Celtics X Thunder. Ou então um confronto californiano entre Clippers X Warriors do que uma série entre Clippers X Celtics. Mas será que as rivalidades regionais despertam realmente tanto interesse, especialmente fora desses mercados? Ou será que as melhores equipes atraem mais telespectadores? É um bom debate.

Outro assunto importante é sobre o calendário de jogos “desequilibrado” – as equipes jogam por 4 vezes contra as outras dentro da conferência e por 2 vezes apenas contra as da outra conferência. Atualmente, isso é justo para as equipes do Oeste? Não. Mas o fato é, independentemente disso, as melhores equipes com as melhores campanhas se classificariam (por exemplo, o Thunder disputaria os playoffs nesta temporada).

Não temos certeza se os donos das franquias vão aceitar essa proposta, mas eles deveriam estudá-la com muito carinho. Os playoffs devem ter as melhores equipes, independentemente das conferências. E nós queremos assistir sempre os melhores times.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273