T.O. sobre a FDB e das Regras Compiladas

Sessão destinada aos participantes do Fantasy Draft Brasil e a todos que desejam jogar e/ou acompanhar o andamento da liga.

Moderadores: tomasrm, TheNicolau15

<<

TheNicolau15

Avatar do usuário

Nível 22: MVP

Mensagens: 2885

Registrado em: Dom Abr 18, 2010 2:50 am

Localização: Bragólia/Corinthians State

Mensagem por TheNicolau15 » Seg Abr 29, 2013 5:05 pm

T.O. sobre a FDB e das Regras Compiladas

O que é a FDB?

FDB é a segunda liga criada dentro do sistema Superliga desenvolvido pelo Rafael Menta para o site e fórum do Draft Brasil. São 30 participantes, com todos a ter a obrigação de serem presentes e dispostos no site, fórum e facebook.

A FDB é uma Liga keeper total, onde o roster das equipes são mantidos para a temporada seguinte e anualmente é feito o draft dos rookies. O GM tem autonomia total para fazer o que bem entender com sua equipe.


1. Reset?

A FDB tem uma opção de restart ao fim do quarto ano de disputa, e depois sempre a cada três temporadas, se pelo menos 70% (21) entre os 30 GMs decidirem por tal.


2. Admissão de membros

Um candidato a novo GM só poderá assumir uma equipe após que algum dos participantes saia. Caso se interesse, um ou mais candidatos devem passar por uma entrevista oficial via tópico, e após a mesma, entrar em votação se entra ou não para a FDB.

Todo novo membro deve passar por votação para ingressar a Liga, nem que esta seja apenas uma formalidade.


3. Exclusão de membros

Há sempre uma avaliação anual para casos de baixa participação e/ou baixo conhecimento. Prerrogativa: um grupo maior ou igual à 7 GMs pode encaminhar ao comissário um pedido consensual de avaliação de algum GM via MP. O comissário então esgotará todas as possibilidades de acordo com o avaliado em questão sobre a melhora de sua participação ou conduta. Caso não se resolva, encaminha-se para votação a exclusão do membro. Apenas pela maioria simples dos participantes da liga, pode decidir-se pela exclusão de algum membro. O GM avaliado não terá direito a voto.



O sistema Superliga


1. Como é calculada a pontuação de cada jogador no Sistema?

A pontuação é calculada somando-se os FPs (fantasy points) positivos e subtraindo os negativos de acordo com cada jogo de cada jogador.

FPs Positivos:
(+1) Pontos, Rebotes defensivos
(+1,1) Assistências
(+1,2) Rebotes ofensivos, Steals
(+1,3) Blocks

FPs Negativos:
(-1) Faltas
(-1,1) Turnovers
(-0,4) FGA
(-0,2) FTA

Exemplo do Cálculo:

Imagem

A vitória ou derrota do time dele na NBA também afeta a pontuação do jogador no sistema (+1 caso o time dela na NBA vença, -1 caso perca). No caso acima, caso o time dele tenha vencido a partida na NBA, sua pontuação será 26,5. Em caso de derrota do time da NBA desse jogador, sua pontuação será 24,5.


2. Escalação do time

As posições dos times no sistema Superliga são as mesmas da NBA: PG, SG, SF, PF e C. Cada time tem 48 minutos para preencher em cada posição e todos os jogadores podem jogar em duas posições.

As posições existentes dos jogadores são PG/SG, SG/SF, SF/PF e PF/C. A equipe tem que ter no mínimo 2 jogadores de cada posição no seu elenco com qualquer combinação de posições (2 PGs, 2 SGs, 2 SFs, 2 PFs, 2 C).

O GM da equipe vai escalar o seu time de uma forma que consiga maximizar a pontuação do seu time dispondo de seus jogadores na ordem que lhe parecer a mais correta.

Vamos considerar o seguinte elenco:

Imagem

1) Escalando dessa maneira acima, o GM sabe que o primeiro a ter seus minutos computados será o Kevin Garnett jogando como Center. Se ele jogar a sua média de 30 minutos, sobrarão 18 minutos da posição C e 48 minutos para todas as demais.
2) Se Andrew Bogut jogar sua média de 21 minutos, ele utilizará os 18 que sobraram da posição C e os 3 minutos restantes irão para sua posição secundária, PF
3) Caso Nenê jogue 35 minutos nessa partida, ele não terá minutos de Center (pois todos já foram ocupados, então jogará todos os 35 minutos como PF, sobrando dessa forma 10 minutos de PF e os 48 minutos nas demais posições.
4) A mesma lógica é aplicada nos demais jogadores/posições, e mesmo que Marcus Camby e Kevin Seraphin façam grandes jogos é muito provável que a equipe não tenha mais minutos para que seus FPs contem na partida.
5) Caso um jogador jogue por exemplo 30 minutos na NBA e na partida de seu time na FDB tenha apenas 15 minutos disponíveis, os seus FPs serão proporcionais ao tempo disponível:
FPs x Tempo Fantasy/Tempo da NBA
FPs x 15/30 = FPs x 0,5

Obs: O FP/minuto que está presente na última coluna é um grande parâmetro para medir a produção de um jogador.
Obs2: O GM pode inverter a qualquer momento qual será a posição 1 e a posição 2 de seus jogadores.


3. Forma de disputa

As 30 equipes são divididas em 2 Conferências de 3 divisões cada (como na NBA). As oito melhores equipes de cada conferência disputam os playoffs em cruzamento olímpico, sendo que os 6 campeões de divisão tem vaga garantida nos playoffs com mando de quadra como nos moldes das regras da NBA.


4. Mando de Quadra

Quando um time estiver jogando em casa serão acrescidos +3 FPs, quando o time jogar fora de casa, serão diminuídos -3 FPs da pontuação total da equipe. Dessa forma, jogar em casa garante uma diferença de 6 FPs para a equipe mandante.



Regras de Administração da Equipe


1. Tamanho do Roster

Durante a temporada, as equipes da FDB podem ter um limite mínimo de 12 jogadores (com contrato na NBA) e um máximo de 15 jogadores em seu plantel (Este limite também é benéfico para a valorização das picks de segundo round no draft anual de rookies). Se uma equipe vier a ficar com mais de 15 jogadores por conta de alguma troca, a equipe terá um limite de tempo para se adequar. Caso a troca ocorra depois da meia-noite (0:00), ela terá até o meio-dia (12:00) próximo para tal, caso ocorra após o meio-dia, ela terá até a meia-noite para se adequar.

Já durante a off-season, as equipes podem ficar tranquilamente acima ou abaixo do limite, porém, a mesma não poderá fazer movimentações na FA enquanto não voltar ao limite máximo de 15 jogadores, e assim poder usar o décimo-quinto jogador para trocá-lo por um FA. Caso a regra seja violada, equipe terá na primeira vez a obrigação de devolver o jogador, na segunda, perde-se o jogador e o excedente, e na terceira... BAN. Não há objeções para quem estiver abaixo de 15 jogadores durante a off-season.


2. Free Agents

Qualquer jogador elegível a jogar na NBA e que não estiver em nenhum roster poderá ser escolhido por qualquer equipe desde que se respeitando os limites de 15 jogadores dito acima. A FA é fechada logo antes dos playoffs e aberta na primeira segunda-feira da segunda quinzena de agosto, via draft.


3. Draft do Lixão

Para evitar maiores confusões ou desfavorecimento as equipes, a Free Angency é aberta anualmente via o famoso draft do lixão, aonde cada equipe garante uma escolha pra cada spot vago que detenha. A ordem das escolhas em cada round segue a ordem contrária a classificação do último ano. Trocas de picks deste draft podem acontecer durante o acontecimento do mesmo.


4. Novos jogadores que não constam no sistema

Caso uma equipe da FDB demonstre interesse em adicionar um jogador que não consta no sistema e já foi selecionável em algum draft, o mesmo deve garantir o direito pelo jogador no tópico de atos da moderação.


5. Tank

Até o momento o uso do "tank" (medida onde a equipe escala a equipe da pior maneira possível para ter uma melhor seleção no draft e começar um rebuild) está liberado nesta Liga, mas só é permitido após a equipe ter suas chances de playoffs completamente eliminadas. Caso ocorra uma violação desta regra em um jogo, o mesmo será contado como vitória na ordem do draft.



O Draft de Rookies


O draft anual de rookies da FDB acompanha semelhantemente o da NBA, sendo realizado em data posterior ao da vida real. Assim como na NBA, são 30 escolhas por round, sendo dois rounds a cada ano. Só poderão ser escolhidos jogadores que estejam presentes na Lista de Inscrição para o da NBA, não necessariamente os que foram draftados dias antes em New York.

A ordem de seleção é definida de acordo com a classificação final das equipes na temporada regular, sendo a melhor equipe na classificação recebendo a 30ª escolha do primeiro round, além da 60ª escolha do segundo.

As equipes que não se qualificarem aos playoffs da FDB participarão de uma loteria para saber quais serão as primeiras escolhas do draft daquele ano, a seguir os mesmos moldes e as mesmas bolinhas do sorteio da NBA.


1. Obrigatoriedade de draftar um jogador 1st Round do Draft de Rookies

A cada 2 anos uma equipe é obrigada a fazer pelo menos uma escolha de 1st round no draft dos rookies. Para efeito de regra, a escolha precisa ser obrigatoriamente da própria equipe a partir de 2016. Caso um novo GM adentre a Liga, o mesmo terá a regra calculada a partir do zero.

2. Jogadores escolhidos no 2nd round

Jogadores escolhidos no 2nd round podem ser descartados ou nem entrarem em vínculo com a equipe do GM que o escolheu sem problema algum, mas tal ato deve ser informado pelo GM no tópico oficial do draft daquele ano, a fim de possibilitar aos outros membros que possam adicioná-lo via FA.


3. Entrada de novas picks no site

As equipes receberão suas picks para negócios dois anos antes do draft.

Exemplo: receberão as picks de 2017 no dia da lottery do draft de 2015. Essa medida serve dentre outras coisas para que não haja banalização das picks prejudicando caso haja uma substituição de um GM no futuro.



Um obrigado especial ao Nepopop, Comissário da Superliga pela ajuda com várias destas questões. :004:
<<

TheNicolau15

Avatar do usuário

Nível 22: MVP

Mensagens: 2885

Registrado em: Dom Abr 18, 2010 2:50 am

Localização: Bragólia/Corinthians State

Mensagem por TheNicolau15 » Seg Jun 24, 2013 10:26 pm

Re: T.O. sobre a FDB e das Regras Compiladas

Informações Úteis


1. Sigla das Equipes

Amazonas Benchwarmers - AMB
Amazonas Pundits - AMP
Amazonas Tuchauas - AMT
Belo Horizonte Cheese Breads - BCB
Bragólia Sexual Healing - BSH
Campos Rebels - CAM
Cosmópolis Blue Wings - CBW
Cristalina Wolverines - CRS
Flora Absolut - FAB
Joinville Calavera's - JOC
Lima Mutretas - MUT
Minas Mighty Midgets - MMM
Palmeira Sacis - PSC
Recife Spartans - RES
Ribeirão Preto Pinguins - RPP
Rio Pardo Sonics Boom - RSB
Salvador Acarajés - SAL
Santa Clara Nets - SCN
Santa Maria Trotters - SMT
Santos Beach Boys - SBB
Sapiranga Lovers - SAP
Sorocaba Bears - SOB
São Bernardo Old School - SBC
São Paulo Dramatic Chipmunks - SDC
São Paulo Godzillas - SGO
Corinthians State Steamrollers - COR
Taubaté Colts - TAU
Vitória Pixies - VIP
Viçosa Black Devils - VBD
Viçosa Bytes - VBY
<<

TheNicolau15

Avatar do usuário

Nível 22: MVP

Mensagens: 2885

Registrado em: Dom Abr 18, 2010 2:50 am

Localização: Bragólia/Corinthians State

Mensagem por TheNicolau15 » Ter Out 28, 2014 6:03 pm

Re: T.O. sobre a FDB e das Regras Compiladas

up
Imagem
Healers FDB Roster:
Esquadra:
David Moorer, El Mago del Oeste™ (C)
Arron Augustin Afflalo, Triple A Franchise (VC)
Christopher Emmanuel Paul
Gregory Keith Monroe, Jr.
James Khristian Middleton


Rotação:
Reginald Shon Jackson
Greivis Josué Vásquez Rodríguez
Marvin Gaye Williams
Edward Adam Davis
Christopher Claus Andersen, Mr. Birdman


Garbage:
Lieutenant Ray McCallum, Señor
Jared Armon Cunningham
Darrun Zurdino Hilliard II
Rasuavel Butler
Jarell Notty Martin
<<

Mellinari

Avatar do usuário

Nível 32: All-Star

Mensagens: 4715

Registrado em: Sáb Jul 10, 2004 1:36 pm

Mensagem por Mellinari » Qui Abr 09, 2015 9:31 pm

Re: T.O. sobre a FDB e das Regras Compiladas

Conforme decidido pela maioria dos GMs da liga (viewtopic.php?f=27&t=36977), fica proibido qualquer tipo de cláusula condicional em trocas, seja proteção de picks, envolvendo produção de jogador/time ou coisa que o valha.
Imagem
Ribeirão Preto Pinguins - Campeão SL 07/08 e FDB 13/14
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Designed by ST Software for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB