Tradições mantidas

Escrito por
Publicado em: 17/09/2015

As semifinais do EuroBasket 2015 estão definidas. E as 4 equipes que mantém o sonho das 2 vagas diretas para os Jogos Olímpicos de 2016 são a Espanha, a França, a Sérvia e a Lituânia. Um quarteto de seleções tradicionais que se enfrentam em Lille após prevalecerem sobre duros rivais.

A 1ª semifinal será entre França X Espanha. Um confronto entre forças e oponentes familiares , que já se cruzaram por 8 vezes em competições importantes nos últimos 5 anos, com os espanhóis vencendo 5 destes duelos, apesar dos franceses levarem vantagem recentemente, ao triunfar sobre os rivais na semi do EuroBasket 2013 e nas quartas do Mundial de 2014 da FIBA. Também dividiram juntos os últimos 3 campeonatos do EuroBasket, porém neste ano, somente um deles poderá repetir o feito, já que a Espanha escapou da derrota para a Grécia ao vencer por 73X71 e a França superou a  Letônia por 84X70.

Perdendo por 2 pontos no início do 4º quarto, a Espanha foi agressiva e deixou evidente sua intenção de atacar o garrafão adversário, possibilitando os gregos pontuar apenas depois de transcorrido a metade do período e mudando o fluxo da partida. Mesmo mostrando nervosismo nos segundos finais, a equipe treinada por Sergio Scariolo saiu vitoriosa depois que o arremesso desesperado de Giannis Antetokounmpo do meio da quadra passou longe, se classificando pela 9ª vez seguida à semifinal do torneio. O companheiros de Chicago Bulls, Pau Gasol e Nikola Mirotic lideraram a Espanha mais uma vez. Gasol terminou com 27 pontos e 9 rebotes e Mirotic com outros 18 pontos.

Já a França foi conduzida novamente com a energia e o entusiasmo do armador do San Antonio Spurs, Tony Parker, que impulsionou a equipe ao anotar 9 pontos consecutivos durante o 2º quarto, ajudando a reviver os anfitriões no jogo após um 1º tempo fraco. A Letônia converteu 61% dos arremessos de quadra durante a 1ª metade, mas ficou limitada a um aproveitamento de 2-19 no 3º quarto proporcionando aos donos da casa abrirem uma boa vantagem e alcançar as semifinais pela 3ª vez seguida na competição. Parker registrou 18 pontos e 6 assistências em 30 minutos para a alegria dos 22 mil torcedores franceses presentes.

A outra semifinal apresentará o confronto entre Sérvia X Lituânia, revivendo uma antiga rivalidade entre as ex-potências do basquete, Iugoslávia e União Soviética. Os sérvios vem mostrando uma grande superioridade nas partidas, independentemente se os titulares ou reservas estejam em ação na quadra, inclusive na confortável vitória sobre a República Tcheca por 89X75. Desde que foram derrotados pelos belgas no último segundo do jogo na fase de grupos, os lituanos não tem deixado sua horda de torcedores fanáticos relaxarem nas arquibancadas, ganhando 2 dos 4 jogos anteriores por uma diferença de 4 ou menos pontos e outros 2 na prorrogação, como aconteceu no triunfo clássico contra a Itália por 95X85 nas quartas.

Vindos de uma surpreendente vitória contra a favorita Croácia, os tchecos esperavam que a Sérvia pudesse ser sua próxima vítima, ao abrirem uma rápida vantagem de 14X7 no 1º período do duelo. Entretanto, ao longo da partida, os reservas sérvios estabeleceram uma parcial de 50X14 contra o banco oponente, chegando à 1ª semifinal do EuroBasket desde 2009, quando foram vice-campeões. Apesar de receber uma forte marcação da equipe adversária, o gênio e veterano armador Milos Teodosic teve uma performance memorável, graças às 14 assistências distribuídas.

Em um dos mais intensos e dramáticos jogos do torneio, que apresentou 10 trocas de liderança, a Itália tinha a chance de vencer no tempo regulamentar a Lituânia com 10 segundos ainda por jogar, porém o ala do Sacramento Kings, Marco Belinelli não teve êxito em seu arremesso e a partida terminou empatada em 79X79. No tempo extra, os lituanos foram impulsionados pelo trio formado por Mantas Kalnietis, Paulius Jankunas e Jonas Valanciunas, que juntos marcaram 16 pontos, garantindo a passagem da seleção para a 4ª semifinal na história da competição. Aliás, Valanciunas ficou em quadra por 39 minutos, mais do que em qualquer outra partida no torneio, e estabeleceu um ‘double-double’ com 26 pontos e 15 rebotes.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273