Escola de Treinadores 2014

Discussão geral sobre o basquete brasileiro: Campeonato Nacional, Paulista, Liga de Desenvolvimento, CBB, Basquete de base e outros. Seja bem vindo(a)!

Moderadores: DwyaneWade3, What's Up, Doc?, Quinho, J-Rich

<<

Gustavo Ganso

Nível 27: All-Star

Mensagens: 3759

Registrado em: Sex Jun 19, 2009 11:34 pm

Mensagem por Gustavo Ganso » Seg Mar 10, 2014 3:31 pm

Escola de Treinadores 2014

RUBÉN MAGNANO ABRE CURSO NÍVEL 1 DA ENTB EM BELO HORIZONTE
Foto: João Pires/LNB
img
Magnano irá abordar o tema "Fundamentos Individuais de Defesa" no primeiro dia do evento
Belo Horizonte, MG – O técnico da Seleção Brasileira Adulta Masculina, Rubén Magnano, fará nesta quinta-feira (dia 13), às 15h de Brasília, a palestra de abertura do Curso Nível 1 da Escola Nacional de Treinadores (ENTB), que será realizado no ginásio da Associação de Veteranos de Basquete de Minas Gerais (Rua Manila, 425 – Bairro Estrela Dalva), em Belo Horizonte. Magnano irá abordar o tema "Fundamentos Individuais de Defesa" no primeiro dia do evento.

"Pretendo passar a importância da parte defensiva dentro do jogo, que é um dos aspectos que não é muito considerado, mas que é de extrema importância na hora de jogar. Mas o mais interessante dessa palestra é que ela é direcionada aos professores e treinadores do Nível 1, ou seja, para jogadores até 14 anos. Então, abordarei o que os atletas dessa faixa etária precisam saber desse aspecto defensivo", analisa Magnano, que também irá falar sobre "Fundamentos Coletivos de Defesa" e "Sistemas de Defesa".

A Escola, criada e desenvolvida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), contará ainda com o treinador Régis Marrelli e o Coordenador Pedagógico da ENTB, Flávio Davis. O Curso Nível 1 finaliza no domingo (16). Magnano mostrará um pouco de seu conhecimento para os treinadores que participarem do Curso.

"Acho que existe uma equação muito importante que é continuar aprendendo. Eu falo sempre em estar disposto a aprender. Tenho muitos anos de trabalho com a base e ganhei muita experiência para passar do que vivi com clubes e seleções nessas categorias menores. Acho muito importante também que eles ouçam um treinador com experiência como é o caso do Régis e do Flávio, que possuem grandes currículos. Será um curso de um nível muito bom, e que passaremos a experiência de tudo que vivemos", destaca Rubén. "O mais importante para esses técnicos que estão começando é entender que precisam estar sempre dispostos a continuar aprendendo", completa.

O curso de capacitação Nível 1 será composto por módulo presencial, com carga horária total de 30 horas: quatro dias de aulas teóricas e práticas. Os participantes aprovados com média sete ou superior e que estiverem de acordo com o sistema CONFEF/CREF, receberão a carteirinha “Nível 1”. Os demais terão direito somente ao “Certificado de Participação”.

Programação

Quinta-feira (dia 13)
15h00 / 16h10 – Fundamentos Individuais de Defesa (Ruben Magnano)
16h10 / 17h20 – Arremesso (Flávio Davis)
17h20 / 18h10 – Fundamentos Individuais de Ataque (Régis Marrelli)

Sexta-feira (dia 14)
09h00 / 10h30 – Postura e Conduta do Treinador (Flávio Davis)
10h30 / 12h00 – Desenvolvimento de Projetos (Convidado)
15h00 / 16h10 – Fundamentos Coletivos de Defesa (Ruben Magnano)
16h10 / 17h20 – Desenvolvimento do Passe (Régis Marrelli)
17h20 / 18h30 – Contra ataque (Flávio Davis)

Sábado (dia 15)
09h00 / 10h30 – Sistemas de Defesa (Ruben Magnano)
10h30 / 12h00 – Fundamentos Coletivos de Ataque (Régis Marrelli)
15h00 / 16h10 – Coordenação Motora / Jogos Lúdicos (Victor Mansure)

Domingo (dia 16)
09h00 / 10h30 – Planejamento do Treinamento (Victor Mansure)
10h30 / 12h00 – Avaliação

Inscrições

As inscrições para o curso Nível 1 da Escola Nacional de Treinadores (ENTB) estão abertas até o dia 13 de março e deverão ser feitas no site da ENTB (www.entb-cbb.com).

Investimento

Valor = R$ 200,00 (duzentos reais)
- O depósito bancário deverá ser nominal à Confederação Brasileira de Basketball (CNPJ: 34.265.884/0001-28).
Banco Bradesco / Agência: 3060 / Conta Corrente: 37851-8

Cadastro Nacional

O Cadastro Nacional é uma importante ferramenta de informação e comunicação entre os profissionais da modalidade.
Para se cadastrar Clique aqui.

Sobre a ENTB

A Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB) foi criada em dezembro de 2009 pela CBB, com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os cursos são divididos em quatro níveis. O primeiro é para os profissionais que trabalham com jovens de 10 a 14 anos, que recebeu a denominação de iniciação ao basquete. O Nível 2 é para quem lida com jogadores de 15 a 19 anos. Já o Nível 3 é destinado para os técnicos que dirigem equipes de alto rendimento ou alto nível.

Próximos Cursos

Curso em Brasília (DF) – 10 a 13 de abril – Nível 1
Projeto Mentor – abril a junho – Sem carteira
Curso em Goiânia (GO) – 15 a 18 de maio – Nível 2
Clínica Liga de Desenvolvimento (LDB) – Final do NBB (maio) – Sem carteira
Curso em São Paulo (SP) – 24 a 27 de julho – Nível 3
Clínica em Novo Hamburgo (RS) – 29 de julho a 1º de agosto – Sem carteira

A ESCOLA NACIONAL DE TREINADORES DE BASQUETEBOL (ENTB) TEM O APOIO DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO POR MEIO DA LEI AGNELO PIVA E DO GOVERNO FEDERAL POR MEIO DO CONVÊNIO COM O MINISTÉRIO DO ESPORTE.
Imagem
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Seg Mar 10, 2014 6:31 pm

Re: Escola de Treinadores 2014

Se eu puder irei neste: Curso em Goiânia (GO) – 15 a 18 de maio – Nível 2
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Sex Mar 14, 2014 10:07 am

Re: Escola de Treinadores 2014

Assisti ao Magnano ontem. O horário aí não foi bem este ... pq ele fechou o dia.
Comentaram que a palestra do Régis foi muito boa também.


Foi muito boa a palestra. Pena que rápida demais.


E este é um dos maiores problemas deste curso. É tudo muito veloz e não tem como processar, analisar e questionar na hora.

Um erro que segue sendo cometido pela ENTB
<<

Gustavo Ganso

Nível 27: All-Star

Mensagens: 3759

Registrado em: Sex Jun 19, 2009 11:34 pm

Mensagem por Gustavo Ganso » Dom Mar 16, 2014 2:02 am

Re: Escola de Treinadores 2014

não só nesse tipo de palestra mas qualquer aula que vc têm hoje em dia

as pessoas nos dão muita informação para serem absorvidas em pouco tempo

acho que seria muito válido alguem levar uma câmera e deixar focando no palestrante. Disponobilizar no youtube depois. Lá na Europa fazem isso!

e como vc avaliou as palavras do Magnano? em qualidade acima do que é dito aqui no Brasil?
Imagem
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Dom Mar 16, 2014 9:23 pm

Re: Escola de Treinadores 2014

Sobre a escola primeiro. Deveria ser uma pós. Como tem a pós em futebol na UFV que é excelente.
Existe como fazer, tem público e deveria ser mais aprofundado. Já fiquei sabendo que estão tentando fazer um projeto para ser algo à distância.
Independente do que for, tem que ser bom. A clínica que eu fui (Brenke fez na prática como atleta) em 2011 da escola teve bons e péssimos momentos,
como parece que foi agora.


----

Magnano é bem superior. Seus métodos com certeza não agradam a muitos. Cobra e cobra muito. Tem que ter disciplina, concentração, vontade.
Nem todo mundo tem disciplina, se concentra e quer.

Do que ouvi dele, ele deixa claro os conceitos. Ele deixa claro o que deve ser trabalho, porque e o que não deve de forma alguma ser feito pelos técnicos.

É nível I, então eu posso te dizer de cadeira cativa que é a parte essencial, de ultra importância do treinamento do jogo e por isso deveria ser mil vezes
mais profunda.

Magnano falou sobre aspectos defensivos e praticamente não visou o 5 x 5. Visou o começo mesmo, os primeiros passos, o fundamental mas que
quando você observa um jogo mais avançado, seja sub-17, sub-19 e adulto, você percebe o quanto alguns atletas não tem o domínio completo
destes fundamentos e isso é uma lacuna.

Ele observou pontos que não são simples de notar, coisas que não são fáceis de trabalhar no dia a dia. Trabalhar defesa é extremamente cansativo
e mais do que isso, muitos não gostam pela cultura e importância dada aos que atacam e fazem pontos. Isso te falo que é real.

E ele mais uma vez considerou que a defesa é o ponto chave de qualquer time. Que no Atenas conseguiu mudar uma cultura inteira ofensiva
para defensiva e que até o público conseguiu entender qual era a proposta e comemorar com a defesa e não somente quando o time fazia
um caminhão.

E por fim, ele disse que temos tudo aqui para sermos o que quisermos ser. Depende de nós. Depende de ter gente jogando.
Depende da massificação que por aqui não existe.

E te falar que foi muito triste ouvir ele falando isso e eu ver no ginásio vários caras que estou cansado de ver atitudes que contribuem
pouquíssimo para esta proposta de massificação, aliás contribuem para o contrário. Para o jogo elitizado de sempre.

E ainda mais triste, que dois dias antes, a FMB veio com a salvação do Sub-13 ao fazer uma parceria com a FEEMG
e colocar 18 escolas mais clubes para disputar o sub-13.

Porém, todos os clubes tradicionais (de cotas caras, etc) e todas as escolas de elite (mensalidades ainda mais fora da realidade).


Meu coordenador tem um projeto que toca por anos com mais de 150 alunos no basquetebol. Tem mais aluno que muito clube por aqui.
Todo mundo da FMB está cansado de saber quem é ele e qual é o projeto. Por que não foi convidado pro metropolitano ?
Por que outros em situação similares mas que não estão vinculados a clubes e escolas de elite, não foram ?


São questões que quando você para ver, você pega o que o Magnano falou: massificar.

Por aqui, o caminho é sempre o outro. É sempre do puxa-saquismo de quem não sabe fazer para os que estão tentando
de tudo quanto é forma estar e manter o status-quo.


Por estas coisas aí que o basquetebol nosso é esta merda.


Na teoria (a aula do Magnano, suas palavras, seu alerta) é uma coisa e na prática, a gente vê os mesmos que estão nas aulas
"aprendendo" fazer coisas bizarras ...


Foi mal aí Ganso .. ficou grande e saiu um pouco ...



Obs: fiquei sabendo de boas notícias também ... existe um movimento real para tentar massificar. Mas se passa longe de fmb e afins.
Vou tentar me aliar a isso e trabalhar com, claro, se puder.
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Seg Mar 17, 2014 7:12 am

Re: Escola de Treinadores 2014

Massificação é realmente o caminho.
E só não vê que o Brasil tem tudo quem não quer.

Tem $, tem material humano, tem tudo.
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Seg Mar 17, 2014 8:39 am

Re: Escola de Treinadores 2014

Raoni_19 escreveu:Massificação é realmente o caminho.
E só não vê que o Brasil tem tudo quem não quer.

Tem $, tem material humano, tem tudo.

Muita gente não quer ver e não quer fazer com medo dos postos de trabalho né ?

Um pensamento muito mesquinho, cara.

E como você disse aquela vez, é difícil aplaudir alguém do meio hoje vendo o nosso basquetebol como está.
<<

Gustavo Ganso

Nível 27: All-Star

Mensagens: 3759

Registrado em: Sex Jun 19, 2009 11:34 pm

Mensagem por Gustavo Ganso » Ter Mar 18, 2014 7:31 pm

Re: Escola de Treinadores 2014

Obrigado pelas palavras do Magnano.

porquê não começam a massificar pelos jogos transmitidos via internet?

eu por exemplo seria um cara que toda semana estaria vendo jogos do NBB pela net, e pra vc ter ideia eu nem lembro o último jogo que vi, faz muito tempo!

até pro própio técnico da seleção isso seria uma boa, ele poder acompanhar os mais jovens, quem se destaca e tudo mais.

e super importante, a divulgação dos patrocinadores. Porque eles não pressionam a LNB?

de alguma forma alguém tem que cobrar isso.
Imagem
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Designed by ST Software for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB