Cenários para armação do selecionado nacional e o recado de Moncho, por Henrique Gonçalves
O técnico Moncho Monsalve convocou a Seleção Masculina Adulta, que jogará em Porto Rico para tentar avançar ao Mundial da Turquia, em 2010.
Podemos considerar que a lista de Moncho trouxe uma novidade. Vamos à Copa América com apenas um armador principal. Duda e Leandrinho, possíveis armadores nos momentos em que Huertas não estiver na quadra, não são armadores natos e tem vocação para definir jogadas e não organizá-las.
Muito tem se falado sobre a convocação, discutindo nomes, os faltosos ou os incluídos. Porém, isso perde o foco da discussão, que deveria ser, o que de fato vamos mostrar em Porto Rico com este elenco. A discussão dos nomes se encerra no momento em que Moncho convocou a Seleção, ainda em terras portuguesas. Naquele exato momento, as possibilidades do nosso selecionado estavam nos ombros dos 20 nomes que a Comissão Ténica escolheu.
A principal falha, ao meu ver, é que abriremos mão da possibilidade de termos uma dupla armação na quadra. “Artificio” que vem sendo utilizado por muitas equipes mundo à fora e que tem facilitado as ações ofensivas da equipe e por que não, defensivas, com a maior velocidade dos armadores para recuperação na defesa.
Desta forma, nós vamos analisar alguns cenários pertinentes, para que não tenhamos surpresas desagradáveis como em outros momentos recentes do nosso basquetebol.
Cenário 1: Huertas participa de uma média de 32-35 minutos por jogo na Copa América.
Neste cenário, Duda ou Leandrinho fariam muito pouco tempo de armação e possivelmente não teríamos problema com quem for o condutor por 1 ou 2 minutos, no máximo, por período. Logo, Huertas poderia sentar no banco, analisar a partida, falar com Moncho e auxiliares, evidentemente descansar e retornar para o jogo novo.
Cenário 2: Huertas partipa de uma média de 26-28 minutos por jogo na Copa América.
Neste segundo cenário, Duda e Leandrinho terão que revezar mais na armação. Ficou claro no jogo contra o Uruguai, no Rio de Janeiro, que se a marcação dobrar sobre Duda levando a bola, teremos problemas. Se for mais ou menos um minuto por período, talvez a equipe adversária não consiga fazer os ajustes necessário. Porém com a utilização dele por mais tempo na quadra, com o atleta brasileiro sendo pressionado constantemente, a idéia não agrada. Fora que, Leandrinho quando precisou conduzir a bola e organizar o jogo na seleção, teve poucos bons momentos.
Huertas jogando menos de 30 minutos por jogo, com a nossa armação ficando a cargo dos definidores por 4 minutos por período, pode ser o começo de muitos problemas para nossa organização de jogo.
Cenário 3: Huertas carregado de faltas na partida.
Com Huertas enfrentando problemas de faltas teríamos o nosso segundo pior cenário possível. Sendo no começo do jogo, perderemos nosso condutor por boa parte da partida. Um ausência do armador por 20 minutos no jogo, poderá enterrar o sistema ofensivo de vez e logo colocar uma pá de cal em jogos complicados como contra Argentina ou Porto Rico.
Poderá ser trágico para transição e a leitura de jogo. Com Duda e Leandrinho tendo que executar outra função por muitos minutos, não só perdemos Huertas, como perderemos o potencial de ambos para definir, uma vez que estarão, ao menos um deles, fazendo outra tarefa na quadra. Se por 3,4 minutos por período já teríamos problemas, por 15-20 minutos seguidos, acredito que a tarefa da armação terá mesmo de ficar com Duda e este teria de mudar radicalmente a maneira de jogar. “Vícios” como os de arremessar de três na transição, excesso de dribles sem agredir a defesa adversária, erros de bandeja nos contra-ataques, precipitação de arremessos (vários deles desequilibrados) não poderão acontecer de forma alguma.
Logo, o tempo excessivo sem poder contar com Huertas colocará em xeque a opção de não ter levado nenhum outro armador para o torneio continental. E neste cenário está nosso maior medo. A possibilidade de a equipe ficar perdida em quadra, sem ter uma boa sequência de ataques, com os atletas perdendo a concentração e começando aquele desespero que estamos acostumados…
E, convenhamos, este cenário será explorado pelos adversários. A partir do momento que Moncho oficializou a lista nacional, ele também deixou escancarado para qualquer técnico adversário: Criem problemas para Huertas, carregue ele de faltas e o Brasil não terá um armador nato para levar o jogo. Esta mensagem “subliminar” na convocação é temerosa e acredito mesmo que os técnicos vão mandar que os armadores criem todas as situações sobre Huertas para coletar duas faltas com a maior velocidade possível.
Cenário 4: Huertas fora de um jogo ou do torneio por lesão.
(Batamos na madeira 3 vezes cada, por favor). Este cenário é catastrófico! Temos que estar preparados para o que fazer se não tivermos Huertas durante o Torneio. É evidente que ninguem quer vire realidade. Porém é bom questionarmos: E se Huertas não estiver apto?
A tendência sem Huertas é Leandrinho ter que fazer a armação por mais 20-25 minutos, caso realmente Duda não consiga armar, e Diego entrar na quadra para fazer o papel que Leandrinho faria. A convocação de Diego só pode ser entendida como a possibilidade dele atuando, ainda que por alguns minutos apenas, ao lado de Leandrinho. Duda e Diego na quadra juntos, não é uma situação confortável para nós. Porém temos que encarar como possível esse cenário, pois com um desfalque de Huertas, é certo que os dois dividirão por minutos o nosso perímetro.
______
Esses 4 cenários são possibilidades reais. As análises foram feitas somente para tentarmos entender o que poderá acontecer com nossa Seleção e qual foi o pensamento do técnico ao abdicar de outro armador na convocação. Se os nomes dos testados e pelo visto, não aprovados por Moncho são discutivéis, isso é natural e sempre vai acontecer. Cada um tem atletas de sua preferência e confiança. Porém, muito mais importante do que isso, é que fica claro que estamos em falta na preparação de nossos armadores.
Existe uma lacuna de qualidade na armação para a Seleção. Não conseguimos levar para um torneio de importância monstruosa para nós, dois organizadores. Ficamos refém do talentoso Huertas ?
Se sim, poderemos ter um futuro sombrio caso Huertas não esteja apto para os próximos torneios, entre eles o Mundial, se avançarmos na Copa América. E com isso temos várias dúvidas plausíveis:
- Será que até 2010 acharemos outro armador para o grupo ?
- Será que em um ano as deficiências de Fúlvio, Luiz Felipe e outros que foram reprovados hoje serão sanadas ?
- Será que o nome de Fernando Penna será lembrado para possíveis testes no selecionado nacional? Uma vez que são feitos tantos testes com tantos atletas.
- Por que não testar um armador mais experiente na Seleção ?
- Colocaremos nos ombros de um garoto de 17 anos, Raulzinho, todas nossas esperanças e expectativas para ser uma possibilidade na armação da Seleção ? Mesmo que com isso tenhamos que queimar várias etapas na sua formação ?
Enfim, essas e várias outras dúvidas chegaram com a lista de Moncho. O artigo contempla somente a armação por entender que as outras posições estão bem servidas e possivelmente é o que temos de melhor. Logo, a armação, não somente para este torneio, mas também para os torneios de um futuro próximo, é realmente a posição mais preocupante. Hoje, temos somente um armador apto no basquetebol nacional para servir a Seleção. Este recado de Moncho é mais mais profundo e devastador do que poderíamos imaginar.

Aug 15th, 2009 at 13:07
Análise perfeita, completa, irretocável. Nada a acrescentar.
Sds.
Aug 15th, 2009 at 13:27
Todas as análises foram feitas pensando no Huertas como jogador top e 100% em todas os jogos. Espero estar enganado, mas já vimos em outras competições que o Huertas não é um jogador que tem uma constância de seu nível de jogo. Em um jogo ele está ótimo e em outro jogo ele pode estar abaixo do que ele pode oferecer. Além do receio dele sofrer com lesão ou se carregar de faltas tem esse outro problema. Volto a dizer, essa coisa de levar jogadores versáteis é uma ótima mas quando os jogadores são realmente versáteis. Dizer que Duda é versátil é brincadeira né!?
Aug 15th, 2009 at 13:35
Caro Jdinis, obrigado pelo elogio ao texto. Abraço.
Aug 15th, 2009 at 13:42
Caro Glauco, eu mesmo sou um crítico do jogo do Huertas. Mas a idéia foi mesmo imaginando ele 100%. Até porque é o único condutor nosso né ? Ele terá que estar superprerado.
Sobre Duda, ele é muito contestado, mas se está fazendo mais de uma função na Seleção, podemos considera-lo como versatil, concorda ?
Esta versatilidade não quer dizer que ele será excepcional, mediano ou péssimo. É só uma constatação com fato que temos – ele poderá fazer a armação do time – e não um juízo de valor sobre sua atuação seja na lateral ou na armação.
Aug 15th, 2009 at 13:47
Fala Henrique, blz?
Concordo em tudo cara… como falaram perfeita as suas idéias
tambem pensei muito nisso nesses ultimos dias, nao vemos muita diferença técnica entre Fulvio E huertas, mas levar um cara que nao é armador, ainda longe do ideal para o nível internacional, realmente eh um fato preocupante e que certamente os nossos adversários vão explorar, pode-se ter certeza disso.
Nessa situações, o mais viável seria levar um jogador experiente, como Valtinho nao está mais afim de jogar pela seleção, temos um bom nome e quebraria um baita galho, esse jogador p/ mim seria o Helinho do Franca, como diz o Zé Boquinha, foi um jogador criado em cima da filosofia de organizar equipes dentro de quadra, ainda ja tem uma grande experiencia internacional, enfim, resumindo
Fiquei com um pé atrás depois dessa convocação do Duda
Aug 15th, 2009 at 13:48
Corrigindo a diferença técnica é entre Fulvio e Duda
Aug 15th, 2009 at 14:18
Henrique, essa questão de ser versátil tem de ser vista de outro modo. Estamos falando de seleção. Ser versátil em uma seleção, ao meu ver, é ter várias utilidades e com qualidade. Parabens pela análise que você fez e tambem por apontar algumas dúvidas que teremos no futuro em relação a nossa armação.
Grande abraço!
Aug 15th, 2009 at 14:21
Eh por esta bela análise que acho que o Moncho fez uma grqande loucura.
Concordando ou não, a comissão técnica (Neto, Diego, Raul,..) tb são responsáveis, e acredito ter sido esta a última decisão tomada por eles como responsáveis pelo time adulto.
Espero que esta bobagem de convocação tenha mostrado para todos qua há muita coisa errada no comando…..Acredito que conseguiremos a vaga. Mas para jogar o Mundial 2010 e não passar vergonha……precisa mudar MUITO, começando por esta comissão técnica que fez este absurdo de convocação.
Aug 15th, 2009 at 14:55
Gustavo, blz ?
Eu tambem sou a favor do nome do Helinho. Porém não sei como ele se encontra fisicamente. No Nacional ele teve problemas físicos né ?
Porém, hoje, não consigo ver tantos nomes. Agora é tarde, mas pro Mundial, se passarmos, deveriamos pensar sobre um armador mais experiente.
Abraço e obrigado pelos elogios.
Aug 15th, 2009 at 14:56
Glauco, agora concordo 100% com você rsrrsrrsrrsrs
Era pra ver se chegariamos no entendimento mesmo !
Normalmente tem faltado a qualidade né ? Uma pena, porque vem sobrando experiencias ne ?
Abraço !
Aug 15th, 2009 at 15:02
Marcio P tudo bom ?
Também acho que temos que rever algumas coisas até 2010. Porém acho dificil acreditar porque as novidades nas listas devem ser um ou dois nomes – adições de Nene e Paulao, por exemplo –
Porém, sobre a comissão tecnica, eu acho que os mesmos ficarão até o Mundial. Somente nao ir para o Mundial, algo que seria ridiculo, faria uma mudança na comissão né ?
Abraço !
Aug 15th, 2009 at 15:22
Só para complementar: até a foto do post está ótima. O Marcelinho parece perguntar: “então é tudo comigo?”
Aug 15th, 2009 at 15:31
O Alex chegou a jogar de armador no San Antonio Spurs, não? Quem sabe ele possa quebrar um galho. Mas é realmente lamentável a convocação, tens toda a razão.
Aug 15th, 2009 at 15:54
Esta comissão técnica é uma PIADA.
Os competentes ficaram no Brasil.
Aug 15th, 2009 at 15:56
a resposta de Moncho Monsalve a Enquete
Quem deve ser o armador reserva de Huertas na Copa América?
ninguem
que se vire sozinho…o Brasil nem precisa de armador
Aug 15th, 2009 at 17:40
Eu acredito que pelos esquemas táticos ofensivos apresentados até agora pela seleção, com muitos corta-luzes e movimentação sem bola, com pick n’roll para o “armador” no final, não será preciso de um armador de origem não, tendo um “levador de bola” já está bom, a filosofia apresentada pelo Moncho tira o peso de cima de um “general” na quadra, dando praticamente as mesmas ações pro pessoal do perímetro, agora é aguardar pra ver se dará certo.
Aug 15th, 2009 at 19:42
[...] avisou Henrique, em texto aqui publicado, não foi ontem que se definiu que não teríamos mais de um armador na competição. Henrique [...]
Aug 15th, 2009 at 19:49
Excelente análise.
Na minha opinião, Valtinho e/ou Nezinho deviam ter sido convocados…
A hipotese de o Alex ser usado como armador ja pode de antemão ser descartada?
Abraços
Aug 15th, 2009 at 20:51
O MONCHO foi muio irresponsável nessa convocação. DEUS proteja Huertas de qualquer problema físico.
Aug 15th, 2009 at 23:22
Cris
AMÉM no seu post
Aug 16th, 2009 at 11:49
CARACA CORTA O FULVIO FOI EXTREMAMENTE UMA BURRICE, PELO QUE MIDIA VINHA DIVULGANDO ELE ESTAVA CONSEGUINDO ENCONTRAR O CAMINHO DO BASQUETE, OBVIAMENTE QUE ESSE CORTE FOI TOTALMENTE ERRADO, POIS FULVIO AJUDARIA E MUITO NOSSA SELECAO.
Aug 16th, 2009 at 12:04
Caros leitores, ontem fiquei sem internet por um longo periodo. Hoje a tarde, faço questão de responder a todos que comentaram ! Um abraço.
Aug 17th, 2009 at 13:08
Respondendo a todos:
.Guilherme -> Alex levando a bola poderia até ocorrer. Mas acho que somente no cenário 1 que coloquei mesmo. Abraço !
.Leandro -> Quem são os competentes ?
.Sérgio -> Moncho teve coragem de convocar e agora, independente do resultado e maneira que jogarmos, ele terá responsabilidade total né ?
.Cris -> Gostei da sua análise. Espero que você tenha razão com ela e que isso seja feito. Assim, poderemos mesmo ter somente um armador lá em Porto Rico ! Abraço e obrigado pelo comentário.
Lucas A. Risso -> Obrigado pelo elogio e acredito que o Alex pode fazer isso por 1 ou2 minutos, logo dois ou tres ataques. Mais do que isso, eu não gostaria nem pouco !
Léo Aracaju -> Penso o mesmo sobre Deus iluminando o Huertas. Será mais doque necessário !
Thiago -> Mais sobre o Fulvio, temos outros artigo sobre ! E acho que o Fúlvio poderia ajudar um pouco. Mas, o Moncho viu que não. Na verdade, o artigo subsequente ao meu fala muito sobre isso !
Aug 17th, 2009 at 13:42
Henrique
Eu ja falei…sou agnóstico…ehehe…vou esperar para ver…e se por acaso,a estrategia de Moncho funciona?
Vai saber o que tem na cabeça esse galego teimoso…
Eu não gosto de Sergio Hernández também ,não…mais até agora sempre sirviu…fazer o qué?
Aug 17th, 2009 at 16:03
No lugar de Neto, temos aquele treinador da ncaa,que era tecnico da nossa seleção da universíade. Temos o tecnico do Paulistano,Flavio davis,Guerrinha,Zanon.
E pra mim Velho por Velho, sou mais o Hélio Rubens.
Aug 17th, 2009 at 17:05
Sérgio, também acho que Deus tem coisas mais importantes para fazer rssr
Mas poderia dar uma forcinha pra nos ,estamos precisando hehehehehhehe
Na pior das hipoteses e nao escrevi pois nao lembrei, sera mesmo Alex levando a bola.
Espero que o Huertas faça seu melhor torneio com a Seleção. Mas, nao me surpreendo se enfiarem o time todo pra corta-lo o tempo inteiro e ele caindo em faltas. Pra mim, este é o risco assumido.
E se isso acontecer, a culpa nao é do atleta. Afinal, ele está na mira do pessoal todo.
Hernadez é superior ao pessoal em geral ne ?!!!!!
Aug 17th, 2009 at 17:08
Leandro Floripa, dos nomes citados, eu gosto muito do João Marcelo – Paulistano – e do Flávio Davis – Minas -.
Neto faz um tempo que se dedica somente à Seleção não é mesmo ?
Flávio Davis foi auxiliar do Lula! Esteve ja na Seleção.
Com a saída do Moncho, acho que o ideal seria mesmo estudar bem os nomes e oque vamos querer com o nosso treinador. Alem da linha de pensamento do mesmo, estudos, atualização, etc.
Acho que o Helio deu a contribuiçao dele na Seleção, não teria mais como retornar.
Este papo realmente é um para termos daqui um ano e será interessante especular sobre isso !
Abraço