Mundial 2014 – Preview – Oitavas

Escrito por
Publicado em: 5/09/2014

A fase de classificação do Mundial 2014 que está sendo realizado na Espanha terminou, restando agora somente 16 equipes na luta pelas medalhas da Copa do Mundo da FIBA. A fase de mata-matas começa neste sábado (dia 06/09), apresentando revanches de torneios passados, confrontos tradicionais e duelos continentais que irão agradar qualquer tipo de torcedor.

mundial_chave_oitavas

Este é o chaveamento que as 16 equipes restantes do Mundial 2014 irão seguir.

Aqui está uma análise elaborada e os palpites do blog do Draft Brasil de cada um dos duelos das oitavas de final. Confira a seguir:

EUA X México – Dia 06/09 – 11:00 (Horário de Brasília)

O grupo C era bem fácil e os resultados finais das partidas não foram diferentes disto para os EUA. A equipe só enfrentou dificuldades no 1º tempo contra a Turquia, mas se reorganizaram e venceram por mais de 20 pontos. A única preocupação do norte-americanos é com relação à contusão nas costelas de Kyrie Irving após uma dura queda no final da partida contra a Ucrânia. O México fez o que era era esperado deles. O time de Gustavo Ayon era claramente inferior às 3 melhores equipes do Grupo B (Lituânia, Eslovênia e Austrália), mas conseguiu as 2 vitórias necessárias (contra Angola e Coréia) para terminar na 4ª colocação do grupo.

Palpite Draft Brasil: Mais um passeio dos EUA.

Croácia X França – Dia 06/09 – 13:00 (Horário de Brasília)

Uma das favoritas para conquistar o grupo B antes do torneio começar, a Croácia fez o suficiente para avançar à próxima fase ao invés de superar a crise interna. A derrota inesperada para o Senegal e o revés avassalador contra a Grécia, foram os antecedentes para a irritação dos jogadores com o treinador Jasmin Repesa. Mas a vitória sobre Porto Rico e a classificação para as oitavas, salvaram temporariamente o pescoço de Repesa. Após a derrota apertada para o Brasil, a França venceu os jogos que deveriam ganhar no grupo A: contra a Sérvia, o Egito e o Irã. O castigo por não estar sendo um torneio tranquilo para os franceses está adiante: um possível confronto contra a Espanha nas quartas de final.

Palpite Draft Brasil: Vitória suada da França.

Eslovênia X República Dominicana – Dia 06/09 – 15:00 (Horário de Brasília)

A Eslovênia dominou o grupo D até 4 período da partida contra a Lituânia, quando entraram em colapso e jogaram fora uma vantagem de mais de 10 pontos, que culminou na derrota para os lituanos. Com isso, os eslovenos ficaram com o 2º lugar no grupo, deixando o armador dos Suns, Goran Dragic, irritado já que nas quartas poderão enfrentar a equipe dos EUA, o que é não é um bom sinal. Dragic publicou um desabafo no Twitter após a Austrália – curiosamente – poupar alguns jogadores-chave na derrota para a Angola. A República Dominicana terminou em um empate triplo no grupo C com uma campanha de 2-3, mas garantiu o 3º lugar por conta do diferencial de pontos. Os dominicanos se safaram da Ucrânia e da Nova Zelândia, mas não escaparam da Eslovênia nas quartas.

Palpite Draft Brasil: Conquista sem maiores dificuldades da Eslovênia.

Espanha X Senegal – Dia 06/09 – 17:00 (Horário de Brasília)

Ao esmagar todos os adversário no grupo A – inclusive o Brasil – a Espanha persiste como uma das favoritas ao título, devido à qualidade dos seus jogadores e ao fato de estar jogando em casa. O ala dos Bulls, Pau Gasol está jogando muito bem e seus chutes da linha de 3 pontos tem sido mortais. Liderados pelo grandalhão dos Timberwolves, Gorgui Dieng, o Senegal superou as expectativas com as vitórias sobre Porto Rico e Croácia. Dieng despejou 27 pontos e 8 rebotes na surpreendente vitória por 77X75 sobre os croatas, provando ser um jogador essencial.

Palpite Draft Brasil: Vitória tranquila da Espanha.

Lituânia X Nova Zelândia – Dia 07/09 – 11:00 (Horário de Brasília)

Com um desempenho um pouco instável, a Lituânia conseguiu o 1º lugar do grupo D, graças à vitória de virada sobre a Eslovênia e mesmo com a derrota para Austrália. O pivô dos Raptors, Jonas Valanciunas e Donatas Motiejunas são os cestinhas da equipe, mas tem ficado muito tempo no banco de reservas nos momentos cruciais. Depois de estar quase desclassificada, a Nova Zelândia conseguiu 2 vitórias de viradas nos últimos 2 jogos do grupo C. Contra a Ucrânia, os neo zelandeses se recuperaram e venceram por 8 pontos. Em seguida, na última partida do grupo, produziram uma furiosa reação contra a Finlândia e ganharam por míseros 2 pontos, o suficiente para avançarem para as quartas de final.

Palpite Draft Brasil: Triunfo fácil da Lituânia.

Grécia X Sérvia – Dia 07/09 – 13:00 (Horário de Brasília)

Ao dominar o grupo B de forma surpreendente, a invencibilidade Grécia foi testada apenas pela Argentina no último jogo da fase de classificação. O que é intrigante nisso tudo: os gregos chegaram até aqui sem contar muito com o ala dos Bucks, Giannis Antetokounmpo, que está saindo da reserva na maioria das vezes para substituir o novo ala dos Rockets, Kostas Papanikolaou. Já a Sérvia garantiu a vaga para as oitavas ao vencer somente os times mais fracos do grupo A, Egito e Irã. O ex pivô dos Bucks, Miroslav Raduljca, tem sido o líder da equipe, enquanto o veterano armador Milos Teodosic tem sido constante como sempre.

Palpite Draft Brasil: Triunfo da Grécia com dificuldade.

Turquia X Austrália – Dia 07/09 – 15:00 (Horário de Brasília)

Se livrando da confusão formada pelo empate triplo no grupo, a Turquia notoriamente lutou muito contra os EUA, virando 5 pontos à frente do placar após o 1º tempo, antes de cair para os norte-americanos. Os turcos se reagruparam depois desta partida e conseguiram terminar na 2ª colocação do grupo. Após muita controvérsia, a Austrália ficou em 3 lugar no grupo D, ao vencer 3 dos seus 4 jogos na fase, incluindo uma vitória sobre a Lituânia, mas poupou seus melhores jogadores na partida contra Angola. Os oponentes acusaram os australianos de trapaça, para fugir do caminho dos EUA até as semifinais, já que o 2º colocado poderia enfrentá-los em um duelo nas quartas. O pivô dos Spurs, Aron Baynes e Joe Ingles têm jogado de forma fantástica, enquanto a promessa Dante Exum mal tem saído da reserva.

Palpite Draft Brasil: Êxito da Turquia na prorrogação.

Brasil X Argentina – Dia 07/09 – 17:00 (Horário de Brasília)

Ao “escapar” em 2º lugar no grupo da morte, a vitória por 2 pontos sobre a França provou ser a diferença para o Brasil no grupo A – “A” de apertado. Marcelino Huertas tem sido decisivo e excelente na armação e Leandrinho provou ser uma boa aquisição para alguma das equipes da NBA que, eventualmente, assinou um contrato com os Warriors. A Argentina derrotou as equipes que deveriam (Porto Rico, Senegal e Filipinas) e perdeu os jogos mais competitivos (Croácia e Grécia) no grupo B. O ala dos Pacers Luis Scola é o atual cestinha do que pode ser o seu último torneio internacional. Sua recompensa? Uma batalha contra os seus rivais sul-americanos. A última vez que as 2 equipes se enfrentaram em Mundiais foi nas oitavas de final de 2010, no dia 07/09 e vencido de forma tensa pelos argentinos.

Palpite Draft Brasil: Vitória sofrida e convincente do Brasil.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273