Afrobasket 2013

Tudo que rola de melhor no Basquete mundial... Torneios de Seleções, Euroliga, Liga ACB/Endesa, Liga Argentina, Liga das Américas e campeonatos mundo afora... História do basquete FIBA. Streetball (Basquete de rua)

Moderador: DwyaneWade3

<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Ter Ago 20, 2013 5:19 am

Afrobasket 2013

Começa daqui algumas horas o Afrobasket. Criei o tópico do Eurobasket e não podia deixar sem tópico um continente que produz algum talento sim e já faz algum tempo. E não é só de aberrações físicas, existem bons role players africanos.

Pra mim o favoritismo sempre passa por Angola. Gosto muito do núcleo com Eduardo Mingas, Olimpio Cipriano, Carlos Morais, Armando Costa e Joaquim Gomes. Pra mim é um dos quintetos mais ousados do basquete. Fez frente a muita gente grande já. Sendo que o 4 e o 5 tem cravados 2,00m. É um time bem sólido e com teamplay aguçado, entretanto, sinto que é hora de mudar um pouco.

Tem um garoto de 2,08m nascido em 1990 que tava no último Afrobasket e que precisa de minutos de jogo. Joaquim Valdelicio o nome, tinha feito um bom torneio em 2011 (6/6)! Felizardo Ambrósio é 87 e tem 2,02, é um cara que precisa de minutos também, ala 4. No Afrobasket de 2011 foram 10 ppg. Essa geração tá encerrando um ciclo e precisa ser bem reposta. Vamos ver se essa gurizada começa a assumir mais o jogo...

Nigéria também vem de um ciclo olímpico legal, mas agora sem Aminu e também sem Oguchi e Obasohan. Sobra o Ike Diogo e uma boa rapaziada no quesito físico. Sempre acho um time meio "largado" na defesa, mas pode surpreender novamente. Tem o gigante Alabi e nada mais de "conhecido"...

Tunísia tá no embalo da boa Olimpíada, Salah Mejri no Real Madrid e o caramba. Mas o time é muito mais que isso... Romdhane pontua muito bem, Rzig é muito da morte dos 3, Slimane é um ala forte e alto que ajuda muito contra times mais atléticos e Hadidane é aquele cara que fez dois putas jogos na Olimpíada justamente contra EUA e França. Se sabe pontuar contra esse nível de adversário, é um combo legal. Kechrid também mostrou algo na carreira, é um time digno. Não foi a toa o último campeão invicto.

Underdog pra título mas um time que eu vejo bem acima dos médios (pelo menos em nomes) é a República Centro Africana. Tentarei ver os jogos desse time além da Tunísia e torço por ambas no Mundial, será um bom agregado ao torneio. Junto com Angola talvez...

Patrick O'Bryant, James Mays, Romain Sato, Max Kouguere e Michael Mokongo. É um time muito sólido no papel. Essa era a relação não oficial até hoje, empolgante.

São três jogadores de carreira em alto nível (O'Bryant na NBA, Mays pedindo passagem na D-League e sempre quase furando roster na NBA e Sato em toda Euroleague). Kouguere é um ala 3 de 1,99m que tem carreira sólida na França (jogou com JP Batista inclusive) e Mokongo um armador que também fez seu nome na França (além de Espanha e Chipe). São três jogadores aí que são de nível NBA/Euroleague e outros dois que jogam Eurocup direto. É bastante rodagem...

Depois vem o pelotão médio (Costa do Marfim, Camarões e Senegal).

Costa do Marfim tem aquele Edi que era ou é de Gonzaga na NCAA. Sempre é cestinha dos caras... E o Kone, um pivô de 2,12m que jogava na França. São os únicos que eu conheço de cabeça... É um time com menos estatura que os atléticos mais fortes.

Senegal é um puta time alto. Faye (2,10m) que fez 22 ppg no último Afrobasket e o Moussa Seck de 2,23m já engolem muita gente. Seck é o mesmo que foi uma tragédia na D-League. Muito pouco técnico...

Camarões é um time bem uniforme, acho acima dos dois intermediários que coloquei aqui. Mas falta uns caras de 2,10m e tal. É tipo Angola, pivô tem no máximo 2,02, 2,03m. Times mais baixos até que o Uruguai, hahahaha.

Daí depois disso, só time com jogador doméstico. Não tem o que comentar...
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Ter Ago 20, 2013 10:17 am

Re: Afrobasket 2013

Legal Raoni, este texto deveria ir pro DB pra chamar atenção pro torneio africano.
<<

Luiz Gomes

Nível 1: Pára-quedista

Mensagens: 46

Registrado em: Seg Mai 20, 2013 9:13 pm

Mensagem por Luiz Gomes » Ter Ago 20, 2013 3:26 pm

Re: Afrobasket 2013

Boa tarde senhores:
Escrevi alguma coisas sobre o Afrobasket, quem quiser ler.
http://www.draftbrasil.net/blog/o-continente-esquecido/
Só ignorem a informação sobre Al-Farouq Aminu. Ele vai jogar sim. Nas listas que vi antes, só aparecia o nome do irmão dele. Faço a errata no próximo texto.
Vou tentar ver alguma coisa. Meu palpite é o mais comum de todos: Nigéria, Tunísia e Angola.
Abraços
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Ter Ago 20, 2013 4:04 pm

Re: Afrobasket 2013

Belo texto Luiz, parabéns cara !
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Ter Ago 20, 2013 5:10 pm

Re: Afrobasket 2013

Aminu vai jogar?
Em todas as listagens pré torneio ele tá fora...

Quanto a República Centro Africana, foi só elogiar. Tomou de Moçambique hoje por 4 pontos (66x70). Já tiro do balaio dos tops. Pelo menos aparentemente...

Sato, O'Bryant e Mays estavam apenas treinando junto. Não vão jogar o torneio por questões de pré-temporada e afins. Na Europa começa tudo mais cedo né?
O pior é que o jogo ia tranquilo para RCA até um terceiro período de 28x12 para Moçambique.


Kouguere com 20 pontos foi o melhor do jogo. Esse jogador tá pedindo passagem em um time um pouco mais sólido da França/Alemanha/Itália. Quem sabe beliscar minutos em Euroleague mesmo...

Moçambique teve vários jogadores beirando 10 pontos ou mais. Vale ficar de olho...

O outro jogo de hoje que acabou foi Senegal x Egito. Deu Senegal por 72x70.
Faye fez 20 pontos, outro que eu tinha dito e foi destaque. O Seck não tá na lista... Não sei porque.
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Ter Ago 20, 2013 5:11 pm

Re: Afrobasket 2013

Thierry Henry escreveu:Legal Raoni, este texto deveria ir pro DB pra chamar atenção pro torneio africano.
Com essa linguagem informal que eu usei?
Sem os roster completos como eu fazia antigamente?
Nem fui pesquisar nada não. Mandei tudo que eu sabia de cabeça e já era...
Bons tempos era quando fazia pesquisa de 1-2 dias pra postar um mega resumo sobre torneio nacional da Bolívia ou do Cabo Verde.
HAHHAHAHA

Valeu os elogios. Fiz um resumo logo acima ali dos dois primeiros jogos.
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Ter Ago 20, 2013 5:26 pm

Re: Afrobasket 2013

Aí mais pra chamar atençao mas aí o Luiz trouxe o texto.


Deve ser foda achar informação.

Pra Euro, tem mais informação sobre quem não vai do que quem vai rsrs
<<

roberto_mvp

Avatar do usuário

Nível 1: Pára-quedista

Mensagens: 28

Registrado em: Seg Abr 22, 2013 10:36 am

Mensagem por roberto_mvp » Ter Ago 20, 2013 8:15 pm

Re: Afrobasket 2013

Vcs realmente são aficionados pelo esporte hein. Bela analise
Imagem
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Qua Ago 21, 2013 12:36 am

Re: Afrobasket 2013

roberto_mvp escreveu:Vcs realmente são aficionados pelo esporte hein. Bela analise
Muita gente me chamava de louco. Mas eu acho o mínimo...
Se tu conhece tudo de futebol e se diz apaixonado, é inadmissível se dizer apaixonado por basquete e conhecer pouco.

Acho que é por isso que o cara acaba curtindo qualquer torneio e tal. O lance é o esporte... Não uma liga, um jogador, um time.
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Qua Ago 21, 2013 12:36 am

Re: Afrobasket 2013

Angola deu uma amassada na estreia. Passeio!
Carlos Morais tá soltinho mais uma vez. É do núcleo forte o jogador que mais tem crescido. Mingas claro por ser o 5 também sempre é importante, entretanto, faz tempo que o Morais tá merecendo mais destaque.
<<

roberto_mvp

Avatar do usuário

Nível 1: Pára-quedista

Mensagens: 28

Registrado em: Seg Abr 22, 2013 10:36 am

Mensagem por roberto_mvp » Qua Ago 21, 2013 11:12 am

Re: Afrobasket 2013

Raoni_19 escreveu:
roberto_mvp escreveu:Vcs realmente são aficionados pelo esporte hein. Bela analise
Muita gente me chamava de louco. Mas eu acho o mínimo...
Se tu conhece tudo de futebol e se diz apaixonado, é inadmissível se dizer apaixonado por basquete e conhecer pouco.

Acho que é por isso que o cara acaba curtindo qualquer torneio e tal. O lance é o esporte... Não uma liga, um jogador, um time.
Entendo e concordo com seu ponto de vista. Mas o futebol é um esporte muito mais globalizado que o basquete, isso o torna bem mais fácil de ser acompanhado. Geralmente, a maioria das pessoas que eu conheço que gosta de basquete só acompanha a Nba, nem Nbb acompanham e fico um pouco incomodado com isso por que o esporte deve ser mais valorizado, e não apenas algumas ligas como vc disse.
Imagem
<<

Mellinari

Avatar do usuário

Nível 32: All-Star

Mensagens: 4715

Registrado em: Sáb Jul 10, 2004 1:36 pm

Mensagem por Mellinari » Qua Ago 21, 2013 1:17 pm

Re: Afrobasket 2013

Assisti duas partidas ontem, Afrobasket é muito fera, pura emoção!

Eu sou Nigéria desde criancinha, ano passado tive a oportunidade e de trocar ideia com vários nigerianos dessa seleção e os caras são muito fmz. E além do Aminu, Ben Uzoh também foi convocado e se apresentou (nas Olimpíadas ficou fora), um baita reforço pra armação que sempre foi o ponto fraco da equipe.

Uzoh / Oguchi / Aminu / Diogu / Aminu é um puta time, pra cima deles!
Imagem
Ribeirão Preto Pinguins - Campeão SL 07/08 e FDB 13/14
<<

Henry

Avatar do usuário

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3377

Registrado em: Seg Abr 23, 2007 6:39 pm

Mensagem por Henry » Qua Ago 21, 2013 6:58 pm

Re: Afrobasket 2013

Torço sempre pra Angola ! Desde Barcelona-92 !
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Qua Ago 21, 2013 11:55 pm

Re: Afrobasket 2013

Mellini escreveu: Uzoh / Oguchi / Aminu / Diogu / Aminu é um puta time, pra cima deles!

Vi um pedaço do jogo. E sei lá que caralhos de lista tinham soltado antes. Porque nem o Oguchi nem o Aminu tavam, como falei.
O time completo assim, com Oguchi, os Aminu, Ike Diogu e o Uzoh é um cano. Pra mim é até mais sólido que Tunísia e Angola...

Mesmo Tunísia tendo uma rotação de underdogs muito legal, peca um pouco com jogadores pesados (falta velocidade final de transição). E Angola falta altura (Mingas e Gomes com 2,00m e referência de altura é foda).

Nigéria tem todo o talento que esses tem, sobrando altura E velocidade. Atleticismo puro...
<<

Mellinari

Avatar do usuário

Nível 32: All-Star

Mensagens: 4715

Registrado em: Sáb Jul 10, 2004 1:36 pm

Mensagem por Mellinari » Qui Ago 22, 2013 12:25 am

Re: Afrobasket 2013

Fato! Os caras são ultra atléticos, como praticamente todos os times do Afrobasket né? É muito fera de ver, maior correria, jogo pegado, emoção até o fim... muito top.

Pensando alto aqui: O Victor Oladipo é filho de pais nigerianos.. imagina se ele decide jogar por eles? Seria a cereja do bolo, rs.

Outro nome que não esteve nas Olimpíadas mas foi chamado pro Afrobasket é o Gani Lawal. Apesar do Alade Aminu e Ike Diogu formarem uma ótima dupla (se complementam muito bem), faltava mais um cara de nível pra fechar a rotação de garrafão. Ele é jovem, bom defensor, chegou a jogar na NBA... é bola.
Imagem
Ribeirão Preto Pinguins - Campeão SL 07/08 e FDB 13/14
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Qui Ago 22, 2013 12:29 am

Re: Afrobasket 2013

Mellini escreveu:Fato! Os caras são ultra atléticos, como praticamente todos os times do Afrobasket né? É muito fera de ver, maior correria, jogo pegado, emoção até o fim... muito top.

Pensando alto aqui: O Victor Oladipo é filho de pais nigerianos.. imagina se ele decide jogar por eles? Seria a cereja do bolo, rs.

Outro nome que não esteve nas Olimpíadas mas foi chamado pro Afrobasket é o Gani Lawal. Apesar do Alade Aminu e Ike Diogu formarem uma ótima dupla (se complementam muito bem), faltava mais um cara de nível pra fechar a rotação de garrafão. Ele é jovem, bom defensor, chegou a jogar na NBA... é bola.
Oguchi do banco e Oladipo na 2 é da morte total. Se ele for real deal vira contender a top8 em qualquer lance grande até...
E vai varrer a África. Até isso facilita né, chega com seed mais alto em sorteio de chaves e tal!
<<

Mellinari

Avatar do usuário

Nível 32: All-Star

Mensagens: 4715

Registrado em: Sáb Jul 10, 2004 1:36 pm

Mensagem por Mellinari » Sex Ago 23, 2013 12:12 am

Re: Afrobasket 2013

Consegui assistir um pouco de Costa do Marfim e Senegal hoje, foi bem legal o jogo! Eu fico sempre impressionado com o clima dos jogos, é incrível como a torcida africana interage e cria um ambiente fera em todas as partidas. Essa atmosfera passa muito pros jogadores, é sempre maior emoção, rs.
Imagem
Ribeirão Preto Pinguins - Campeão SL 07/08 e FDB 13/14
<<

Mellinari

Avatar do usuário

Nível 32: All-Star

Mensagens: 4715

Registrado em: Sáb Jul 10, 2004 1:36 pm

Mensagem por Mellinari » Dom Set 01, 2013 11:27 pm

Re: Afrobasket 2013

Já é meio tarde pra comentar, mas fiquei muito puto com essa fase final da Afrobasket. A derrota da Nigéria pra Senegal foi ridícula, colocaram o Aminu pra levar a bola no fim do jogo e o Uzoh no banco, sem condições. O jogo foi pau a pau o tempo todo, mas o último minuto foi uma das coisas mais feias que já vi no basquete, erro atrás de erro.

Tirando a decepção com os nigerianos, foi muito fera ver Cabo Verde indo tão longe, perderam as quartas por um ponto pro Egito (vice-campeão). Senegal foi pura raça também, time muito atlético. Angola foi campeã como esperado, apesar de não estarem mais no auge físico tecnicamente eles sobraram demais. Egito foi meio surpresa também ter chego tão longe, principalmente pq praticamente todos os jogadores da equipe jogam na liga local. Costa do Marfim foi longe também (tiraram Camarões nas quartas e perderam pra Angola), mas boa parte dos jogadores de lá jogam fora (principalmente na liga francesa e ACB).

Mas enfim, tirando a decepção com a Nigéria (perderam pra eles mesmos) o torneio foi bem bacana, curti!
Imagem
Ribeirão Preto Pinguins - Campeão SL 07/08 e FDB 13/14
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagens: 3321

Registrado em: Seg Jul 17, 2006 12:20 am

Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Raoni_19 » Dom Set 01, 2013 11:34 pm

Re: Afrobasket 2013

Mellini escreveu:Já é meio tarde pra comentar, mas fiquei muito puto com essa fase final da Afrobasket. A derrota da Nigéria pra Senegal foi ridícula, colocaram o Aminu pra levar a bola no fim do jogo e o Uzoh no banco, sem condições. O jogo foi pau a pau o tempo todo, mas o último minuto foi uma das coisas mais feias que já vi no basquete, erro atrás de erro.

Tirando a decepção com os nigerianos, foi muito fera ver Cabo Verde indo tão longe, perderam as quartas por um ponto pro Egito (vice-campeão). Senegal foi pura raça também, time muito atlético. Angola foi campeã como esperado, apesar de não estarem mais no auge físico tecnicamente eles sobraram demais. Egito foi meio surpresa também ter chego tão longe, principalmente pq praticamente todos os jogadores da equipe jogam na liga local. Costa do Marfim foi longe também (tiraram Camarões nas quartas e perderam pra Angola), mas boa parte dos jogadores de lá jogam fora (principalmente na liga francesa e ACB).

Mas enfim, tirando a decepção com a Nigéria (perderam pra eles mesmos) o torneio foi bem bacana, curti!
Eu não curti tanto.
Achei meio pau mole esse lance da Nigéria e da Tunísia. Ambas tinham ido bem em nível global em 2012 e cagaram no pau um ano depois. Sem dinastia africana como era esperado pra qualquer um das duas.
Em contrapartida? A boa velha de guerra Angola, com o mesmo núcleo, copando. Como falei no começo do tópico, são muito bons.
Como falei: Carlos Morais precisa de mais fama internacional, tá aí a prova: MVP! Falei antes aqui!!! 18ppg!

Senegal foi legal! Citei aqui que é um time alto, se aproveitou disso.
Egito sim, surpresa total.
<<

Mellinari

Avatar do usuário

Nível 32: All-Star

Mensagens: 4715

Registrado em: Sáb Jul 10, 2004 1:36 pm

Mensagem por Mellinari » Dom Set 01, 2013 11:41 pm

Re: Afrobasket 2013

Tunísia já tava meio capenga, eles quase perderam pra Ruanda na fase de classificação em um dos jogos mais legais do torneio. Agora Nigéria sim foi decepção, eles foram sensacionais ano passado durante a conquista da vaga pra Londres e mesmo nas Olimpíadas não fizeram feio. O que eu senti é que o time chegou com muito ego e achando que iam sobrar. No jogo final isso ficou bem nítido, parecia que o time ia vencer a qualquer instante (e acho que os caras também sentiam isso), mas chegou na hora de decidir e sobrou na mão do cara com menos recursos pra decidir ali. Era bola no Diogu!

Senegal tinha um bom perímetro, acho que foi inclusive o carro chefe deles. Era uma equipe alta, mas a maioria dos pivôs eram bastante brucutus, rs. Angola sempre foi favorita por isso, em terra de cego quem tem olho é rei, rs.
Imagem
Ribeirão Preto Pinguins - Campeão SL 07/08 e FDB 13/14
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Designed by ST Software for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB