Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Área destinada a discussões sobre todos os outros esportes.

Moderadores: jaogui, Quinho

Qual é sua opinião?

A Favor
5
21%
Contra
12
50%
A Favor com restrições
7
29%
 
Total de votos : 24
<<

marlonks

Avatar do usuário

Nível 20: Titular

Mensagens: 2518

Registrado em: Ter Nov 16, 2004 12:37 pm

Mensagem por marlonks » Seg Dez 06, 2010 9:35 pm

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

votou contra eu, custa, bitous e raoni só então
Imagem
Like, I have no idea what you guys are talking about.
<<

custodio

Avatar do usuário

Nível 40: Aprendiz de Chad Ford

Mensagens: 6204

Registrado em: Qua Jan 05, 2005 4:09 pm

Localização: Victoria, the place to be

Mensagem por custodio » Seg Dez 06, 2010 9:41 pm

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

votei contra nessa. na outra votei SIM pelo fim. essas enquetes estilo plebiscito do desarmamento sao lefu
<<

pedrobrodbeck

Avatar do usuário

Nível 15: Titular

Mensagens: 1441

Registrado em: Ter Out 21, 2008 1:57 pm

Mensagem por pedrobrodbeck » Seg Dez 06, 2010 9:50 pm

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Independente da opiniao de cada um, esses caras que mataram o cruzeirense teriam feito uma atrocidade dessas independente de vestirem a camisa da galoucura ou se fosse torcedores 'desuniformizados'. São caras doentes.

Eu sou coxa-branca e ano passado me desiludi com as torcidas. Depois do que vi naquele dia no Couto, não tem teoria que me convença que esses caras tragam precisem existir. Independente da animação que trazem aos jogos, você invadir um campo e meter a porrada indiscriminadamente em quem aparecer é uma coisa animalesca. Do jeito que é, não pode ficar. Pra mim, torcida organizada só serve se for de uma forma bem diferente do que conhecemos.
Imagem
ABRANCHES CUCUMBERS
BICAMPEÃO DA DBL - 08/09 e 13/14
BICAMPEÃO DA WFL - 12/13 e 13/14
<<

cearah

Avatar do usuário

Nível 18: Hall da Fama

Mensagens: 2032

Registrado em: Sex Mai 15, 2009 2:30 am

Localização: Rio Pardo/RS.

Mensagem por cearah » Ter Dez 07, 2010 2:21 am

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

essas facções já estão viciadas! não resta mais nada a fazer, senão dissipa-las, os bons pagarão pelos maus.
Imagem
C- KG
PF- AK
SF- The Truth
SG- Joe (C)
PG- Deron
Suplência:
A- Bomb
Amare
Manu
Josh Smith
Livingston
Reggie Evans
Jason Terry
J-Rich
Captain Jack
Raduljica
Imagem
<<

Jadiel12

Nível 9: Infanto-Juvenil

Mensagens: 677

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 7:48 pm

Localização: Várzea Paulista - SP

Mensagem por Jadiel12 » Ter Dez 07, 2010 11:36 am

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Raoni_19 escreveu: Primeiramente é muito fácil abrir um tópico com um vídeo desses e dizer: Acabem com as T.O's. É o típico caso do jornalismo "Ratinho" que eu cito sempre. Tu pega um cidadão que estuprou e matou uma menina de 6 anos, esquartejando a garota durante o ato sexual, leva ele pro estúdio, apresenta todos esses fatos, mostra a família da garota arrasada, psiquiatras apavorados e joga a pergunta no ar: "Quem é a favor da pena de morte?". Um tópico desses é a mesma coisa, afinal, tem como defender a atitude desses caras aí?
Na verdade, eu já tinha pensado em abrir um tópico desse, no ano passado, quando abriram eu nem tava frequentando mto o fórum na época. Voltei a frequentar mais agora, no meio do ano.
Sei que tem muito membro de organizada do bem, que é louco pelo time, que só pensa em empurrar e tudo mais. Sei que tem organizada que tem projeto social, que ajuda gente que precisa. Como é o caso da Mancha, que mantem (ou mantinha) uma escolinha de futebol aqui na minha cidade.
A motivo da minha posição ser contrária é o fato das torcidas, ao meu ver, atrapalharem muito mais que ajudarem. Falo isso com base no time que eu torço. O São Paulo. Detesto a independente, as manifestações deles são sempre desastrosas. No dia que eu vi os caras jogando pipoca ROSA nos jogadores (se não me engano em 2001 ou 2002), eu pensei "Bando de idiotas, certeza que os corintianos, palmeirenses vão nos zuar por causa dessa merda de pipoca rosa". Não deu outra, no dia seguinte, todo mundo tava sacaneando os sãopaulinos por causa da bendita pipoca rosa. Ou então quando eles resolveram ir de amarelo (na mesma época) pra protestar contra o time num clássico contra o Palmeiras no Pq. Antártica. Ou seja, já estávamos fora de casa, com a maior parte da torcida torcendo contra e os caras já VÃO (ou seja, nem querem saber do jogo) pra protestar contra o time num clássico. E o pior, os dois principais alvos do protesto eram Rogério Ceni e Luís Fabiano. É o mesmo que a Camisa 12 ir protestar num Gre-Nal, no Olímpico, contra o Guiñazu e o Falcão (pra equiparar a importância do "perseguido"). A violência é só a cereja do bolo.
E outra coisa, todos, T.O.D.O.S. os caras que eu conheço que fazem parte de torcida organizada, quando vão discutir futebol, não falam do time, dos resultados, não sacaneiam adversários, falam de quem bateu ou apanhou, de quem rasgou o bandeirão, de quem apedrejou o onibus.
Conheço gente da Mancha, Independente, Camisa 12 (Corinthians), Gaviões, de uma torcida organizada do Fortaleza (não sei o nome) e da Gamor (T.O. do Paulista de Jundiaí)
Raoni_19 escreveu: Saindo desse lance da briga, Pablo "Bebote" Álvarez, político como sempre já disse: "As barra-bravas tem violência sim, mas aonde não há violência na Argentina? Nós só somos um reflexo dessa sociedade argentina atual, não há o que eu possa fazer, eu nunca vou começar uma briga, entretanto, são 5-10 mil indivíduos aqui, alguns deles irão brigar, matar, se drogar". Qualquer pessoa que conhece um pouco sabe que Brasil, Argentina e Colômbia são os lugares mais sinistros em termos de pá-pum porque os países também são dos mais sinistros. Na Suécia, Holanda, Inglaterra, Rússia não existe isso em larga escala. Sérvia, Túrquia e Grécia são casos a parte, afinal, os times envolvem muito mais que esporte e geralmente tratam de rivalidades raciais, políticas e tal.
Aqui acho que nem tem mto o que discutir. A violência no Brasil não é culpa das organizadas, é muito mais o contrário.
Raoni_19 escreveu: Quanto a cobrar jogadores e viagens, é simples. Há torcedores e torcedores. Tem gente que nunca vai ao estádio, não assiste todos os jogos em casa, etc. Tem os que vão ao estádio lá de vez enquando e tem os que vão em todos os jogos em casa, 2-3 treinos por semana e maioria dos jogos fora de casa. É sacanagem tu considerar todas essas tipificações o mesmo torcedor. Isso é uma coisa típica do Brasil, afinal, só aqui todo mundo é torcedor 'igual' (o cara que se diz colorado lá no Acre, não conhece um jogador e nunca viu o time vivo e é comparado comigo). Geralmente apenas o último tipo que citei é sócio. E geralmente é esse tipo que se envolve com TO ou barra-brava. É exatamente por viver o dia-a-dia do clube que eu vou no treino e cobro os jogadores. Eles jogam em um clube de associados, ou seja, os sócios também são parte do clube e pagam o salário astronômico deles. O mínimo que eles podem fazer é jogar e respeitar esses associados, afinal, não fosse o sócio, a torcida, os que vivem o clube, os jogadores do Internacional não receberiam 200 mil reais por mês e sim 1500 como os do Cerâmica de Gravataí. É uma questão simples de ideologia. Em todos os lugares do mundo (América Latina mais ainda) os clubes são considerados de fora pra dentro, ou seja, dá torcida para os jogadores. No Brasil é tudo invertido, os jogadores parecem donos do time e a torcida mera coadjuvante da coisa toda. Mas pera aí, minha família é sócia do Internacional a 40 anos e o Edu tá aqui a 1. O Edu é o Inter ou o associado que paga e vive o dia que é o clube? Exatamente por viver o clube que os torcedores ganham as viagens, afinal, sem eles, não há ninguém que vá colocar material, cantar, apoiar o time fora de casa. Tem milhões de pessoas que vivem dizendo que viajariam se tivessem as barbadas, entretanto, isso é uma grande mentira. Aqui no DB tem gente que diz isso e nunca assistiu um campeonato inteiro do seu time dentro de casa. A torcida tem uma história, são anos e anos de estrada. Tem gente que tá a 10-20 anos viajando e vivendo a rotina do clube (e nunca deu um soco na vida), é de fato o décimo segundo jogador. Esse torcedor não merece uma vaga num ônibus de 44 lugares que custa 3 mil reais pro clube? (não paga o salário do massagista do juvenil). É simples. Claro que ele merece. Ele vive a rotina do clube, paga sua mensalidade, faz bandeiras, faixas, cânticos, já viajou muito sem ajuda também, ou seja, ele não é um aproveitador. E mais, alguns criticam o apoio financeiro fora das viagens, aquele clássico salário pros líderes da torcida, entretanto, quem crítica isso nunca vivenciou uma torcida. O pessoal acha que as faixas se fazem sozinhas, os bumbos chegam ao estádio caminhando, organizar as viagens é tarefa fácil que não consome tempo e tu não corre risco nenhum. Acordem! Um líder de torcida trabalha mais que em carga horária que 90% das pessoas. Os caras não tem horário pra nada, chegam no estádio 10h e vazam as 22h, ficam a semana toda em função de corre pros jogos, viagens e ainda com a polícia e MP atrás o tempo todo, afinal, o líder responde pela torcida como um todo. Que barbada de profissão hein? Responder pelos atos de 10 mil pessoas, sendo que tu conhece 1000. Aí o cara ganha 5 mil por mês (salário normal dentro de um clube) e o pessoal trata como se fosse o maior escândalo do mundo. Pera aí, tem muleque no mirim ganhando isso e nunca irá vestir a camiseta do time profissional. O líder do décimo segundo jogador não pode ganhar nada?
Essa idéia de "profissionalizar" a torcida, com CNPJ e tudo mais pode ser uma alternativa. Até pra poder responsabilizar alguém caso algo saísse do controle.
Como já disse antes, acredito que tem gente que é fascinada só por futebol e pelo time, e vai onde o time for sem precisar brigar, mas é sabido que uma parte adora uma confusão.
Eu adoraria ter assistido um Corinthians e São Paulo com meu pai (ele era corintiano), nunca fomos por medo de violência em clássicos.
Já acompanhamos (eu e meu finado pai) campeonatos inteiros de dentro do estádio (jogos em casa) do Paulista de Jundiaí... Copa do Brasil (ganhando do Inter inclusive), Paulistão, Série B... E nem sou torcedor do Paulista, gostava por ser da cidade e tal. E sei que lá, mesmo sendo um time bem menor se comparado aos nossos clubes do coração, também tinha nego que tá lá em Jayme Cintra há 20 anos em todos os jogos e nunca deu um soco, como também tem nego que tá lá há 6 meses e já apedrejou onibus da Ponte Preta (maior rival).
Raoni_19 escreveu: O resto que tu falou é resto. Falar que as cadeiras e não sei quem faz barulho é sacanagem. Fui no meio da torcida do SP na semi-final da Libertadores no chamado incidente dos "INFILTRADOS". Eram 100 colorados num setor de 5 mil pessoas. Desses 100 colorados, 15-20 foram especialmente colocados ali para segurar a bronca dos 'velhos' que também estavam no setor pela falta de ingressos na visitante. Chegamos lá e para minha surpresa as pessoas não cantavam, não se moviam e mal gritavam os gols do SP. Eram um bando de amargos comedores de amendoim que tavam vaiando o time quando o jogo tava 0x0. É esse o tipo de torcedor que canta e não cobra jogador? Esse é o torcedor que porque não vive o cotidiano do time, cobra durante o jogo e a qualquer passe errado. Esse é o torcedor exemplar?
Olha, depende de onde tu ficou, as cadeiras azuis sempre a torcida agitava, pelo menos quando eu fui, talvez não insanamente como as organizadas. Todos os estádios tem a turma que prefere ficar mais de boa, assistindo o jogo, prestando mais atenção aos detalhes.
Editado pela última vez por Jadiel12 em Qua Dez 08, 2010 10:04 am, em um total de 1 vez.
<<

Sicker

Avatar do usuário

Nível 16: All-Star

Mensagens: 1790

Registrado em: Sáb Jun 05, 2010 1:59 am

Mensagem por Sicker » Ter Dez 07, 2010 12:57 pm

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Totalmente contra, hoje em dia.

Eu já fui da FJV, meu irmão ainda é da força jovem até hoje, é uma parada que n vale a pena em nada. Essa que o Jadiel falou é a mais pura verdade, dentro de uma TO, nego simplesmente parece nem ligar mais para o futebol, o que importa é quem bateu mais e quem saiu no prejuizo nas batalhas.

Gosto muito ainda de ir pra estádio, gritar e tentar apoiar o meu time ao máximo, mas a ideologia das organizadas hoje em dia é muito nada a ver com a essência do que é MESMO uma torcida organizada.
<<

Odom

Avatar do usuário

Nível 9: Infanto-Juvenil

Mensagens: 687

Registrado em: Sex Mai 27, 2005 11:05 am

Localização: Recife - PE

Mensagem por Odom » Qua Dez 08, 2010 2:55 am

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Eu sou a favor. Faz parte da cultura do futebol. Não ao futebol moderno.
Imagem[/url]
<<

Menta

Avatar do usuário

Nível 22: MVP

Mensagens: 2924

Registrado em: Sáb Dez 04, 2004 9:50 pm

Localização: Viçosa - MG

Mensagem por Menta » Qua Dez 08, 2010 11:43 am

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Em primeirríssimo lugar, antes de qualquer argumento que eu vá fazer em diante, eu quero dizer que NADA, NADA justifica a morte de um ser humano dessa forma.

A discussão provocada pelo calor do jogo é perfeitamente entendível. É um momento de adrenalina, as pessoas exageram e a "briga" é uma reação natural. O que se vê, porém, em cenas como essa do Atlético, a da torcida no Couto Pereira, a brigas entre Jovem Fla e Força Jovem, não é coisa de reação natural. São cenas animalescas que explicam perfeitamente a idéia de que toda massa é burra. Vários imbecis que ao se juntarem a outros vários imbecis adquirem um complexo de homens mais fortes do mundo e saem barbarizando outras pessoas pelo simples fato de não concordarem com suas opções.

E pouco me interessa se o cidadão morto era ou não da Máfia Azul (até acredito que seja). Me recuso a acreditar que alguem aqui no fórum viu e achou isso natural. Tem cidadão fugindo que DESVIA DA ROTA PRA SIMPLESMENTE DAR UM CHUTE NA CABEÇA DE UMA PESSOA CAÍDA. Gente, se vocês não se espantaram com isso, com o que vocês vão se espantar??

Agora voltando às torcidas organizadas.

Eu estava concordando em partes com o Raoni até o penúltimo parágrafo. Querer simplesmente que acabem com as TOs é muito raso. Porém eu sou completamente a favor de limitar os acessos e poderes das mesmas.

Hoje as TOs são organizações que vivem sugando do time. Você não vê na Raça, na Jovem, na Máfia, na Galoucura, etc; torcedores com uniforme do time, vê com roupas que as identificam como membros da TO. Não vê as torcidas cantando músicas de apoio ao time, mas sim músicas de exaltação à própria TO, músicas de incentivo a violência e normalmente com letras que agridem TOs rivais (até mesmo do próprio time!).

Me desculpem os defensores das TOs. Acho que o espetáculo que elas organizam faz toda a diferença no estádio. Acho que quem defende que elas apoiam mais o time, também tem que admitir que eles são os que mais atrapalham ao escolher um jogador/técnico como bode expiatório ou vaiar por antecipação/impaciência. Eu particularmente acho isso uma bobeira. Particularmente, sempre que vou aos estádios, me animo, fico puto, etc; e pra mim é o suficiente, não é a presença ou não de uma organizada que vai mudar isso.

Mas como disse, quando trabalham em conjunto e em prol do time, o espetáculo é maravilhoso. Infelizmente porém, elas não admitem dividir as arquibandas com quem simplesmente está ali para ver o jogo. Criou-se uma cultura de que se você está ali, você tem que seguir a rotina deles que é simplesmente absurda e isso sim deve ser cortado.

Se sou contra as TOs? Nunca! Acho muito doido, mas sou contra eles serem os donos das arquibancadas.

Sou contra também, e aí entra o penúltimo parágrafo do Raoni, de viverem do clube. Aliás sobre o penúltimo parágrado eu tenho várias considerações.

A primeira é que, não surpreendentemente, o Raoni tem a visão que por viver dentro do Inter pode se dizer "mais torcedor" que o cara do Acre. Raoni, me desculpe mas não existe nenhuma métrica que comprove que você é mais torcedor que alguém. Concordo que você tem mais informações, tem uma vivência maior e tudo mais, mas o que você faz em nada, absolutamente nada, te dá o direito de dizer isso. Apesar de você ter falado que é clichê dizer que se o cara pudesse ele estaria lá e tudo mais, etc; eu acho que você tem que pensar que a exceção na história é você e não ele. Ele não está lá por querer ou não isso, ele simplesmente tem uma vida que não gira em torno do clube, assim como pelo menos 99% da torcida do Inter ou de qualquer outra equipe. E isso não o faz menor ou com menos direitos que você.

Tenho um amigo em Valadares que fundou uma TO lá. Já foi reconhecida como Emabaixada e tal. O cara é vidrado. Pelo menos duas vezes por mês ele organiza excursões pra ir pra jogos do Flamengo. Todo ano ele tira 2 meses de férias e fica os 2 meses 24h por dia no clube conversando com técnicos, jogadores e diretores. O cara vive Flamengo 24hs por dia, no entanto ele não se considera mais torcedor que ninguém, tampouco recebe 1 centavo do Flamengo (claro, já recebeu camisas dos jogadores, mas, da instituição Flamengo não).

Entendo você dizer que vive no clube e está lá apoiando e viajando sempre, mas não use isso pra medir que você é mais torcedor que alguém. Porque, afinal, e daí? O que o fato de você ser mais torcedor te permite? Gritar mais, xingar mais, cobrar mais?? O que ser "mais torcedor" que outra pessoa te traz de retorno? Absolutamente nada.

Já emendando no final do seu raciocínio, pelo que entendi o fato de você ser um sócio e "mais torcedor" do Inter, segundo você, te dá o direito de viajar às custas do clube, certo? Errado. O fato de você ser "mais torcedor" não te dá direito a nada, porque isso como já disse, não existe. Errado também, porque o fato de você ser sócio te dá direito simplesmente aos benefícios que um associado pode ter, segundo regulamento. Você como um associado não está pagando o salário do jogador (diretamente), mas sim mantendo a infraestrutura que o seu clube mantém para você (sede social, clube campestre, estádio, etc) que vai atrair jogadores e patrocínios.

Se você me falar que no estatuto do Internacional há uma cláusula falando que os associados têm direito a viajar com o clube às custas do mesmo, perfeito, você está certo e eu espero que todos os outros associados também tenham esse direito. Assim o seu ônibus de "só 3 mil" já vai ter que ser revisto. Senão, não há justificativa, e você faz parte sim (assim como as TO) dos que vivem sugando do clube.

E por fim, Raoni eu não espero que o que eu disse vá mudar como você pensa ou age. É um direito seu e estou apenas registrando o que penso. Se pra você nada do que eu disse não tem valor porque eu "não sei o que é viver um time de futebol" ou pensamentos (bobos ao meu ver) do tipo, transponha esse mesmo pensamento para alguém que sabe: meu pai, que viveu por 20, 25 anos no Rio indo a todos os jogos do Flamengo, seja de Carioca, seja de Brasileiro, seja de Libertadores ou da merda que for, mas que nunca na vida levantou um dedo por causa de futebol. Nunca desrespeitou um adversário, chegando ao ponto de ter visto uma final contra o Atlético Mineiro no Maracanã ao lado de amigos atleticanos que vieram de BH para assistir a partida.
Imagem

Imagem
Viçosa Bytes * - Campeão da Superliga 2008/2009
Ray Felton - Vince Carter - Ronnie Brewer - Josh Smith - Spencer Hawes
Eddie House - Kellenna Azubuike - Marc Gasol
Beno Udrih - Channing Frye - Robert Swift
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Qua Dez 08, 2010 5:19 pm

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

O Flamengo tem a maior torcida do mundo. Só que vai saber lá quantos não sabem o nome de um jogador e nunca acompanham os jogos. Se tu acha realmente que esse tipo de torcedor é igual ao maluco que tá todo dia no treino, todos os jogos no Maracanã e em boa parte das viagens, eu paro a discussão aqui.

Se tu também acha que o maluco que viaja com o Inter a 20 anos, sendo que 15 foram na raça e ganha um lugar (de 44) em um ônibus de R$3 mil é sugação, também paro aqui. Ele estaria 'recebendo' 68 reais e talvez um ingresso de 25 de graça. 95. Em 15 anos viajando (colocando um custo baixo das viagens, ônibus, comendo mal e não bebendo trago) ele gastou fácil uns 30 mil reais. Se o time pagasse 50 viagens dessa pro maluco (5 temporadas, digamos) não chegaria a 1/6 do que ele já gastou antes de ter as barbadas. Que sugação lucrativa hein?

Tem coisas melhores pra discutir no meu post do que o fato do malandro ser sugador ou torcedor igual, sinceramente.

É muito mais importante discutir que tipo de grupo abandona um cara caído no chão assim e que tipo de grupo covarde mata o cara caído no chão, não?
<<

cearah

Avatar do usuário

Nível 18: Hall da Fama

Mensagens: 2032

Registrado em: Sex Mai 15, 2009 2:30 am

Localização: Rio Pardo/RS.

Mensagem por cearah » Qua Dez 08, 2010 5:40 pm

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Raoni_19 escreveu: Se tu também acha que o maluco que viaja com o Inter a 20 anos, sendo que 15 foram na raça e ganha um lugar (de 44) em um ônibus de R$3 mil é sugação, também paro aqui. Ele estaria 'recebendo' 68 reais e talvez um ingresso de 25 de graça. 95. Em 15 anos viajando (colocando um custo baixo das viagens, ônibus, comendo mal e não bebendo trago) ele gastou fácil uns 30 mil reais. Se o time pagasse 50 viagens dessa pro maluco (5 temporadas, digamos) não chegaria a 1/6 do que ele já gastou antes de ter as barbadas. Que sugação lucrativa hein?


É muito mais importante discutir que tipo de grupo abandona um cara caído no chão assim e que tipo de grupo covarde mata o cara caído no chão, não?

1- Não entendi muito bem o que vc quis dizer com o cara ter pago 20 anos de viagem. Sendo que se pagou, foi para beneficio próprio, foi assistir a um espetaculo, conhecer novos lugares. Pelo pouco que compreendi, vc fala que o clube se beneficiou e agora teria o dever de ajudar o cara.. é isso? ou está apenas se referindo as intenções do sujeito?


2- Que tipo de grupo se reúne para brigar? vc chama de subcultura, eu chamo de anticultura.
Imagem
C- KG
PF- AK
SF- The Truth
SG- Joe (C)
PG- Deron
Suplência:
A- Bomb
Amare
Manu
Josh Smith
Livingston
Reggie Evans
Jason Terry
J-Rich
Captain Jack
Raduljica
Imagem
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Qua Dez 08, 2010 6:10 pm

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Ficou bem claro que é quanto a intenção da pessoa, afinal, Menta disse que seriam 'sugadores'.

E não vou te explicar nada de cultura hooligan. Fiz um post básico no começo do tópico e tu foi um dos POUCOS que chegou com um pré conceito bizarro e ainda falando "os bons pagarão pelo maus", aheahaehae.
Acho que contigo não resta nada a discutir.
<<

cearah

Avatar do usuário

Nível 18: Hall da Fama

Mensagens: 2032

Registrado em: Sex Mai 15, 2009 2:30 am

Localização: Rio Pardo/RS.

Mensagem por cearah » Qua Dez 08, 2010 6:23 pm

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Raoni_19 escreveu:Ficou bem claro que é quanto a intenção da pessoa, afinal, Menta disse que seriam 'sugadores'.

E não vou te explicar nada de cultura hooligan. Fiz um post básico no começo do tópico e tu foi um dos POUCOS que chegou com um pré conceito bizarro e ainda falando "os bons pagarão pelo maus", aheahaehae.
Acho que contigo não resta nada a discutir.

Não tem o que explicar, haja vista, que os hooligans são marginalizados dentro do seu proprio ambiente.

Aliás, Quando foram dirimidos e tiveram sua presença no estadio, como "non grata" , o futebol na inglaterra teve um boom, pq será?

Ademais, o Hooliganismo está relacionado a que senão ao vandalismo?
Imagem
C- KG
PF- AK
SF- The Truth
SG- Joe (C)
PG- Deron
Suplência:
A- Bomb
Amare
Manu
Josh Smith
Livingston
Reggie Evans
Jason Terry
J-Rich
Captain Jack
Raduljica
Imagem
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Qua Dez 08, 2010 6:43 pm

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Discutir hooliganismo com alguém que acha que cultura 'hooligan' é Inglaterra me faz pensar duas vezes antes de abrir esse tópico novamente.
<<

EduRiker

Nível 3: Peladeiro

Mensagens: 113

Registrado em: Sex Jun 18, 2004 3:13 am

Localização: Manaus

Mensagem por EduRiker » Qui Dez 09, 2010 9:39 am

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Raoni, se você eventualmente fosse transferido pro Acre, obviamente deixaria de viver o dia-a-dia do Inter. Digamos que você continue sócio, continue comprando merchandise oficial e até viaja uma ou duas vezes por ano pra ver uma partida, mas de fato só visse o Inter regularmente por PPV. Isso te faria menos torcedor do Inter?
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Qui Dez 09, 2010 5:26 pm

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

EduRiker escreveu:Raoni, se você eventualmente fosse transferido pro Acre, obviamente deixaria de viver o dia-a-dia do Inter. Digamos que você continue sócio, continue comprando merchandise oficial e até viaja uma ou duas vezes por ano pra ver uma partida, mas de fato só visse o Inter regularmente por PPV. Isso te faria menos torcedor do Inter?
Foi esse o caso que eu citei?

Citei o caso de um maluco que não sabe nem quem são os jogadores, não vê os jogos, não faz nada.
<<

burnet

Nível 9: Infanto-Juvenil

Mensagens: 652

Registrado em: Qua Jun 16, 2004 9:31 am

Mensagem por burnet » Qui Dez 09, 2010 5:58 pm

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

o atletico-pr acaba de proibir a entrada de pessoas com qualquer alusão à organizadas. Depois que fanaticos e ultras se pegaram durante o jogo contra o avai.
Essa não foi a primeira vez que as duas organizadas brigam.
Imagem
<<

de_bitous

Avatar do usuário

Nível 18: Hall da Fama

Mensagens: 2115

Registrado em: Ter Nov 02, 2004 11:17 pm

Localização: ABC

Mensagem por de_bitous » Qui Dez 09, 2010 8:45 pm

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Como dizem, só quem é louco como nós pode entender nossa loucura.

TO não tem razão, se for pensar direito, nem vale a pena, é uma idiotice...passa fome, sede, viaja horas, é tratado como lixo pela polícia, corre o risco de perder sua vida numa emboscada do adversário...mas depois que vc entra, nunca mais sai. Você pode um dia sair da Torcida, mas a Torcida nunca vai sair de você.

As pessoas tem que parar de achar que todas as TOs são iguais, todas agem do mesmo jeito. Como o Menta mesmo generalizou ao falar do comportamente das Torcidas no estádio, que cantam mais músicas pra se promover, de briga, que vai matar e tals.

Aqui em SP, pelo menos na Mancha e na Gaviões, não tem isso...você vê só música pro time, lógico que uma ou outra acaba citando a torcida, mas a música em si, se analisar a letra, é pro clube. Músicas de violência, só na caminhada, na hora do jogo nem rola mais a um bom tempo...Eu acho as TOs de São Paulo muito diferentes das do resto do Brasil...em termos de cantar o tempo inteiro, nesse caso elas puxam um pouco pro lado das barras com esse negócio de cantar os 90 minutos mesmo perdendo. O estilo carioca de TO me parece que influencia o resto do Brasil todo, principalmente Minas e NE...essas sempre me pareceram muito similares as das do RJ.


Lógico que nem vou entrar no méritos do que os caras da Galoucura fizeram, isso é covardia...mas no Brasil é assim, a violência é assim...as pessoas estão cada vez mais sem noção, se mata uma pessoa por muito pouco...é uma questão muito mais ampla, questão de educação, de noção, de valores.

Acho que até o fato do bonde da Máfia ter abandonado o camarada lá no chão...é um pouco o reflexo da nossa sociedade...tipo "deixa eu me safar e que se foda o cara do meu lado".

E tem alguns valores que eu aprendi na Mancha que combatem isso e que eu acho importante pra minha vida. Você aprende muitas coisas...disciplina, a respeitar a sua liderança, a olhar pelo cara do seu lado...vc não precisa nem entrar na briga se vc não for de briga, fica mais afastado, um pouco mais atrás, mas não corre, não abandona...se um parceiro precisar vc vai tá lá pra ajudar.

Um exemplo, indo pro clássico, bonde do ABC...vc poe muleque com uma estrutura legal, uma certa grana que mora bem, lá no meio de uma favela com uns muleques bem mais pobres, as 7 da manhã...pra todo mundo ir junto, um protegendo o outro, isso pra mim é foda. Vc poe um muleque que nunca pisou numa favela, lá no meio com um monte de muleque mais pobre e todos saem juntos, um cuidando do outro, não tem aquela história de "ah ele é playboy, quero que se foda" ou "porra, nem vou praquela favela andar com uns favelados que eu nem conheço. Vou de carro pro jogo"...para velho, é difícil vc encontrar algo assim hoje em dia que te ensine a andar lado a lado com um cara com uma realidade totalmente diferente da sua. Torcida Organizada é uma das estruturas mais socialistas que tem, todo mundo anda junto, frenquenta o mesmo lugar, rico, pobre, classe média, preto, branco, amarelo...que uns ricos anda na favela com os manos numa amizade verdadeira...que os mais pobres se trombam com os mais bem de vida lá em São Caetano (terra de playboy) apavorando aquela gente conservadora...que depois todos junto vão toma uma breja e come aquele churrasco...é do caralho!

Isso sem falar nas caravanas, que é a prova da amizade e do companheirismo...vc compra uma água, tá morrendo de sede, toma um golinho e reparte com todo mundo. Tá morrendo de fome, juntas umas moedas, comprar um marmitex, e uns 10 caras comem aquela comida juntos.

Na guerra vc aprende várias coisas, várias lições, vários valores que te tornam um sujeito muito mais homem, mais digno.


Quanto a pessoas que ganham dinheiro, caravana, etc. O caso do raoni é um pouco diferente porque na barra os caras tem uma ligação com o clube mais forte, creio que a maioria sejam associados do clube, ou sócios-torcedores. Nas TOs isso é mais raro, geralmente é mais a diretoria que é sócia, mas é pouco também.

Eu já pensei muito sobre isso e semper achei que o presidente, vice-presidente da Torcida deviam ganhar um salário...eu não me importaria que a minha mensalidade da torcida fosse usada para pagar os caras...porque se vc pensar, como disse o raoni, a torcida exige muito do cara, muito tempo, tem que oprganizar a festa nos estádios, tem que fazer reúnião com PM e MP, tem que fazer os corres da torcida que são muitos...e além disso tudo, ele responde pelos atos de todos os associados, e aí é foda!

No RJ falam que os caras ganham muita grana com torcida, que é um negócio mesmo...mas não estou por dentro pra saber se é assim mesmo ou não.


Enfim, TO tem seu lado ruim, tem algumas covardias infelizmente (de ambos os lados, de quem ataca e de quem se defende)...mas é tudo um reflexo da nossa sociedade...o cara espanca até a morte um indivíduo, ele faz isso na torcida...pode tirar ele da torcida, e ele vai espancar alguém até a morte em outro lugar.

Mas tem seu lado positivo que são os valores que vc aprende (isso estando numa TO da hora), as amizades, a humildade...além das festas que são o principal, que pra mim ultimamente é o que eu mais curto em uma partida de futebol, é ficar vendo as torcidas...mesmo as adversárias, fico tentando ver se tão cantando, se tão agitando e acabo nem prestando muita atenção no jogo hehehehe
Imagem
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Sex Dez 10, 2010 2:38 am

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

Generalizar sempre foi o problema.

O cara comparar uma torcida do RS, PR, SP e RJ é bizarro. Como o Bitous falou, há inúmeras diferenças. Todas elas devem ser analisadas e estudadas para se entender a complexidade que é a cultura de torcida.

Outra coisa que também sempre foi problema é que pouquíssimas pessoas de fora conhecem as torcidas. Ninguém de fora vai ficar sabendo quando se faz campanha de agasalho, campanha de Natal, campanha solidária avulsa. Ninguém fica sabendo quando rola campeonato de futebol que junta 500kg de alimentos pra doar. Poucos também ficam sabendo que numa viagem todos são um, rola o lance de amizade, divisão, etc. Também ninguém sabe quando um policial abusa do poder e todos salvam um, é mais fácil dizer que é um absurdo ir pra cima da PM. É muito mais fácil pegar 10 covardes e dizer que os bons pagarão pelos maus. Quando se entrega alimentos em lar de criança não tem vídeozinho e maluco chamando de bom garoto. Quando os covardes atacam sempre tem. É muito fácil pegar o lado ruim da coisa e emitir as opiniões a partir disso.
<<

Lima

Nível 7: Mirim

Mensagens: 454

Registrado em: Seg Mar 27, 2006 7:19 pm

Mensagem por Lima » Dom Dez 12, 2010 9:14 am

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

O problema das torcidas é o mesmo de outros segmentos da sociedade brasileira, impunidade, se alguém comete um crime tem que ser punido mas raramente é, muitos se infiltram nas torcidas pra cometer crimes ou vandalismo, aquela historia de marcar briga pelo orkut ou outro site de relacionamento porque os provedores permitem deviam ser mais fiscalizados pelo Ministério Publico e punidos também.
Eu sou a favor mas com restrições.
<<

custodio

Avatar do usuário

Nível 40: Aprendiz de Chad Ford

Mensagens: 6204

Registrado em: Qua Jan 05, 2005 4:09 pm

Localização: Victoria, the place to be

Mensagem por custodio » Ter Dez 14, 2010 2:46 am

Re: Torcidas Organizadas. Você é contra ou a favor?

mais um topico antigo sobre o assunto, esse foi criado em mar/2008, acredito eu que nao houve nenhuma "guerra" imadiatamente antes disso.
viewtopic.php?f=22&t=20660
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Designed by ST Software for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB