sonicman escreveu:Tanto o governo federal como o COB prometeram mundos e fundos pra criar um programa assim depois da escolha do Rio, mas acho que a omissão posterior era algo previsível, o que é realmente lamentável. Acredito que podemos ter surpresas esse ano (o Everaldo Marques sempre comentava o quanto o boxe amador e o remo/canoagem vinham crescendo no Brasil sem ninguém prestar atenção), mas confesso que vou ficar surpreso se o Brasil for muito além de 2008.
sonicman escreveu:O modelo americano está a anos luz do nosso, chega a ser cruel fazer comparações, mas enfim...
O USOC (comitê olímpico dos EUA) tem, por lei, seu status de entidade patriótica dos EUA reconhecido, garantido seu monopólio como entidade privada única com poder de representar o esporte norte-americano. No entanto, o USOC não recebe NADA em dinheiro do governo norte-americano, nem mesmo em isenções fiscais. TODAS as suas verbas são arrecadadas do setor privado, por meio de doações e patrocínios. O USOC tem contratos de patrocínio com todas as empresas que você pode imaginar (Coca, McDonalds, VISA, etc.), e, além disso, tem contrato de exclusividade pra transmissão dos seus eventos com a NBC, e contratos de fornecimento de vestuário com a Nike e com a Ralph Lauren. Nada impede, porém, que qualquer pessoa doe uma graninha pro USOC pra fins de caridade e patriotismo. Com base nisso, o USOC construiu um império, com centros de treinamento de excelência espalhados pelos EUA, sendo o principal sediado em Colorado Springs. Assim fica fácil montar times fortes em TODOS os esportes, e garantir aos amadores todas as condições necessárias pra levarem uma vida confortável no esporte.
oh q o c
Outra coisa notável é que as Confederações trabalham MUITO mais próximas do Comitê lá, sem brigas idiotas por verbas e tentativas de se perpetuar no poder. Não tem ninguém na USA Basketball querendo ficar 20 anos no poder sem fazer nada, por exemplo. Há uma grande coordenação pra que as Confederações tenham acesso às melhores instalações ao redor de todo o país, pra que os talentos sejam identificados e desenvolvidos desde muito cedo (em esportes como a ginástica, isso é fundamental).
Por fim, inegável o papel das universidades, que também tem costumam ter instalações fantásticas e muitas vezes servem como base pro treinamento dos atletas nos intervalos dos períodos olímpicos.
Agora que eu vi esses posts e concordo 100%. Nos EUA mesmo qdo nao tem CT de pequeno a medio porte tem lugar e estrutura para treinar, qualquer esporte q vc queira. No Brasil eh dificil encontrar um lugar pra treinar, digamos tiro esportivo. Ainda mais se vc mora fora do Eixo Rio - SP. Vamos imaginar um cara q nasceu com tem talento pra um esporte nao tradicional no Brasil como o wrestling, arco e flecha, ou levantamento de peso, soh q o cara nasceu em Rio Branco, AC. Mesmo se tiver o milagre de descobrir o esporte, nao tera lugar onde treinar nem na sua cidade, nem no seu estado, e nem na sua regiao. Isso eh no minimo ridiculo.
O Carlos Nuzman vive falando do CT do Time Brasil a ser inaugurado no Rio e ultimamente vem falando de CTs espalhados pelo Brasil. Fica falando q o Maria Lenk q hj tb eh CT do TKD e Levantamento de Peso e o Velodromo q hj eh CT do ciclismo e ginastica sao de alto nivel e tdo mais. Ate concordo mas deveria haver uns 10+ CTs desse espalhados pelo Brasil alem de um central de grande porte no Rio mesmo.
Alem de trabalhar a base tb tem q haver mais competicoes nacionais de alto nivel. Nos EUA tem o NCAA, no Brasil podia haver uma competicao nacional entre clubes em varios esportes. Como exemplo natacao, judo, e ginastica no Brasil soh tem 2-3 competicoes por ano. Nos EUA e na NCAA sao varias competicoes, incluindo meetings onde eh uma escola contra a outra q conta pontos para a competicao final. E sempre ha aquela rivalidade, como Auburn x Florida q sempre rola um clima de competitividade e ajuda os atletas a se prepararem psicologicamente tb.
Uma coisa q eu sempre achei interessante eh ver de onde sao os times da Liga profissional "A" de volei, futebol, e agora basquete (jah q esse tah ficando mais ou menos profissional com a NBB). Ver um time do Norte, Nordeste, ou Centro Oeste eh algo raro. Digo q 70-80% das equipes sao do Sul-Sudeste do pais. Nao vou nem falar da liga de handebol q eh praticamente uma liga paulista e a liga de polo aquatico q eh uma liga Rio-SP. A liga de futsal tb eh praticamente liga sul-sudeste. Eu sei q isso eh um problema muito maior do q soh o COB, mas eh algo q eu sempre achei bem interessante. Para os esportes realmente crescerem no Brasil, tem q ser investido em outros locais e regioes. Gostei muito do time de Fortaleza entrar no NBB esse ano mas vamos ver como eles vao se sair.
sonicman escreveu:Pro Aranha:
http://www.smh.com.au/olympics/news-lon ... 22v65.html
Isso vem principalmente da Alemanha Oriental, que tinha um programa sofisticadíssimo de doping para a época. Existem indícios sólidos de que a China seguiu a tradição, e de que a Coreia do Norte também implementou um programa semelhante, como, por exemplo, o time de futebol feminino todo deles testar positivo pra esteroides ano passado.
No resto do mundo, o doping é uma prática efetivamente banal, mas, em geral fica na responsabilidade do próprio atleta, que procura um médico pra conduzir os procedimentos. Poucos são os times que se envolvem nessa operação, pelo risco de serem pegos e se foderem - bom exemplo é o caso Festina.
Interessante, mas isso nao prova nada sobre essa chinesa dos 400 medley. Eu sempre achei q o Michael Phelps era dopado pq o cara nadar uns 400 medley e voltar 20 minutos depois e quebrar um recorde mundial nao eh normal. Inclusive tinho amigos nadadores brasileiros e americanos q tb achavam a mesma coisa na epoca. Particulamente eu acho q a chinesa eh dopada. 16 anos fazendo esses tempos tb nao eh normal, principalmente qdo os tempos antigos dela nao chagavam nem perto disso.
O Brasil tem uma qualidade impressionante nos seus jogadores. Talvez, eu possa dizer que tem a melhor qualidade e a quantidade de jogadores, depois dos EUA - Ruben Magnano, eu concordo, soh falta ter a visao dos dirigentes para dar a estrutura e trabalhar na base.