Shaquille O’Neal se aposenta

Escrito por
Publicado em: 1/06/2011

Shaquille-ONeal-Los-Angeles[1]Na tarde de hoje um dos maiores pivôs da história do basquete anunciou sua aposentadoria no Twitter. Se trata do gigante Shaquille O’Neal, três vezes campeão da NBA com o Los Angeles Lakers e uma vez com o Miami Heat.

Jogador de incrível força física e mobilidade interessante nos primórdios da carreira, Shaq foi sem dúvida o pivô mais dominante dos últimos 20 anos de basquete global. Nunca foi dotado de grande técnica, entretanto, seu tamanho, envergadura e força eram além da média dos pivôs mais fortes. Protagonizou cenas épicas na NBA, seja quebrando tabelas com enterradas fortes ou errando inúmeros lances livres (seu grande ponto falho).

Conhecido por ser um jogador irreverente, nos últimos anos da carreira rodou muito e acabou sua participação dentro das quadras com o Boston Celtics. Não conseguiu conquistar seu quinto anel, entretanto, jamais será esquecido e com certeza irá entrar no Hall da Fama.

Formou junto com Kobe Bryant uma das maiores duplas já vistas. Juntos venceram três títulos e foram comandados pelo também lendário (e aposentado esse ano) Phil Jackson.

Shaq fez carreira universitária em Louisiana State com bastante sucesso. Em 1992 foi draftado na primeira posição geral pelo Orlando Magic, sua primeira equipe na NBA e onde chegou a sua primeira final. Na primeira temporada na liga também venceu seu primeiro prêmio individual (novato do ano). No decorrer da carreira acumularia prêmios, entre eles o de MVP da temporada, MVP do All-Star Game (três vezes) e MVP das Finais (três vezes). Por sinal, é um dos três únicos jogadores da história a vencer esses três prêmios no mesmo ano (2000). Nessa lista estão apenas Michael Jordan e Willis Reed.

Além disso, foi escolhido 15 vezes para atuar no All-Star Game, ou seja, uma verdadeira estrela da NBA. Termina sua carreira com incríveis médias 23.7 pontos e 10.9 rebotes por jogo. Ainda  possui médias superiores a dois tocos e duas assistências por partida.

Shaq anotou 28.596 pontos em temporadas regulares da NBA, além de apanhar 13.099 rebotes. Por incrível que possa soar, conectou quase 6.000 lances livres (em pouco mais de 11.000). Um gigante que encerra sua trajetória dentro da quadra com muitas vitórias, título e prêmios.

De fato, uma grande certeza é que o “Big Fella” fará muita falta, afinal, faz parte da história do jogo a quase 20 temporadas. Um eterno ídolo.

Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273