Página 1 de 3

TO: Liga Nacional Argentina 2013/2014

Enviado: Qui Ago 22, 2013 12:55 am
por Raoni_19
Já que estamos criando tópicos de tudo (Afrobasket, ACB) e coisas que muitos nem curtem. Vou tentar mais uma vez algo sobre a Liga Nacional dos hermanos.

Alguns podem achar chato, mas gostaria de explicar que é de suma importância analisar essa liga.

Ela é de longe a liga mais sólida do continente. Pelo menos era até essa temporada aonde o dinheiro parece ter encurtado de vez.
Mas enfim, é uma liga sólida porque tem 10 ou 12 times de muita qualidade. Os três estrangeiros sempre somam e dois deles tem garantia de serem jogadores de nível A (ex NBA, powerhouse europeias ou carreiras pra lá de consolidadas pelas terras daqui). Sempre surgem estrangeiros que migram de mercados menores (Uruguai principalmente) e começam a se consolidar (brasileiros deixam passar essa oportunidade sempre) e claro, muitos jogadores argentinos de qualidade, dominantes do continente fazem 10 ou mais anos.

Meu intuito aqui é discutir não só jogadores, elencos legais, times menores com bons trabalhos e jogos. É analisar a liga mais forte do continente. É muito importante pra basearmos o futuro do NBB que por questões de $ tem tudo pra assumir esse posto nos próximos 5 anos.

Esse ano a Liga Nacional não terá descenso, ou seja, investimentos serão mais baixos e os clubes estão sendo "instruídos" a investir em infraestrutura.

Houve saídas em massa (Osimani, Matrix Espinoza e Laprovittola no NBB), estrangeiros indo pra outros mercados (Porto Rico, México e até Brasil) e alguns jogadores pegando o avião pra ACB (Pipa e Mata por exemplo).

Mesmo assim, tem muita coisa boa.


Paolo Quinteros ficará no Regatas mais um ano.
Boccia que teve ótima temporada e tá na seleção foi pro Peñarol...
Cantero tá no Sionista de Paraná, um dos times mais bacanas de fora do eixo.
Obras deu uma baixada no $, mas tem ainda Tyler Field e uma gurizada nova.
Destaco ainda o bom time do Lanús ano passado e também o Sepo Ginóbili de técnico do Estudiantes BB.


Espero que o pessoal se interesse e contribua.

Abraços!

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Qui Ago 22, 2013 11:05 pm
por Raoni_19
Patricio Prato, nuevo fichaje de Boca

Bases: Luis Cequeira y Lucas Faggiano.

Escoltas: Selem Safar.

Aleros: Federico Aguerre, Patricio Prato, Lucas Gargallo (Juvenil) y Rodrigo Funes (J).

Internos: John De Groat, Marcos Delía (U23), Alejandro Diez y Facundo Vallejos (J)
Bom, não sei se não querem trocar ideia do argentino, mas tentarei continuar o lance.

Prato fez ótima temporada no Lanús, assim como Boccia. Pra mim a dupla de alas era tão importante quanto Laprovittola e o Battle. Ótimo reforço pro Boca e o Lanús vai perdendo força (Boccia fechou com o Peñarol).

O cara jogou em 5-6 times da Itália, tem muita experiência e é sólido. Tem 1,95m e jogou na seleção em alguns torneios.

Na Itália, rolou Air Avellino, Cantú, Virtus Bologna, ou seja, times de renome.
Em 195 jogos na Lega A, 7,5 ppg de média.

De 2004 até 2009 teve cinco boas temporadas. Uma delas na Legadue!
8,5 ppg no Air Avellino, depois 12,5 ppg também no Air Avellino, aí 11 ppg na Legadue (Rieti), 8,5 ppg no Solsonica Rieti e 8,2 ppg no Cantú.

Depois em 2009 já perdendo espaço, voltou pra Legadue (Imola) e fez três temporadas dignas.
18, 13 e 13 ppg.

Quanto ao time do Boca, forte:

Cequeira, Faggiano, De Groat, Diez, Delia, Safar e Aguerre. Além do Prato...
Dá uma rotação de 9 jogadores sólidas com a adição de mais dois estrangeiros.

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Sex Ago 23, 2013 12:15 am
por Mellinari
Boa Raoni!

Mesmo com a má fase financeira o basquete argentino continua forte, outro nível né. E outra, a consciência que os caras tem é foda, viram que a maré não é das melhores e uma renovação no basquete do país como um todo vai inevitavelmente ter que acontecer e aumentaram o investimento em infraestrutura. Outra visão de como administrar a coisa toda.... justamente o contrário do que acontece aqui, rs.

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Sex Ago 23, 2013 8:14 pm
por Henry
Quando começa cara ?!

Tem as datas ?

Buscarei acompanhar pq vale a pena demais

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Sex Ago 23, 2013 11:23 pm
por Raoni_19
Thierry Henry escreveu:Quando começa cara ?!

Tem as datas ?

Buscarei acompanhar pq vale a pena demais
Como as ligas latinas, começa em outubro. Calendário padrão europeu!
Não sei o dia exato...

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Dom Ago 25, 2013 2:52 pm
por Raoni_19
Os argentinos?

A armação parecia caso morto sem Prigioni. Em dois anos resolveram tudo... Laprovittola conduz o pace, Campazzo é a quebra do tempo com picardia e muita qualidade o JM Fernandez é aquele armador cerebral alto que tanto nos falta, conformando dupla armação com Campazzo quando precisa. Saída genial do Lamas!

O resto do time eles conseguiram achar soluções "underdogs pra geração olímpica". Tudo com sua devida proporção, mas estilos bem parecidos.

Escolta? Já acharam o novo Paolo Quinteros ou Antonio Porta no bom chutador Safar. Tem bola de fora garantida. De titular tem o Delfino que será o star como foi Manu...
Ala? O Nocioni não anda presente faz tempo, primeiro acharam o Sandes, depois o Pancho Jasen quebrou nessa função no Mundial 2010 (nos eliminou com ótima atuação) e agora o Mata assumirá esse role. Ainda mais indo pro Cajasol e evoluindo na ACB.
Scola segue, então não tem galho. Mas já acharam o polivalente que fazia o papel do Hermann que é o Mainoldi.
Pivô trombador que mete bola e lance livre? Wolkowisky já era, entra o Pipa.
E tão trabalhando entre o Delia e o Bortolin pra tirar um pivô realmente alto que tenha qualidade de passe e leitura pelos cortes de fundo como era o Oberto.
Fim do meu post no tópico da seleção!
Então sem descenso e com vários jogadores indo pra Europa teremos uma Liga com mais jovens ainda.

Quem pode se destacar?
Quem vocês acham que vai roubar lugar e chegar nessa seleção?


Eu sempre fico de olho no Nocedal. Sempre se falou muito bem dele... Não abandono nunca.
1,95m, quem sabe quando o Boccia for perdendo espaço pela idade não seja a hora dele.
Jogará no Estudiantes (BB), última temporada esteve no Boca Juniors com apenas 4 ppg.

Aí ainda tem Sebastian Vega e Juan Vaulet que são alas de 1,99m que poderão ajudar no futuro também...

Diego Gerbaudo ainda é um cara que eu tenho fé. Surgiu muito bem no Atenas, aí foi pro 9 de Julio ganhar minutos e em duas temporadas teve 10 ppg e 9 ppg. Agora o armador vai pro Estudiantes (BB). Vai ser legal assistir ele e Nocedal...

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Ter Ago 27, 2013 1:59 am
por Raoni_19
Quimsa dio el salto inicial a su preparación de cara al la temporada 2013/14 de la Liga Nacional de Básquet, certamen que espera tenerlo como protagonista.

Sin sus extranjeros Jimmy Baxter y Darán Phillip, quienes arribarán a Santiago en unos días, el plantel de nacionales comenzó el trabajo. Entre ellos Jonathan Treise, Christian Schoppler, Fernando Funes, Sebastián Vega, Matías Sandes, Damián Tintorelli, Gonzalo Gorostiaga, Gabriel Deck y un nutrido grupo de juveniles.
Outro bom time. Várias figuras do cenário doméstico...

Treise é pra mim o melhor armador argentino fora dos processos de seleção (tirando o Juanpi Figueroa). Pra mim é mais que o próprio Cequeira que jogou o Mundial 2010. Mais que o Cantero que foi usado na seleção também... São muitas temporadas com 10-15 ppg em Liga Argentina, Liga Sul-Americana e Liga das Américas. Queria muito ver ele na seleção, mas a concorrência é muito forte mesmo. Ainda mais nessa posição!

Sandes e Vega são jogadores de muita utilidade nessa 3. Fazem falta na nossa seleção por exemplo. Sandes pra mim foi muito útil repondo o Nocioni até o Pancho Jasen e o Marcos Mata estarem 100% aptos ao posto. É um jogador com rodagem internacional... Jogou ACB pelo Fuenlabrada (3 temporadas), Ford Burgos na LEB também e tudo mais.
Vem de boas temporadas no Sionista (12 ppg na melhor) e teve bons torneios na seleção Argentina. Inclusive 16ppg no último Pan-Americano com seleções B... É um cara do nível do Arthur, até mais eu arriscaria pela experiência na ACB.

Vega não virou real deal, formado no Peñarol, no Boca fez seus 8ppg mas não vingou mesmo. No Quimsa ano passado fez mais ou menos essa pontuação e parece que será apenas um role player doméstico de 2,00m. Mas tem potencial, ainda tem 25 anos (1988).

Tintorelli é um Alírio/Tiagão da vida. Sempre em times bons dando seus minutos de paulada e tal. Alguma bolinha também.
O Deck é um cara que se tem muita esperança, ficar de olho. É um ala 3 de 2,00m... No Mundial U19 fez 7ppg, mas no U17 tinha feito 22ppg. É um cara cotado até pra Europa/NBA. Fez 18 anos, deve ser a primeira temporada com minutos reais, até porque não haverá descenso.


Esse time ainda tem dois jogadores que terão a chance da vida. Schoppler é um armador famoso no TNA (segunda divisão). Ano passado jogou no Unión Progresista e fez 9ppg, ou seja, ganhará sua primeira chance em time grande, perto dos 30 anos. Será um backup de qualidade...

O Funes tem 30 anos, jogou a vida toda em time pequeno e com bons números (10ppg no Lanús, 17ppg no Central Gualeyguachu, 11 e 9 ppg no Gimnasia Indalo e 12ppg no Argentino de Junín). Também será sua primeira experiência num time tradicional, escolta de 1,92m.

Os estrangeiros são bons também: Phillip é um PF com rodagem na ACB (6 ppg no Zaragoza) e LEB (12ppg no Ford Burgos) e bons números em Porto Rico (12 e 15 ppg entre Quebradillas e Atlético San Germán) além de 19 ppg na Liga Argentina no Unión Progresista.

O Baxter é um escolta de 1,93m, jogou o Asia Basket pela Jordânia com 15ppg, já fez 15ppg pelo próprio Quimsa e também na Venezuela e Alemanha.
Já jogou no Besiktas (15 ppg em Eurocup e 17 ppg na liga turca), 13 ppg na liga de Israel num time pequeno (Elizur) e 16 e 13 ppg na liga grega pelo Ikaros. Na França teve duas passagens, uma ruim (apenas três jogos) e uma boa 17 ppg no Bourg. Jogou uma Eurocup pelo Krka (9ppg) e 11 ppg pelo mesmo time na Liga Adriática. É esse tipo de estrangeiro que falta no Brasil, com rodagem. Mesmo sem NBA, tem números e solidez em ligas fortes (Adriática, Israel, Turquia e Grécia) e números fortes em continentais de clubes/seleções.

Enfim, outro time legal de se ver.

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Ter Ago 27, 2013 7:02 pm
por Henry
Belo texto, Raoni !


Hermann tá atuando na Argentina ?


E Sucatzky voltou também ? Vai aposentar nunca ? rsrsrsrrss

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Qui Ago 29, 2013 2:22 am
por Raoni_19
Thierry Henry escreveu:Belo texto, Raoni !


Hermann tá atuando na Argentina ?


E Sucatzky voltou também ? Vai aposentar nunca ? rsrsrsrrss
Hermann tá no Atenas de Córdoba.

É um time muito bom por causa de uma trinca forte de experimentados jogadores.
Hermann, James Williams (americano que sempre comento aqui) e o Gregory Lewis, outro bom americano que vem de 17 ppg no La Unión.
Williams é um Battle mais high-flyer e ágil. Um pouco menos sólido apenas... Fez 13 ppg + 8 rebotes no Atenas em 10-11 e depois se firmou no Quimsa com boas temporadas beirando 10 pontos, 7 rebotes.


Ainda tem o Bruno Labaque e o Matías Lescano, dois veteranos de boa trajetória (Lescano fez 10-11 ppg nas últimas três temporadas pelo Atenas) e Labaque é ídolo máximo no clube. Sempre beirando 9-12 pontos também. Ambos jogaram na Itália e na Espanha.

Alexis Elsener ex Obras é um dos jovens. Bom jogador! O Atenas fez bem pra ele, de 6,5ppg passou pra 9,5 com mais tempo e protagonismo.

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Qui Ago 29, 2013 2:24 am
por Raoni_19
Falar um pouco do Regatas também, atual campeão.

Kammerichs fora, aposentado.
Mas Paolo Quinteros renovou, Fernando Martina foi contratado, é muito útil pra rotação interna porque ajuda sempre, Pedro Calderón ficou também, Javi Martínez idem (ídolo máximo). Só o Kammerichs de baixa sentida mesmo...

Nicolás Romano fica também (ótima temporada de 9 ppg ano passado). Miguel Gerlero também é bem útil e ficou... Com dois gringos que fechem bem, é candidato sempre.

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Qui Ago 29, 2013 1:51 pm
por Henry
Eu to lendo com calma Raoni.


Agora, uma questão mais fora de jogo rsrs


Onde acho a camisa do Atenas pra comprar ?! rsrs

Do Hermann !!!!!


Eu tenho do Manu aqui #5 da Seleção, relíquia total !!!


Agora, queria do Hermann, que eu sou fã !!


Fora Oberto, Scola, Milanesio !

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Qui Ago 29, 2013 1:56 pm
por Henry
Marcelo Milanesio - Atenas


Época boa de jogos no Sulamericano que Atenas levava tudo rsrrssrsrs

Imagem

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Qui Ago 29, 2013 5:16 pm
por Raoni_19
Acho que só indo em Córdoba meu.
Eu fui uma vez e me esqueci de comprar, bem burro.
Mas tenho muitas coisas do IACC (Instituto de Córdoba). É da Série B no futebol e no basquete, mas é legal.
Até sócio do clube eu sou...

Foi numa viagem com a torcida do Inter, fomos ver Brasil x Argentina (aquele da lambreta do Damião) e levar faixas de protesto contra o Ricardo Teixeira. Colamos junto com a barra da Argentina (que é do Independiente, IACC e outros times, as Hinchadas Unidas Argentinas). Vimos o jogo no meio deles, com os líderes que nos receberam e com as faixas do Rio Grande do Sul e Inter no meio. Aí os caras do IACC me associaram ao clube... eu e o chefe da barra do Inter.
Tenho a carteira até hoje. Eles sempre me convidam pra ir lá ver jogo.

Da próxima vez que eu for (não garanto quando) eu trago duas do Atenas. Uma pra mim e uma pra ti, beleza?

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Qui Ago 29, 2013 7:18 pm
por Henry
Raoni_19 escreveu:Acho que só indo em Córdoba meu.
Eu fui uma vez e me esqueci de comprar, bem burro.
Mas tenho muitas coisas do IACC (Instituto de Córdoba). É da Série B no futebol e no basquete, mas é legal.
Até sócio do clube eu sou...

Foi numa viagem com a torcida do Inter, fomos ver Brasil x Argentina (aquele da lambreta do Damião) e levar faixas de protesto contra o Ricardo Teixeira. Colamos junto com a barra da Argentina (que é do Independiente, IACC e outros times, as Hinchadas Unidas Argentinas). Vimos o jogo no meio deles, com os líderes que nos receberam e com as faixas do Rio Grande do Sul e Inter no meio. Aí os caras do IACC me associaram ao clube... eu e o chefe da barra do Inter.
Tenho a carteira até hoje. Eles sempre me convidam pra ir lá ver jogo.

Da próxima vez que eu for (não garanto quando) eu trago duas do Atenas. Uma pra mim e uma pra ti, beleza?



Valeu cara !

Quem for primeiro trás, porque está nos meus planos visitar o basquetebol argentino o mais rapido que eu puder

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Qui Ago 29, 2013 7:23 pm
por Raoni_19
Thierry Henry escreveu:
Raoni_19 escreveu:Acho que só indo em Córdoba meu.
Eu fui uma vez e me esqueci de comprar, bem burro.
Mas tenho muitas coisas do IACC (Instituto de Córdoba). É da Série B no futebol e no basquete, mas é legal.
Até sócio do clube eu sou...

Foi numa viagem com a torcida do Inter, fomos ver Brasil x Argentina (aquele da lambreta do Damião) e levar faixas de protesto contra o Ricardo Teixeira. Colamos junto com a barra da Argentina (que é do Independiente, IACC e outros times, as Hinchadas Unidas Argentinas). Vimos o jogo no meio deles, com os líderes que nos receberam e com as faixas do Rio Grande do Sul e Inter no meio. Aí os caras do IACC me associaram ao clube... eu e o chefe da barra do Inter.
Tenho a carteira até hoje. Eles sempre me convidam pra ir lá ver jogo.

Da próxima vez que eu for (não garanto quando) eu trago duas do Atenas. Uma pra mim e uma pra ti, beleza?



Valeu cara !

Quem for primeiro trás, porque está nos meus planos visitar o basquetebol argentino o mais rapido que eu puder
Pode ter certeza então! No aguardo também se tu for antes... hahaha

Quanto ao Atenas: É pra mim o time mais tradicional da Argentina. Sempre será...

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Qui Ago 29, 2013 7:47 pm
por Henry
Raoni_19 escreveu:
Thierry Henry escreveu:
Raoni_19 escreveu:Acho que só indo em Córdoba meu.
Eu fui uma vez e me esqueci de comprar, bem burro.
Mas tenho muitas coisas do IACC (Instituto de Córdoba). É da Série B no futebol e no basquete, mas é legal.
Até sócio do clube eu sou...

Foi numa viagem com a torcida do Inter, fomos ver Brasil x Argentina (aquele da lambreta do Damião) e levar faixas de protesto contra o Ricardo Teixeira. Colamos junto com a barra da Argentina (que é do Independiente, IACC e outros times, as Hinchadas Unidas Argentinas). Vimos o jogo no meio deles, com os líderes que nos receberam e com as faixas do Rio Grande do Sul e Inter no meio. Aí os caras do IACC me associaram ao clube... eu e o chefe da barra do Inter.
Tenho a carteira até hoje. Eles sempre me convidam pra ir lá ver jogo.

Da próxima vez que eu for (não garanto quando) eu trago duas do Atenas. Uma pra mim e uma pra ti, beleza?



Valeu cara !

Quem for primeiro trás, porque está nos meus planos visitar o basquetebol argentino o mais rapido que eu puder
Pode ter certeza então! No aguardo também se tu for antes... hahaha

Quanto ao Atenas: É pra mim o time mais tradicional da Argentina. Sempre será...

Já viram ??!

http://www.basquete.com.ar/


Imagem


Milanesio está lá ainda !! Auxiliar do irmão ! Os dois acima !


Títulos
Campeonatos Nacionais

Campeão (Liga Nacional de Basquete): 1987, 1988, 1990, 1991/92, 1997/98, 1998/99, 2001/02, 2002/03 e 2008/09
Campeão da Copa de Campeões: 1998 e 1999
Campeão Top Cuatro: 2003
Campeão Copa Argentina: 2008
Campeão Torneo Super 8: 2010


Torneios Internacionais
Campeão Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões: 1993 e 1994
Campeão Campeonato Pan-Americano de Clubes: 1993
Campeão Liga Sul-Americana: 1997, 1998 e 2004
Campeonatos Regionais
Campeão da Associação Cordobesa: 1949, 1950, 1951, 1952, 1954, 1955, 1956, 1957, 1959, 1974, 1981 e 1984

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Dom Out 06, 2013 12:12 pm
por Henry
Segunda Rodada:

Oct. 10, 2013 Quimsa-La Union
Oct. 9, 2013 Atenas-Regatas C.


Primeira Rodada

Atenas Oct. 12 La Union
Quimsa Oct. 12 Regatas C.
Lanus Oct. 11 Obras
Argentino Oct. 11 Wuber-Est.Ba.
Estudian.Con. Oct. 11 Olimpico LB
GECR Indalo Oct. 11 Boca Jrs
Penarol Oct. 11 Quilmes MP
Sionista Oct. 11 Libertad S.

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Dom Out 13, 2013 6:44 pm
por Raoni_19
Jogos da Segunda Rodada:

Atenas 77 x 69 no La Unión.
Gregory Lewis e James Williams fazendo uma dupla interna muito forte, 16/11 e 9/7 respectivamente. Walter Hermann com 22 pontos e Alexis Elsner com 13. 1-1 o Atenas até aqui.
La Unión perdeu as duas, Justin Keenan com 20 pontos é o destaque. Estrangeiro que jogava no Uruguay e faz seu primeiro torneio forte por aqui. Cestinha nos dois jogos, ano que vem algum brasileiro podia catar já. Se provando sólido.

Quimsa 90 x 78 no Regatas Corrientes (atual campeão).
Quimsa é da morte total, eu avisei. Jimmy Baxter 20 pontos, Darren Phillip 16/11, Matiás Sande 13 e Sebastián Vega 11/8.
Regatas com Paolo Quinteros 18 pontos, Nicolás Romano 26, Fernando Martina 15 e Miguel Gerlero 13. Precisam de um upgrade nos gringos.

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Dom Out 13, 2013 6:47 pm
por Raoni_19
Walter Baxley, outro que jogou no Uruguay ano passado, tá no Quilmes e fez 31 pontos na primeira rodada. Deve ser dos cestinhas do campeonato. Mesmo assim o clássico ficou com o Peñarol, que tá 1-0. 24 pontos do Campazzo no jogo!

Campeonato promete emoções!
Continuarei postando os destaques por aqui...

Por enquanto é isso.

Re: Liga Nacional Argentina

Enviado: Dom Out 13, 2013 8:10 pm
por Henry
Justin Keenan meteu 34-10 e 30-12 no QUIMSA E ATENAS.


24-11 no Uruguai temporada passada.

PONTOS POR JOGO

1. Keenan, La Union 27.0
2. Herrmann, Atenas 24.5
3. Quinteros, Regat. 24.0
4. Phillip, Quimsa 20.5
5. Romano, Regatas C. 20.0
6. Baxter, Quimsa 20.0
7. Martina, Regat. 16.5
8. Lewis, Atenas 15.0
9. Gonzalez, La Union 15.0
10. Elsener, Atenas 14.5
REBOTES POR JOGO

1. Keenan, La Union 11.0
2. Phillip, Quimsa 9.5
3. Lewis, Atenas 9.5
4. Martina, Regat. 9.0
5. Herrmann, Atenas 8.5
6. Williams, Atenas 7.5
7. Vega, Quimsa 6.0
8. Sandes, Quimsa 5.5
9. Hopson, Regatas C. 5.5
10. Gerlero, Regatas 5.5
ASSISTÊNCIAS POR JOGO

1. Labaque, Atenas 7.0
2. Phillip, Quimsa 4.0
3. Quinteros, Regat. 3.5
4. Hopson, Regatas C. 3.5
5. Sandes, Quimsa 3.0
6. Elsener, Atenas 3.0
7. Treise, Quimsa 2.5
8. Baxter, Quimsa 2.5
9. Gianella, La Union 2.0
10. Keenan, La Union 2.0