Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA-UBE

Discussão geral sobre o basquete brasileiro: Campeonato Nacional, Paulista, Liga de Desenvolvimento, CBB, Basquete de base e outros. Seja bem vindo(a)!

Moderadores: DwyaneWade3, What's Up, Doc?, Quinho, J-Rich

Esta enquete foi concluída em Sáb Jun 01, 2013 9:59 pm

Quem será o campeão?

Flamengo
2
50%
Uberlândia
2
50%
 
Total de votos : 4
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Ter Jun 04, 2013 12:11 pm

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Raoni_19 escreveu:Não assistimos. O Mellini assiste. E ele levantou as bandeiras de regulamentação das contratações e demais deficiências absurdas da LNB.

Somos dois idiotas falando, não assistimos os jogos e não conhecemos o ambiente interno dessa LIGA.

Vou me retirar daqui pra não me dar um tiro na cabeça.
A que ponto chegamos... :valca:

Como diz o professor Paulo, algo muito tímido ocorre.


E ele tem razão. É algo muito tímido e pontual.


Os jogos que vejo (e realmente são poucos), o nível continua igual ao que tem sido por aí.



Na final do torneio, aliás, era quando os times deveriam fazer o que foi treinado e executado a temporada inteira
e o jogo final foi aquela aberração.
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Ter Jun 04, 2013 12:23 pm

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

E só para trazer alguns dados:

Flamengo campeão nacional teve 34% das tentativas de três pontos no volume total ofensivo. Eu ainda acho muito.

Uberlândia quase 39% dos seus chutes foram de três pontos durante toda temporada. O que é um absurdo.

Se tem alguma mudança ocorrendo, com certeza não passou nem perto destes times,
que bem ou mal, foram os protagonistas do torneio.
<<

Gustavo Ganso

Nível 27: All-Star

Mensagens: 3759

Registrado em: Sex Jun 19, 2009 11:34 pm

Mensagem por Gustavo Ganso » Ter Jun 04, 2013 2:12 pm

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Thierry Henry escreveu:E só para trazer alguns dados:

Flamengo campeão nacional teve 34% das tentativas de três pontos no volume total ofensivo. Eu ainda acho muito.

Uberlândia quase 39% dos seus chutes foram de três pontos durante toda temporada. O que é um absurdo.

Se tem alguma mudança ocorrendo, com certeza não passou nem perto destes times,
que bem ou mal, foram os protagonistas do torneio.
Henrique

veja os numeros que postei no tópico comparando o NBB 1 com o atual, os chutes de 3 por equipe só aumentaram!

essa redução aparente não existe, é efeito placebo. Tambem cheguei a pensar assim antes de ver as estatísticas.

engraçado é ver tantos jogadores dando entrevista que estão jogando um basquete mais consciente com menos chutes de fora etc, e no fim das contas eu vejo os jogos e eles tão lá, forçando as malditas bolas de 3. burrice.
Imagem
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Ter Jun 04, 2013 2:45 pm

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Esse lance das bolas de 3 é KO.

Só fazer um levantamento de bolas longas de dois. Isso ainda não existe por aqui e a linha de três pontos foi mais pra trás, ou seja, deveria aumentar.
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Ter Jun 04, 2013 8:34 pm

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Abaixo está melhor redigido.
Editado pela última vez por Henry em Ter Jun 04, 2013 8:45 pm, em um total de 1 vez.
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Ter Jun 04, 2013 8:45 pm

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Eu acho que o jogo vai além das bolas de três. Embora vamos analisa-las.


Existe um princípio na aprendizagem motora que diz (a grosso modo ok ?) que na hora
que alguém estiver sobre maior pressão, usará exatamente aquilo que lhe dá mais segurança
e que está não somente mais acostumado a fazer mas também que internamente
já é um hábito adquirido e que tem um retorno que imagina ser o melhor possível.


Levando isso para o nosso jogo.


Na hora que os jogos apertam, as coisas começam a ficar complicadas, a reação natural
dos atletas é parar na linha de três e chutar como se não houvesse amanhã.


Em um jogo, exemplo, Flamengo x Suzano, é simples variar, fazer qualquer coisa.
Mal existe pressão e isso em ambos os lados. Um sabe que vencerá e o outro que perderá
salvo um milagre e uma conjunção de fatores inexplicáveis.

Agora, um jogo entre Flamengo x Uberlândia, valendo o título nacional,
ambos vão moldar na partida aquilo que tem está inserido nos próprios jogadores,
os conceitos mais ''seguros'' para trabalhar.


Dessa forma, é meio previsível que nos jogos mais parelhos, o chute de três apareça constantemente,
pois até mesmo instintivamente os caras já praticam este tipo de jogo faz um bom tempo.

Reconstruir isso é extremamente complicado.


No jogo da final, observamos nada além disso. Um Flamengo que dominava a tábua ofensiva porém
da lhe chutes de três sem sentido e com aproveitamento bisonho.



A minha crítica é que nestes grandes jogos é que a evolução tem que se mostrar e aparecer
seja o resultado final qual for.


Não adianta me vender a ideia de que com Flamengo x Suzano, Uberlandia x Tijuca, Brasilia x qualquer merda
as coisas foram maravilhosas, tivemos uma evolução incrível no modo de jogar,
sendo que quando estes mesmos atletas estiverem sobre uma pressão massacrante de um Mundial,
Copa América, J.O. .. a primeira coisa que muitos farão é olhar para o aro e arremessar de três como se não
houvesse mais nada para se fazer na quadra .. afinal, nos jogos de grande pressão é isso que fazem.

É como se estivessem programados .. de certa forma, para tal atitude.


A geração de Marcelinhos, Alex e afins já é perdida como protagonista. Foi perdida durante todos os anos.
E sempre será uma geração derrotada quando analisarmos a história do Brasil nas participações em Mundiais e JO.

Uma das maiores forças do basquetebol mundial ficou de fora de n J.O. e fazendo papéis ridículos em não sei quantos mundiais.


Graças a uma união de fatores, porém, o essencial, a forma lastimável de ensinar/jogar basquetebol
que tivemos nos últimos vinte anos, pelo menos.


A geração que está chegando, o pessoal com menos de 22,23 anos .. porque não 24 não pode atuar desta forma.
Não pode criar este vínculo imbecil de não pensar o jogo.


O jogo, mais uma vez, é até chato repetir, passa totalmente pela cabeça.

É um junção de estar preparado com fundamentos técnicos, ou seja, saber qual ferramenta realizar para bater o oponente,
saber realizar funções táticas, ou seja, pensar para cada defesa, existe uma saída, para cada tipo de ataque, uma forma de movimentar, etc ...
ser fisicamente apto para saltar, correr, deslocar e nisso é necessário pensar, poupar energia, evitar desgastes desnecessários, etc
e ser psicologicamente capaz de responder às pressões do jogo, ambiente, adversários, torcedores, enfim ... do meio.


A grande questão que pauta o "jornalismo esportivo" de uma forma geral é que ...

Sabem absolutamente nada sobre fundamentos. Eu como técnico estou cansado de ouvir tanta bobagem que chega a doer.
Desenvolvimento de fundamentos então ... melhor nem avançar.

Conhecem pouquíssimo dos aspectos táticos, porém pelo menos é um avanço saber uma defesa zona, mista, individual, etc.

Pouco dão valor às questões físicas. Apenas dizem que A ou B machucou e pronto. Agora, nunca vi uma boa matéria sobre
a realidade de uma recuperação, as dores que os caras sentem nos pós jogos, como se cuidam nos treinamentos para não quebrarem,
algo de overtrainning, tão comum nas cat. de base do país e por aí vai.

E descartam todo e qualquer questão psicológica, afinal A pipocou e B não pipocou rs




Aí qualquer um comenta mesmo ... não precisa estudar e jogamos tudo na vala comum.



Sinto dizer ao Mellini que para eu poder chegar em qualquer opinião que eu tenho,
nem sei quantas horas de estudo e quadra eu tenho ... Normalmente, estudando as melhores fontes possíveis,
conversando e debatendo sempre que possível com grandes referências para mim de postura e profissionalismo
e principalmente, verdadeiro amor ao jogo, muito mais do que eu tenho.

Está longe de ser um discurso vazio, como você pessimamente colocou.

Meu discurso e do Raoni é repetitivo, sim. Pois os erros são primários e repetitivos.


Eu tenho as respostas para todas as questões ? Lógico que não.
Já fiz péssimos trabalhos, já fiz bons trabalhos, já fiz trabalhos tão ruins quanto fiz alguns muito bons.
Porém, sempre baseado em estudo, observação e discussão.


E longe de ser um discurso do oba-oba. Do definitivo, etc.

Não cola comigo essa "tem que criticar coisa x, mas y não". Porque o basquetebol sofre.

O basquetebol sofre desde quando eu pisei pela primeira vez numa quadra ... já sofre faz muito mais tempo que podemos
entender. Desde 1992 acompanho o jogo e te garanto de 1992 para cá pioramos bizarramente .. não só internacionalmente,
quanto internamente também.

E muito porque este pensamento é o que sempre dominou: "Não vamos criticar porque é ruim para o basquetebol".

Critica-se o que está errado, se elogia o correto.

Mas, tanto para elogiar quanto para criticar, tem que, no mínimo, saber o que está falando e saber transmitir isto escrevendo,
falando, etc.


Eu não gosto do nível que estamos. Acho que podemos e devemos cobrar e ter algo melhor. Principalmente pela quantidade
de recursos que temos, hoje, disponíveis para todos.


Eu, sem recurso nenhum de outro mundo, estudo, leio, debato, critico, penso, elogio.

Imagina quem vive disso e ganha (muito bem) para tal.


É triste chegar numa final de 2013 de Liga Nacional e discutirmos porque o Flamengo me chuta 50-50 ...
Já era hora de passarmos esta página que infelizmente, teima em não virar.
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Ter Jun 04, 2013 11:20 pm

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Henry sempre coerente e estudioso.
Prima pela técnica.

Eu primo pela administração.

É só ver que duas pessoas com posturas totalmente diferentes em análise/estudo chegam à mesma conclusão. Tem alguma coisa errada, não?

Henry é um técnico, estudioso de fundamento, conhece a base, sistemas. Fala de questões físicas, psicológicas e de cotiano com propriedade e bate nessa tecla.

Eu já fiz meu caminho em outro estilo. Ex-jogador, sempre tive na minha cabeça que um dia iria trabalhar com o futebol do Inter. Estudei muito pra isso (economia, gestão, regulamentações, contratos, salários, movimentações e transferências). Como qualquer 'manager', conheço como poucos (e não sou eu que digo isso) os jogadores (aonde estão, quem são, aonde jogaram). Tudo isso começou desde jovem porque queria seguir os passos do meu pai que teve influência no Conselho do Inter. Por ter virado jogador de basquete e me apaixonado só apliquei isso ao esporte da bola laranja, por lazer ou não, coisas que me valeram editoria chefe desse site e colunista especial do Basketeria com título de maior conhecedor de jogadores fora da NBA de todo o país (repito: não foi eu que disse isso).

Engraçado que o técnico, o cara do fundamento diz a mesma coisa que o cara da gestão, do conhecimento de atletas e contratações. Ambos criticam a forma de jogar, a gestão da liga, os números, as condições, os sistemas.

Mas nossa crítica é vazia.
Nem temos conhecimento pra falar isso?

Ou será que nossa falta de rabo preso hoje em dia nos permite gritar aos quatro cantos essas aberrações que continuem rolando soltas por aqui?

E vou mais longe: Esse lance das bolas de três é uma coisa. Das outras mil que continuam pífias. Não precisamos citar mais, falamos isso fazem cinco, seis anos.

Eu respeito o Mellini por ter chego aonde chegou, hoje ser o cara que leva esse site pra frente, como editor-chefe (cargo que ocupei e me orgulho dele, ou seja, respeitarei eternamente o Mellini por isso), entretanto, vir dizer que são críticas vazias soa absurdo e ridículo pra mim. Até um pouco arrogante e prepotente.

Só espero que essa merda de LNB não se contente. As evoluções elogiadas são claras. Hoje temos um campeonato sério (com início, meio e fim), com informações disponíveis (estatísticas, foto dos jogadores, notícias de assessorias) e uma excelente (e maior trunfo até agora) liga de jovens talentos. De resto as evoluções passam pela expansão econômica do país que possibilita que os times contratem mais e melhor (principalmente estrangeiros).

Agora isso tudo em cinco anos? É decente? É. É digno? Talvez. Agora falta muita coisa, muita mesmo. E parece que tá todo mundo se acomodando e deixando "passar". Não podemos esperar até o NBB15 (por sinal, o nome vai continuar NOVO até quando?) pra termos algumas coisas básicas.

Tem urgências pra ontem. Anteontem...

Seja regulamentação de fichas, seja série B, seja um número coerente de times na Série A. Ou que seja uma final honrosa em melhor de cinco jogos.
<<

Gustavo Ganso

Nível 27: All-Star

Mensagens: 3759

Registrado em: Sex Jun 19, 2009 11:34 pm

Mensagem por Gustavo Ganso » Qua Jun 05, 2013 1:15 am

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Raoni_19 escreveu:Henry sempre coerente e estudioso.
Prima pela técnica.

Eu primo pela administração.

É só ver que duas pessoas com posturas totalmente diferentes em análise/estudo chegam à mesma conclusão. Tem alguma coisa errada, não?

Henry é um técnico, estudioso de fundamento, conhece a base, sistemas. Fala de questões físicas, psicológicas e de cotiano com propriedade e bate nessa tecla.

Eu já fiz meu caminho em outro estilo. Ex-jogador, sempre tive na minha cabeça que um dia iria trabalhar com o futebol do Inter. Estudei muito pra isso (economia, gestão, regulamentações, contratos, salários, movimentações e transferências). Como qualquer 'manager', conheço como poucos (e não sou eu que digo isso) os jogadores (aonde estão, quem são, aonde jogaram). Tudo isso começou desde jovem porque queria seguir os passos do meu pai que teve influência no Conselho do Inter. Por ter virado jogador de basquete e me apaixonado só apliquei isso ao esporte da bola laranja, por lazer ou não, coisas que me valeram editoria chefe desse site e colunista especial do Basketeria com título de maior conhecedor de jogadores fora da NBA de todo o país (repito: não foi eu que disse isso).

Engraçado que o técnico, o cara do fundamento diz a mesma coisa que o cara da gestão, do conhecimento de atletas e contratações. Ambos criticam a forma de jogar, a gestão da liga, os números, as condições, os sistemas.

Mas nossa crítica é vazia.
Nem temos conhecimento pra falar isso?

Ou será que nossa falta de rabo preso hoje em dia nos permite gritar aos quatro cantos essas aberrações que continuem rolando soltas por aqui?

E vou mais longe: Esse lance das bolas de três é uma coisa. Das outras mil que continuam pífias. Não precisamos citar mais, falamos isso fazem cinco, seis anos.

Eu respeito o Mellini por ter chego aonde chegou, hoje ser o cara que leva esse site pra frente, como editor-chefe (cargo que ocupei e me orgulho dele, ou seja, respeitarei eternamente o Mellini por isso), entretanto, vir dizer que são críticas vazias soa absurdo e ridículo pra mim. Até um pouco arrogante e prepotente.

Só espero que essa merda de LNB não se contente. As evoluções elogiadas são claras. Hoje temos um campeonato sério (com início, meio e fim), com informações disponíveis (estatísticas, foto dos jogadores, notícias de assessorias) e uma excelente (e maior trunfo até agora) liga de jovens talentos. De resto as evoluções passam pela expansão econômica do país que possibilita que os times contratem mais e melhor (principalmente estrangeiros).

Agora isso tudo em cinco anos? É decente? É. É digno? Talvez. Agora falta muita coisa, muita mesmo. E parece que tá todo mundo se acomodando e deixando "passar". Não podemos esperar até o NBB15 (por sinal, o nome vai continuar NOVO até quando?) pra termos algumas coisas básicas.

Tem urgências pra ontem. Anteontem...

Seja regulamentação de fichas, seja série B, seja um número coerente de times na Série A. Ou que seja uma final honrosa em melhor de cinco jogos.
parei de ler no negrito...

Inter não hein Raoni

que decepção

o cara é colorado.
Imagem
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Qua Jun 05, 2013 1:17 am

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Porra, tu descobriu isso agora?

Sou odiado nesse fórum por isso, :roll:
<<

saraiva

Avatar do usuário

Nível 14: Reserva

Mensagens: 1246

Registrado em: Seg Nov 21, 2011 6:50 pm

Localização: Garden

Mensagem por saraiva » Qua Jun 05, 2013 6:26 am

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Raoni_19 escreveu:Porra, tu descobriu isso agora?

Sou odiado nesse fórum por isso, :roll:
Não é bem por isso não..
:valca:
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Qua Jun 05, 2013 8:52 am

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

A questão dos fundamentos é crucial.

Com tempo explico um pouco o que acho, principalmente da criação de alas baixos e sem fundamentos básicos,
como drible, domínio corporal, visão periférica, etc.

Vi a convocação da sel. sub-23 ... tem cara de 1,90 listado como lateral.

Somente aqui ele sonha em jogar como lateral.

Pisou fora do país, não tem a menor condição de progredir.


Só de pensar que russos, gregos, entre outros tem armadores de 1,95m .. 1,98m ...


E a diferença é simples: fundamentos
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Qua Jun 05, 2013 9:28 am

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Raoni_19 escreveu:Henry sempre coerente e estudioso.
Prima pela técnica.

Eu primo pela administração.

É só ver que duas pessoas com posturas totalmente diferentes em análise/estudo chegam à mesma conclusão. Tem alguma coisa errada, não?

Henry é um técnico, estudioso de fundamento, conhece a base, sistemas. Fala de questões físicas, psicológicas e de cotiano com propriedade e bate nessa tecla.

Eu já fiz meu caminho em outro estilo. Ex-jogador, sempre tive na minha cabeça que um dia iria trabalhar com o futebol do Inter. Estudei muito pra isso (economia, gestão, regulamentações, contratos, salários, movimentações e transferências). Como qualquer 'manager', conheço como poucos (e não sou eu que digo isso) os jogadores (aonde estão, quem são, aonde jogaram). Tudo isso começou desde jovem porque queria seguir os passos do meu pai que teve influência no Conselho do Inter. Por ter virado jogador de basquete e me apaixonado só apliquei isso ao esporte da bola laranja, por lazer ou não, coisas que me valeram editoria chefe desse site e colunista especial do Basketeria com título de maior conhecedor de jogadores fora da NBA de todo o país (repito: não foi eu que disse isso).

Engraçado que o técnico, o cara do fundamento diz a mesma coisa que o cara da gestão, do conhecimento de atletas e contratações. Ambos criticam a forma de jogar, a gestão da liga, os números, as condições, os sistemas.

Mas nossa crítica é vazia.
Nem temos conhecimento pra falar isso?

Ou será que nossa falta de rabo preso hoje em dia nos permite gritar aos quatro cantos essas aberrações que continuem rolando soltas por aqui?

E vou mais longe: Esse lance das bolas de três é uma coisa. Das outras mil que continuam pífias. Não precisamos citar mais, falamos isso fazem cinco, seis anos.

Eu respeito o Mellini por ter chego aonde chegou, hoje ser o cara que leva esse site pra frente, como editor-chefe (cargo que ocupei e me orgulho dele, ou seja, respeitarei eternamente o Mellini por isso), entretanto, vir dizer que são críticas vazias soa absurdo e ridículo pra mim. Até um pouco arrogante e prepotente.

Só espero que essa merda de LNB não se contente. As evoluções elogiadas são claras. Hoje temos um campeonato sério (com início, meio e fim), com informações disponíveis (estatísticas, foto dos jogadores, notícias de assessorias) e uma excelente (e maior trunfo até agora) liga de jovens talentos. De resto as evoluções passam pela expansão econômica do país que possibilita que os times contratem mais e melhor (principalmente estrangeiros).

Agora isso tudo em cinco anos? É decente? É. É digno? Talvez. Agora falta muita coisa, muita mesmo. E parece que tá todo mundo se acomodando e deixando "passar". Não podemos esperar até o NBB15 (por sinal, o nome vai continuar NOVO até quando?) pra termos algumas coisas básicas.

Tem urgências pra ontem. Anteontem...

Seja regulamentação de fichas, seja série B, seja um número coerente de times na Série A. Ou que seja uma final honrosa em melhor de cinco jogos.

As urgências são várias.


Dentro de quadra temos uma lista.

Fora de quadra temos outra lista.

Ambas enormes, monstruosas.



Porém, eu acho que alguns grandes avanços ocorreram e isso eu parabenizo embora me veja no direito de criticar quando algo que é errado ocorre:

I - Criação da liga de clubes

II - Criação da LDB

III - Retirada por completo da CBB regindo qualquer torneio deste peso


Estes passos eram como bem colocou o Raoni, URGENTES, EMERGENCIAIS já em 2008 e isso era dito pelo menos desde a
criação de ligas lá fora.


Chegamos quase VINTE ANOS atrasados.


É ótimo que conseguimos a liga. Para mim, as coisas só tendem a melhorar.

Porém, não podemos esperar outros vinte anos para outras mudanças, sendo que no resto do mundo,
elas já vem ocorrendo faz tempo.

Não podemos ficar sempre por último ... temos que ser vanguarda em alguma coisa.

Que seja em organização, estudo, aplicar teorias corretas, etc.
<<

J-Rich

Avatar do usuário

Nível 16: All-Star

Mensagens: 1670

Registrado em: Dom Jun 12, 2005 8:12 pm

Localização: Cosmo City / Viçosa

Mensagem por J-Rich » Qua Jun 05, 2013 9:56 am

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Thierry Henry escreveu:Vi a convocação da sel. sub-23 ... tem cara de 1,90 listado como lateral.
Talvez isso seja (mais um) erro da CBB. Eles listaram o Lucas Dias como pivô, sendo que ele é ala.
Thierry Henry escreveu:Existe um princípio na aprendizagem motora que diz (a grosso modo ok ?) que na hora que alguém estiver sobre maior pressão, usará exatamente aquilo que lhe dá mais segurança e que está não somente mais acostumado a fazer mas também que internamente já é um hábito adquirido e que tem um retorno que imagina ser o melhor possível.
Biju, eu ia até escrever algo parecido no post, mas acabei tirando. Isso que você disse é um motivo pelo qual confio nos avanços da Liga. Os nossos principais atletas da NBB são da geração Marcelinho Machado, ou seja, "imudáveis".

Hoje alguns bons treinadores que temos (Régis Marrelli, Lula Ferreira, Hélio Rubens, Demétrius, José Neto) trabalham com esses jogadores cheios de vícios. Porém, eles precisam montar suas equipes para ganhar. E nem sempre o melhor caminho é recomeçar a aprendizagem, ainda mais com jogadores que tenderão a fazer o errado e podem perder a confiança saindo da zona de conforto. Por isso, eles se adaptam a realidade de jogadores.

Porém, esse ano pudemos ver algumas mudanças sensíveis. Uberlândia mesmo utilizou como formação principal:
2 armadores: Valtinho e Collum.
3 alas móveis: Day, Cipolini e Grubber.
Fugindo da formação convencional. Era um time que utilizava bastante os arremessos de 3 pontos, sim. Inclusive era a base do jogo deles. Mas com três bons chutadores de fora (Robert Day - 47% 3pts; Gruber - 40% 3 pts; 42% 3 pts; sem contar Helinho e Valtinho) e ainda ganhando jogos, por que eles mudariam? E ainda adiciono, que contra o Bauru, muitos dos arremessos de 3 eram open shots.

Limeira com o pouco recurso (e consequente qualidade dos atletas) cansei de ver small ball e outras "ousadias". Tanto que chegou a vencer do Pinheiros há dois anos atrás (com Diego, Mineiro, Bambú, Tatu e Ramon no S5). Ou seja, utilizou um conceito novo em um momento de pressão.

Franca também apresentou um bom basquete. Com jogadores novos e versáteis (os já muito citados Léo, Lucas, Cauê, Socas) e veteranos complementando muito bem a equipe (Jonathan, Teischmann e Figueroa). Sempre se baseando nas defesas para vencer jogos e com boa movimentação ofensiva. Eles chutaram em média 16,3 3pta e 44,0 2pta. Para uma equipe jovem é algo animador.

----

Enfim, Raoni e Henry (que levantaram a bola do conhecimento).
Concordando com o Mellini, não estou dizendo que vocês dois não conhecem o jogo. Muito pelo contrário, gosto de ler os posts de ambos quando contém explicações e argumentos. Só discordo do teor de alguns rsrs.
Cosmópolis Blue Wings - FDB 2016/2017

C- Alex Len / Georgios Papagiannis / Stephen Zimmerman
Pf- Aaron Gordon / Paskal Siakam / Bruno Caboclo
Sf- Giannis Antentokoumpo / Derrick Jones Jr / Jake Layman
Sg- Andrew Wiggins / Darrun Hilliard
Pg- Marcus Smart / Archie Goodwin
Stash: Ante Zizic; Thomas Heurtel
<<

Luiz Gomes

Nível 1: Pára-quedista

Mensagens: 46

Registrado em: Seg Mai 20, 2013 9:13 pm

Mensagem por Luiz Gomes » Qua Jun 05, 2013 10:36 am

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Boa dia senhores. Vou pegar o bonde andando
Alguém sabe quanto os clubes recebem da TV? A partilha do bolo é igual?
Acho que o maior problema da LNB, para se organizar, é a falta de $.
Apesar de sermos a quinta economia do mundo, a grana passa longe do basquete.
Só para comparação:
Olimpiacos e Panathinaikos, ( Grécia, um país quebrado) por exemplo recebem, só pela liga grega, 1,4 milhões de Euros cada (some-se a isso patrocínio, bilheteria, Euroliga, etc) e os demais times gregos (12) repartem 1,2 milhões entre eles. Algum time brasileiro chega perto desta quantia?
Agora quanto parte técnica e física, não tem desculpa. Saímos do trilho e não conseguimos voltar.
Abraços.
Luiz
<<

J-Rich

Avatar do usuário

Nível 16: All-Star

Mensagens: 1670

Registrado em: Dom Jun 12, 2005 8:12 pm

Localização: Cosmo City / Viçosa

Mensagem por J-Rich » Qua Jun 05, 2013 10:42 am

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Luiz Gomes escreveu:Boa dia senhores. Vou pegar o bonde andando
Alguém sabe quanto os clubes recebem da TV? A partilha do bolo é igual?
Acho que o maior problema da LNB, para se organizar, é a falta de $.
Apesar de sermos a quinta economia do mundo, a grana passa longe do basquete.
Só para comparação:
Olimpiacos e Panathinaikos, ( Grécia, um país quebrado) por exemplo recebem, só pela liga grega, 1,4 milhões de Euros cada (some-se a isso patrocínio, bilheteria, Euroliga, etc) e os demais times gregos (12) repartem 1,2 milhões entre eles. Algum time brasileiro chega perto desta quantia?
Agora quanto parte técnica e física, não tem desculpa. Saímos do trilho e não conseguimos voltar.
Abraços.
Luiz
Primeiramente, bem vindo Luiz.

Não sei como rola a distribuição (inclusive tenho a mesma curiosidade), mas li que um orçamento de R$4,5 mi é o suficiente para disputar títulos na NBB.

Negritei um importante ponto que você levantou.
Cosmópolis Blue Wings - FDB 2016/2017

C- Alex Len / Georgios Papagiannis / Stephen Zimmerman
Pf- Aaron Gordon / Paskal Siakam / Bruno Caboclo
Sf- Giannis Antentokoumpo / Derrick Jones Jr / Jake Layman
Sg- Andrew Wiggins / Darrun Hilliard
Pg- Marcus Smart / Archie Goodwin
Stash: Ante Zizic; Thomas Heurtel
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Qua Jun 05, 2013 12:11 pm

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Com certeza o dinheiro ainda está longe do basquete. Mas com certeza que esse posto de quinta economia mundial elevou nosso nível de contratações (principalmente de estrangeiros) e isso alavancou a liga. Venho dizendo isso fazem 2-3 anos por sinal...

Quanto à fatia do bolo, realmente não acredito que chegue perto de algo como na Europa. E concordo que 5 milhões devem ser mais que suficientes pra ser campeão. Digo mais: Ontem com o Henrique formamos um plantel ilusório e com alto investimento de estrangeiros (dois apenas) somando ao resto do elenco só jovens como Betinho, Elinho, Irigoyen, Renan L. e tal. Não passava dos 3,5 milhões e seria campeão com uma perna amarrada.
<<

Luiz Gomes

Nível 1: Pára-quedista

Mensagens: 46

Registrado em: Seg Mai 20, 2013 9:13 pm

Mensagem por Luiz Gomes » Qua Jun 05, 2013 2:54 pm

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Sobre a série B, concordo que passou da hora.
O grande desafio: é fazer que quem seja rebaixado da Serie A ( como o Raoni disse, em breve o N do NBB não vai mais fazer sentido) dispute a série B. Hoje acredito que quem caia, decrete o encerramento das atividades no dia seguinte, ou até antes ( vide Susano).
Hoje a discrepância entre o NBB e Super Copa Brasil é gigantesca. O ideal é seria fazer uma série A e B paralelas e com regulamentos idênticos - No meu mundo perfeito, 16 times em cada uma , 8 melhores para os playoffs- série melhor de cinco.
Gostaria de abordar também a gestão dos clubes. Tirando o Flamengo e Palmeiras ( ainda tímido), nenhum outro time tem alcance nacional ,e nenhum deles ( talvez Franca seja exceção) faz questão de envolver a comunidade local como deveria. O que acham?
Raoni, algumas perguntas.
1) Trazer um jogador como o Calfani ( faz tempo que não o vejo jogar, gostei muito quando o vi na Liga Sul-Americana e acho que cabe em qualquer equipe brasileira) é uma operação muito cara?
2) Como anda o basquete do RS? É muito preocupante um estado com tamanha tradição ficar muito tempo afastado do basquete de elite no Brasil-
3) Alguma esperança da Sogipa voltar a ter time? E se voltasse, a população de Porto Alegre, abraçaria o time?
Valeu.
Luiz.
P.S: Muito bom este fórum
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Qua Jun 05, 2013 4:53 pm

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Luiz Gomes escreveu:Sobre a série B, concordo que passou da hora.
O grande desafio: é fazer que quem seja rebaixado da Serie A ( como o Raoni disse, em breve o N do NBB não vai mais fazer sentido) dispute a série B. Hoje acredito que quem caia, decrete o encerramento das atividades no dia seguinte, ou até antes ( vide Susano).
Hoje a discrepância entre o NBB e Super Copa Brasil é gigantesca. O ideal é seria fazer uma série A e B paralelas e com regulamentos idênticos - No meu mundo perfeito, 16 times em cada uma , 8 melhores para os playoffs- série melhor de cinco.
Gostaria de abordar também a gestão dos clubes. Tirando o Flamengo e Palmeiras ( ainda tímido), nenhum outro time tem alcance nacional ,e nenhum deles ( talvez Franca seja exceção) faz questão de envolver a comunidade local como deveria. O que acham?
Raoni, algumas perguntas.
1) Trazer um jogador como o Calfani ( faz tempo que não o vejo jogar, gostei muito quando o vi na Liga Sul-Americana e acho que cabe em qualquer equipe brasileira) é uma operação muito cara?
2) Como anda o basquete do RS? É muito preocupante um estado com tamanha tradição ficar muito tempo afastado do basquete de elite no Brasil-
3) Alguma esperança da Sogipa voltar a ter time? E se voltasse, a população de Porto Alegre, abraçaria o time?
Valeu.
Luiz.
P.S: Muito bom este fórum


Luiz,

você tocou em um ponto crucial.


Envolvimento da comunidade.


Um exemplo o Minas, onde vivi boa parte da minha infância e adolescência e começo da vida adulta.

O Minas do começo dos anos 90 não existe mais. Hoje é um clube ultra elitizado (cota custa 30 mil reais,
do Cruzeiro, Atlético e outros para ser sócio deve ser quinze vezes mais barato, só pra ter ideia).

O clube, por ser de elite não tem o mínimo interesse que gente de fora participe do mesmo.
Antes era comum ter vários não-sócios atletas ... hoje é restrito a pouquíssimos e quase todos são escolhidos
a dedo e vem de qualquer lugar do país (Bruno do Sul, Wilson do centro oeste e por aí vai ...)


Então os jogos do Minas tem hoje aproximadamente 250 pessoas,
composto por: vários ex atletas e atletas de base, dirigentes e "vips" dos patrocinadores
e pouca gente comum que gosta e se interessa sobre o jogo.


Estamos falando do clube mais rico do estado, que tem verbas para divulgar seus times
e criar vínculo com uma cidade que tem não sei quantos milhões de habitantes e o mais importante de tudo,
o Minas é muito querido tanto por atleticanos quanto cruzeirenses, que só abandonam o clube
quando os clubes fazem equipes nos esportes. Exemplo o Sada/Cruzeiro, a época do futsal do Atlético, etc.
É um clube que mesmo sendo de elite, atrai torcida.


Mas não mais como antigamente. Lembro que quando o MTC venceu a Superliga de volei lá no começo
dos anos 90, fora o ginásio estar superlotado, o velho ginásio da Rua da Bahia,
teve festa e tudo mais para o time campeão. Laqua di Fiori/Minas na época.


Então isso que você colocou é muito importante.


Começar envolvendo a própria cidade, abraçar o basquetebol, o projeto da equipe
para com calma termos público, praticantes, etc.



Sobre as divisões escrevo a seguir.
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Qua Jun 05, 2013 4:58 pm

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Sobre a segunda divisão.

É complicado falar em segunda divisão sendo que mal temos a primeira consolidada.


Eu acho importante termos duas divisões, porém tem que ser uma divisão que consiga caminhar pelas próprias pernas.


Acho que neste ponto é o crucial para desenvolver bem uma série B (ou o nome que for).



Por um lado, eu acho que se os time de futebol entrassem no basquetebol sabendo o quanto custaria para os mesmos,
poderia facilitar termos projetos em clubes como Inter, Gremio, Cruzeiro, Atlético, Vasco, Fluminense, Bahia, etc.



Eu acho que é um caminho que tem seus lados prós e contra.

Os prós são vários. São marcas que todo mundo conhece, marcas estabelecidas,
atraem a mídia, público, patrocinadores, investidores, etc.

Porém, o lado ruim é que normalmente, estes clubes também são bagunçados,
em alguns não existe basquetebol e o pior, temos as questões das brigas de torcidas que também temos que lembrar.


De todo modo, se a gente pega fora do país Benfica, Real, Barcelona, Defensor entre outros tem times de basquetebol
e são times que praticam, existem, formam e disputam os torneios.


Seria uma forma de atrair investimentos e poder existir um torneio que hoje em dia, não sei como sairá do papel
apenas com dinheiro de prefeituras.
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Qua Jun 05, 2013 5:09 pm

Re: Playoffs - NBB 2012/2013 FINAL Sábado 10h Rede Globo FLA

Luiz Gomes escreveu:Sobre a série B, concordo que passou da hora.
O grande desafio: é fazer que quem seja rebaixado da Serie A ( como o Raoni disse, em breve o N do NBB não vai mais fazer sentido) dispute a série B. Hoje acredito que quem caia, decrete o encerramento das atividades no dia seguinte, ou até antes ( vide Susano).
Hoje a discrepância entre o NBB e Super Copa Brasil é gigantesca. O ideal é seria fazer uma série A e B paralelas e com regulamentos idênticos - No meu mundo perfeito, 16 times em cada uma , 8 melhores para os playoffs- série melhor de cinco.
Gostaria de abordar também a gestão dos clubes. Tirando o Flamengo e Palmeiras ( ainda tímido), nenhum outro time tem alcance nacional ,e nenhum deles ( talvez Franca seja exceção) faz questão de envolver a comunidade local como deveria. O que acham?
Raoni, algumas perguntas.
1) Trazer um jogador como o Calfani ( faz tempo que não o vejo jogar, gostei muito quando o vi na Liga Sul-Americana e acho que cabe em qualquer equipe brasileira) é uma operação muito cara?
2) Como anda o basquete do RS? É muito preocupante um estado com tamanha tradição ficar muito tempo afastado do basquete de elite no Brasil-
3) Alguma esperança da Sogipa voltar a ter time? E se voltasse, a população de Porto Alegre, abraçaria o time?
Valeu.
Luiz.
P.S: Muito bom este fórum
Luiz, bem vindo.

Também gostaria de uma Série B rígida, com regulamento igual ao da Série A (mesmo que seja com menos times, 10 ou 12), entretanto, num primeiro momento fico feliz se tiver algo beirando 10 jogos já e 10 times. Seria um lucro imenso... Com o tempo sim poderia crescer e evoluir pra uma divisão intermediária com regulamento mais avançado.


Quanto as tuas perguntas.

1) Não é uma operação cara. De jeito algum... Mal comparando, seria como a de trazer um jovem uruguaio do futebol uruguaio para o futebol brasileiro. As economias dos dois países (até pelo seus tamanhos) não podem ser comparadas e um projeto sério e com capital médio já poderia investir por lá. Sobre o Calfani em si, fez uma temporada apagada no Malvín (primeira após a saída do Biguá) e não teve mais que 5 pontos por jogo lá. Porém, nessas duas partidas em São Sebastião do Paraíso com a seleção de jovens fez 24 e 30 pontos respectivamente, ou seja, média de 27 por jogo.

2) O basquete aqui no RS tá bem caído. O campeonato estadual não junta mais que 5 times, sendo que 2 são realmente profissionais. No penúltimo Estadual jogaram Uruguaiana, Pelotas e JAVA. As três equipes (completas) foram batidas pelo meu time que joga a Série A do Metropolitano (que seria a Segunda Divisão do Estadual) e nunca treinou junto, se reúne na hora pra jogar. Sim, fomos campeões da Série do Metropolitano e ganhamos nessa competição do JAVA duas vezes. Uruguaiana e Pelotas foram em competições abertas... Mas daí tu já saca o nível, afinal, esses times perdem de 60 pontos quando enfrentam SOGIPA, BIRA e Caxias do Sul.

3) Quanto a SOGIPA em específico, é um projeto morto. É o único que respira em Porto Alegre, com ajuda de aparelhos, entretanto, está muito aquém de Caxias e Lajeado (BIRA). Ambos lá são profissionais enquanto a SOGIPA é amadora com grife de ex profissionais. Se jogasse um NBB talvez tivesse um envolvimento inicial dos amantes do basquete não pela SOGIPA em si mas pelos adversários que aqui jogariam. Entretanto, se jogassem no pequeno e velho estádio da SOGIPA não teríamos mais que 800-1000 pessoas por jogo que é sua capacidade. No Tesourinha que é maior talvez um pouco mais, mas não garanto não. Acho que a cidade perdeu seu foco no basquete...
Já em Lajeado o BIRA joga com média de 1000 pessoas por jogo frouxo, em jogo grande 3-4 mil. Acho que hoje é o maior polo do basquete gaúcho.
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Designed by ST Software for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB