Entrevista exclusiva: Demétrius, o técnico do novo Limeira

Entrevista exclusiva: Demétrius, o técnico do novo Limeira

No sábado, em Uberlândia, durante o campeonato de enterradas do NBB 2, falei com Demétrius que além de assistir, se preparava para o confronto dos veteranos. Ele nos falou um pouco sobre a retomada do basquete limeirense, o planejamento e como se preparou para a função que vai exercer.

Depois de um ano fora, Limeira estará de volta ao basquete nacional. Ainda com Cássio Roque? O que mudou do ano passado para esse para que vocês pudessem voltar?

O Cássio sempre esteve no comando e na iniciativa da montagem da equipe de Limeira. Houve alguns problemas financeiros no ano passado quando não conseguimos contar com muita ajuda de empresas e tivemos de ficar afastados por um ano. Agora nós estamos voltando em cima de um projeto aprovado em Brasília de lei de incentivo e isso fortaleceu mais a nossa volta, com o Cássio tomando a frente disso e o pessoal da cidade ta super empolgado com essa volta.

E você como treinador?

Isso. Eu fico com o juvenil até o final do ano e aí assumo o adulto. Quando assumir, vou trazer um assistente para mim no profissional e ele vai ficar responsável pelo time juvenil.

Como você se preparou para isso?

Olha, eu já venho me preparando há anos. Quando jogava eu já tinha o perfil, mais como armador, de leitura de jogo, liderança, então eu vou tentar fazer um pouco do que eu fazia como jogador, agora como técnico. Fiquei um ano e meio como assistente técnico do Zanon e agora to tendo essa oportunidade. Estou estudando bastante, estive recentemente nos Estados Unidos pra dar uma estudada no basquete de lá, passei em alguns clubes aqui no Brasil fazendo treinamentos, clínicas. Então a gente acaba tendo que ter, não apenas o conhecimento de jogador, mas conhecimento como técnico pra gente sempre evoluir agora nessa nova carreira.

Seu estilo, como jogador, ficou marcado pela valorização da posse de bola, uma dedicação defensiva. Vai ser esse estilo que vai adotar também como treinador?

É, isso vai ser uma das características das defesas que eu dirigir: uma defesa forte. O basquete mundial pede por isso, trabalha pra isso. E a valorização, o jogador saber o momento certo de decidir, lógico que respeitando a liberdade, dando valor também a individualidade, mas medindo o momento certo da decisão e quanto mais você ficar com a bola e trabalhar com o companheiro, maior vai ser o retorno. Eu acho que a gente tem que aprender a jogar desse jeito, é um tipo europeu, jogo também da escola argentina, mas sem tirar a individualidade do jogador brasileiro.

Quem acompanha o trabalho que o Cássio Roque tem feito em Limeira sempre destaca a seriedade que tem em relação aos compromissos longo prazo, certo planejamento pra cumprir as questões de ordem, mas também sabe que ele não monta times que entram apenas pra participar. Já começou a montagem dessa equipe?

Eu tenho feito alguns contatos já nesse sentido, só que hoje, ainda é muito cedo pra falar. Agora a gente sabe que vai voltar, tá decidido. Agora, o time que vamos montar, vai depender de nossa arrecadação financeira. Mas acredito que já tem investimento entrando e que a gente vai poder montar um time que vai brigar por grandes posições.

Foto: CBB


Gostou? Então compartilhe o post!

  • Twitter
  • Facebook
  • Google Buzz
  • Orkut
  • del.icio.us
  • Blogger
  • Digg
  • email
  • Google Reader
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • StumbleUpon
  • Tumblr

13 Respostas para “Entrevista exclusiva: Demétrius, o técnico do novo Limeira”

  1. Fico feliz com essa notícia, torço muito pelo Dema.
    Boa sorte. =)

  2. Voltaremos com força total.

  3. A winfernais apoia o Demetruis com certeza

  4. Boa Dema!!! Muito boa a entrevista Guilherme! A volta será importante para a cidade que amarga a morte do esporte local. Internacional, campeã paulista de futebol em 1986 e Independente FC estão na 4ª divisao do futebol paulista. O basquete que trazia alegria e movimentaçao pra cidade ganhou muuuuuito respeito nessa paralização, pois a população aprendeu a valorizar quando sentiu falta. Com certeza o Cassio e o Dema terão muito apoio nessa nova jornada!

  5. Demetrius, parabens, fico muito feliz em te-lo conosco. com certeza teremos uma jornada vitoriosa. confiamos e te4 apoiamos muito.

    Quanto ao Cassio, pessoa maravilhosa e ser humano impar, na sua competencia, capacidade e humildade.A cidade toda com certeza lhe agradece muito por tudo o que o senhor faz por todos nós no esporte, em si representado pelo Basquete.

    ua equipe….., bem, essa aguardamos com ansiedade profunda.

    para bens a voces e novamnte, Obrigado,

  6. Fico muito decepcionado que um futuro profissional do basquete não tem nem faculdade de Educação Fisica e nem é credenciado pelo Conselho Regional de Educação Física para atuar neste papel.
    Agora a formação é empirica, assistir muitos jogos, ter jogado em time profissional, e trabalhar os aspectos metodológicos, fisiológicos e cinesiológicos fica mesmo….fica como mesmo????
    Não fica né…só com muito estudo é que se torna um profissional completo.
    Mas a culpa não é só dele, é de quem admite e quem permite que técnicos não qualificados teoricamente/tecnicamente e na prática possam sentar nos bancos de reserva e atuar na profissão sem credenciamento especifico.
    é o nosso Brasil mesmo!!! uma piada!!!

  7. Fico muito decepcionado com o tal do mau informado “RAME ANTONIO” pois pelo que foi consultado e confirmado(pelo próprio técnico), é que o Demétrius realmente não é formado em Educação Física, mas tem sim o credenciamento do Conselho Regional de Educação Física na área de Basquete. Convenhamos gente, uma atleta como ele foi, dispensamos comentários …Boa sorte Demétrius !

  8. E ai Encrenca e Eloy, o Fantasmão Santista de Limeira Voltou, agora saiam de baixo, olelê, olálá, Limeira vem ai com Demetrius e companhia o bicho vai pegar.
    Espero a Macacada de limeira dia 12 para fazer aquele dia festivo, pois a Phoenix, renasce das cinzas, aos amigos FETO, Dú, Dtr., Denis e para você Douglas se mexa um pouquinho, você está gordinho igual ao meu Miquinha e precisam se mexer.

    SDS.,
    Winfernarianas, do Fantasma Santista.

  9. Cansei de dar “ibope” a polemicas, mas deixo uma informação aos próximos que se depararem com o comentário um pouco acima … O DEMETRIUS TEM A CREDENCIAL SIM E LIMEIRA ESTÁ DE VOLTA!

  10. Sinto profunda tristeza que esse tal de Rame Antonio, que na realidade é ela, venha a se estabelcer de forma tão covarde quanto as suas malfadadas aplicações escritas em face do demetrius.
    Se perdemos oportunidade na vida minha senhora, a culpa geralmente é nossa pela pratica de possíveis atos que levem ou tenham levado a isso. Mas torna-se totalmente inadmissivel e covarde, sua formalização de inespressivos termos e ótica de um assunto que V. Sª., não tem a mínima capacidade de entendimento, embora de alguma forma vivencie isso. Temos, e quando digo isso falo em nome de toda uma legião de pessoas que
    acompanham o dia a dia do basquete, e em espcial em Limeira, e com certeza a melhor felicidade hoje para todos é o Demétrius assumir o nosso Basquete, pois é um ser humano espcial, e temos muito orgulho disso. Não seja frustada em seus pensamentos, porque como pessoa por certo o é. As suas malfadadas expressões, por certo com o tempo e os resultados lhe responderemos. Enquanto a tí com certeza somente lhe restará o obvio, a frustração do não saber e não ter o mínimo senso de respeito com as pessoas. mantenha-se acolhida pela sua insignificancia, porque o mundo não tem a minima vontade de viver com seres humanos assim. E para finalizar podemos dizer que somos extremante felizes, e a senhora, não tem a minima noção do que é isso. Boa Tarde e até nunca mais.

  11. KKKKKKKKKKKKKKKKK, o time ainda nem esta em quadra e o bixo ja ta pegando. Se segura macacada pois qdo o time entrar em quadra ai sim o bixo vai pegar mais ainda.

    ” MEU DEUS COMO A INVEJA MATA “.

  12. bacana a entrevista mas uma ediçao no texto n faria mal… to tendo, ta animado…

  13. [...] do NBB, Demétrius, ex-assistente técnico de Luiz Augusto Zanon no Winner/Limeira, afirmou, em entrevista ao site Draft Brasil, que seria o técnico do time em seu retorno, na temporada 2010-11. Cássio Roque, mantenedor da [...]

Deixe um Comentário

Você pode usar as seguintes tags XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>