Página 1 de 2

Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 1:29 pm
por jaogui
Devido as conversas no topico sobre time grande criei um topico especifico..

Vamos deixar suas opiniões sobre o assunto..


Vocês acham que pro bem do Futebol é melhor acabar com os estaduais?

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 1:51 pm
por KobeBryant
Não.

Gosto muito do Pernambucano. Acho massa os gramados bizarros do interior, as arquibancadas precárias e bem pertinho do campo. Uma torcida bem mais normal que qualquer outra (sem organizadas, na maior parte).

Ganhar ou não é quase irrelevante, mas a competição é importantíssima pros times pequenos. Acho também que acabar com estaduais é matar boa parte de revelações do Brasil. A não ser que você considere que os times dito grandes tenham capacidade de revelar todos os talentos sozinhos.

Eu torço pro Sport, que tem uma certa relevância no cenário nacional e sempre joga competições o ano todo. Mas e quem torce pra times que não jogam o ano todo? Que fazem do Estadual jogos de vida ou morte? Que vencer um "grande da capital" é como ganhar um campeonato?

Acho bizarra a tentativa de europiuzar o futebol brasileiro. Concordo que o calendário pode ser muito mais bem feito, mas não é excluindo os estaduais que isso vá ser garantido. E existe formas de se fazer mantendo os mesmos.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 1:52 pm
por sonicman
Jaogui, respondendo esse seu post do tópico anterior:
Como se os times de serie D, E , F etc, tivessem condições de ficar bancando viagens do Sul até o Norte toda semana neh??

Eh inviável so ter campeonato nacional num país do tamanho do Brasil...

Eu fiz faculdade em rio preto, o America-Sp desistiu de jogar a série D uns anos atrás pq não tinha dinheiro pra arcar com as despesas... E olha q estamos falando de um time q tem um estádio para 35 mil pessoas....

PS, vou criar um tópico para tal discussão pq tem futuro a conversa...
Minha ideia é transformar a primeira divisão dos estaduais em classificatórios para os regionais, como acontece, por exemplo, na Alemanha e na Inglaterra. Minha ideia funcionaria mais ou menos assim:

1- Os times jogam os estaduais, que ficariam limitados a 12 equipes (20 equipes, como no atual paulista, é um absurdo).
2- Os melhores classificados nos estaduais se classificam pros regionais. Dividiria o Brasil em 4 regiões onde seriam disputados os regionais, pra cada uma se classificariam 8 equipes, divididas em 2 grupos, jogando turno e returno - todos os campeões estaduais se classificariam, e mais 5 segundos colocados de estados com melhor classificação nos rankings da CBF.
3- Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificariam pra uma fase mata-mata, daí sairiam as equipes promovidas pra série C e o campeão da D.

As federações estaduais teriam liberdade pra elaborar a forma de disputa desses estaduais, mas o número de equipes rebaixadas pra segunda divisão do estadual sempre ficaria condicionada ao número de equipes caindo da C pra D.

Esses estaduais começariam mais ou menos junto com o começo da primeira divisão, umas 2 semanas antes, talvez.

Deixaria a série A com 20 clubes, a B com 20 e a C com 24. Mexeria na Copa do Brasil, os clubes da série A e B teriam classificação automática, e os da C disputariam uma repescagem com os da D. Iniciaria a Copa do Brasil com 48 clubes da série D jogando em partidas ida e volta, os 24 classificados passariam pra jogos ida e volta com times da C, e desse encontro sairiam 24 equipes pra jogar com as equipes da A/B. Assim nossa Copa, que hoje não é tão apreciada, ganharia um caráter bem legal, parecido com o das Copas europeias.

Pra concluir, os times de séries A, B e C poderiam organizar ligas de verão, e, eventualmente, reestabelecer e disputar os regionais. Torneios como a Copa do Nordeste são muito mais produtivos que os estaduais pra essas equipes.

Eventualmente, pensaria em conversar com a CONMEBOL pra sincronizar o calendário sul-americano ao europeu.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 2:00 pm
por R49
time grande só deveria jogar o quadrangular final dos estaduais. jogar a fase classificatória é desnecessário

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 2:13 pm
por danilobaldusco
Uma medida bastava : Adequar ao calendário europeu.
Os campeonatos se iniciando em Julho/Agosto, com término em Abril/Maio

Com tempo pra uma pré temporada decente. Assim ja excluiria os estaduais de vez, pelo o menos para os times grandes.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 2:15 pm
por sonicman
danilobaldusco escreveu:Uma medida bastava : Adequar ao calendário europeu.
Os campeonatos se iniciando em Julho/Agosto, com término em Abril/Maio

Com tempo pra uma pré temporada decente. Assim ja excluiria os estaduais de vez, pelo o menos para os times grandes.
Acho tenso mudar o calendário brasileiro sem mudar o calendário do resto do continente. Acho que a CONMEBOL toda teria que adotar o mesmo calendário.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 3:16 pm
por jaogui
Sonic eh uma ideia interessante, pq nao tem como acabar com o estadual.. Senao mata a mulekada acabando com os pequenos clubes brasil a fora...


Minha ideia é diferente..

1- Padronizar todos os campeonatos do país. Divide em 4 grandes regiões (Norte-Centro-Oeste, Nordeste+ Espirito Santo, Sudeste, Sul) e cada região teria quantas divisões fossem necessárias.

Esses regionais pegavam o lugar dos campeonatos nacionais e seriam formato pontos corridos turno e returno com 18 clubes, jogando de Fevereiro a Dezembro somente de final de semana.

2- Copa do Brasil durante o ano inteiro junto com os campeonatos regionais, somente as quartas-quintas feiras.

64 clubes sendo (14 primeiros colocados de cada região da 1 divisão, + campeão da segunda e terceira divisão de cada regional)

Oq eu vejo de pró com isso:

- Diminuem os gastos com longas viagens quase toda semana.
- Clubes menores jogarão durante o ano inteiro, não somente 3-4 meses depois fica 8 meses parado.
- Clubes pequenos aumentam seus ganhos com patrocínio, visto que ficaram na mídia o ano inteiro.
- Aumento do número de clubes ativos, aumentam as chances de novas revelações aparecerem.
- As maiores rivalidades são as regionais, portando focalizava essas rivalidades.
- Copa do Brasil seria um torneio extremamente valorizado (podia até pensar em 128 clubes, pois tem o ano inteiro para jogar)
- Aumento na renda dos clubes, devido aos jogos mais rivalizados (um Cor x Fla é casa cheia, mas um Cor x Naútico não é casa cheia, muito menos um Cor x Penapolense), e nos jogos da Copa do Brasil tb, pq mata a mata sempre atrai público.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 3:44 pm
por Tiago_
Minha opinião é que deve diminuir o formato e ingressar os times grandes apenas nas últimas fases. Ninguém está falando de campeonatos estaduais, estas primeiras fases são péssimas, nos dos clássicos do Rio ninguém comenta, só os do paulista, e olhe lá. A parada tá afundando e segue com um mega espaço no calendário.

Sobre copiar modelos europeus: é o caminho para o sucesso. Vários times já perceberam isso. Não vou me assustar se nos próximos anos as grandes equipes jogarem com seu time D, enquanto seu time principal estarem em excursão pela Europa ganhando espaço e marketing lá fora, valorizando a própria marca.

Alguns artigos sobre os estaduais:
Entra ano e sai ano, a discussão segue a mesma: por que manter os campeonatos estaduais nesse formato?

Por que não modificar o calendário pelo menos para as grandes equipes, permitindo que elas entrem apenas na reta final desses torneios, tendo assim a chance de aproveitar melhor a pré-temporada, fazer uma preparação mais adequada e, eventualmente, faturar uns trocados excursionando no exterior?

Contudo, olhando para o que vem acontecendo na disputa dos campeonatos estaduais nos últimos tempos, talvez devêssemos fazer outra pergunta: hoje, quem impede os grandes clubes de fazer isso?

O campeão mundial Corinthians iniciou o Paulistão com uma espécie de terceiro time, e o campeão brasileiro Fluminense não fez muito diferente no Campeonato Carioca.

No Paraná, o Atlético já avisou que vai se mandar para a Espanha em fevereiro e convocou a rapaziada do sub-23 para jogar o Estadual.

Em Pernambuco, já que o regulamento conseguiu ser mais esdrúxulo que o do Paulista e suas 19 rodadas inúteis, o Náutico vai começar o torneio com o time sub-20.

São só alguns exemplos.

Mas o fato é que é assim, com times reservas, mistos e quase infantis, que começa o futebol no Brasil em 2013.

Enquanto os campeonatos estaduais ocuparem tantas datas no calendário dos grandes clubes, haverá espaço para que estes clubes poupem seus principais jogadores. Porque, com tantas partidas nesses torneios, não há como não haver muito jogo fácil e/ou inútil a ser disputado.

Sendo assim, cada clube deveria usar o campeonato da maneira que julgar mais apropriada. Até mesmo, se for o caso, transformando o Estadual numa simples pré-temporada com uma série de "amistosos" já agendados à disposição.

Para poder agir assim, basta aos grandes clubes não aceitar regulamentos que busquem atrelar o dinheiro a ser recebido por direitos de TV ou mesmo pela premiação com a qualidade do time que entrará em campo.

E será importante que você, torcedor, não saia cornetando seu time se ele porventura deixar o Estadual (ou parte dele) de lado e perder mais que de costume. O que, a julgar pela presença de público dessas primeiras rodadas pelo Brasil, não será um problema.
Times pequenos jogando o máximo, afinal, a maioria dos seus atletas precisa chamar a atenção nos Estaduais para conseguir uma vaguinha em times das Séries A ou B do Campeonato Brasileiro. Os grandes atuando de forma burocrática, desinteressada, mais preocupados com a Libertadores ou com os jogos realmente decisivos dos próprios torneios domésticos.

Assim se arrastam os certames que ocupam mais de cem dias do calendário, algo próximo de um terço do tempo de bola rolando no ano de futebol. Jogos chatos, sonolentos, estádios vazios. O Vasco abre 2 a 0 e, preguiçoso, cede o empate ao valente Bonsucesso. Desorganizado o Flamengo toma a virada do Boavista e mais cedo, o Fluminense, cheio de reservas, perde para o Resende.

Os três têm compromissos mais importantes pela frente, pela Copa Libertadores. Nem sempre dão a devida importância a esses cotejos, especialmente no caso rubro-negro. Mas fica claro que muitos joguinhos de quarta-feira à noite pelos Estaduais são tão estimulantes quanto acordar às 5 horas para trabalhar numa manhã chuvosa. Difícil achar graça.

O Corinthians sofre para virar em cima da Catanduvense. Jogo emocionante? É, por ser, mais pela quase incapacidade do time de Tite diante do "desafio" de vencer por margem superior a um gol. O Palmeiras é um caso à parte. Há tempos como coadjuvante, está ajustando seu time em meio ao campeonato e vê o torneio da federação paulista com outros olhos. É o mais motivado, animadão!

A cartolagem das federações andou reunida para definir o futuro da CBF de Ricardo Teixeira. Eles não estão preocupados com a qualidade dos campeonatos que promovem. Basta que tenham grande quantidade de datas, jogos em fartura para preencherem as grades de programação das TVs, que pagam por eles. O resto... é o resto.

São jogos demais, times demais, partidas sem sentido demais, regulamentos bizarros demais e que dão sono... demais. Eles têm que ser mais curtos, com menor número de times e fases eliminatórias para que os pequenos briguem entre eles pelas vagas na parte nobre da competição. Jogar 19 vezes para entrar no mata-mata do Paulista é dose!

Assim, o produto, desinteressante, não dá a audiência dos sonhos às redes de televisão. Vai se transformando em algo cada vez menos valioso no mercado. A médio ou longo prazo os Estaduais poderão se tornar algo incapaz de despertar grande interesse de quem desembolsa milhões por eles. E então, sobreviverão? Esses torneios precisam ser reavalidados. Ou extintos.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 3:48 pm
por Tiago_
sonicman escreveu:
danilobaldusco escreveu:Uma medida bastava : Adequar ao calendário europeu.
Os campeonatos se iniciando em Julho/Agosto, com término em Abril/Maio

Com tempo pra uma pré temporada decente. Assim ja excluiria os estaduais de vez, pelo o menos para os times grandes.
Acho tenso mudar o calendário brasileiro sem mudar o calendário do resto do continente. Acho que a CONMEBOL toda teria que adotar o mesmo calendário.
Fora a questão do clima né, enquanto lá é inverno, aqui é verão. Acho que não dá pra copiar 100% pra evitar aqueles jogos embaixo de 40º.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 4:05 pm
por Nepopop
os europeus estão falando em mudar o calendário pra janeiro-dezembro. vcs tão doidões. rs

A Associação Europeia de Clubes fará no próximo dia 15 na Fifa uma proposta para inverter o calendário europeu. O ex-atacante Karl-Heniz Rummenigge, presidente da ACE e do Bayern (ALE) vai defender que os clubes tenham férias no inverno a partir de 2018. Os europeus teriam assim uma temporada de janeiro a dezembro, como ocorre no Brasil. Esse calendário já é adotado por alguns países do norte desse continente, como a Rússia. A proposta ainda está no começo da tramitação, mas a Associação Europeia de Clubes é a terceira entidade mais poderosa do futebol mundial, atrás apenas da Fifa e da Uefa. A ACE tem 207 membros.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 4:09 pm
por Mellinari
Não entendo essa tara em copiar tudo que vem da Europa, sério mesmo. O problema dos estaduais são os preços absurdos dos ingressos pro interior e essa 'globalização' cada vez maior do futebol que beneficia os grandes em detrimento dos menores, não o calendário.

Antigamente um time pequeno conseguia segurar mais tempo seus jogadores, e com isso vendê-los posteriormente após a visibilidade que os estaduais proporcionam, gerando renda e crescendo. Hoje em dia é tudo feito por intermédio de empresários, praticamente nenhum time expõe seus pratas da casa nesses campeonatos, e os pequenos acabam ficando menores ainda. A lei pelé fudeu os times, principalmente os menores. Claro que tem muitos outros fatores, mas a precarização dos pequenos vem muito disso aí, o antagonismo é cada vez maior e com isso o nível do campeonato cai.

Essa ideia de inserir os grandes em fases mais avançadas do campeonato é pior ainda. Parece que vcs não assistem os estaduais, sério mesmo. A única coisa que dá lucro hoje pros pequenos são os jogos contra os grandes. Usando meu Botinha como exemplo, no jogo contra o Corinthians o clube lucrou mais de 1 milhão com a renda dos ingressos, é suficiente pra fazer caixa por pelo menos 3° meses!

E outra, essa ideia de 'regionalizar' os campeonatos é feita na série D, e até o momento tem sido um grande fracasso. É uma dificuldade imensa pros clubes menores conseguirem patrocínios, bancar as viagens (mais de 600km de ônibus e por ai vai) e gerarem renda com ingressos. É atualmente a única forma de um clube ir pra série C e começar a voltar a ter expressão a nível nacional, mas aqueles que ficam pelo caminho (e são muitos clubes que participam) acabam com um prejuízo financeiro gigantesco.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 4:38 pm
por R49
Mellini escreveu: Essa ideia de inserir os grandes em fases mais avançadas do campeonato é pior ainda. Parece que vcs não assistem os estaduais, sério mesmo. A única coisa que dá lucro hoje pros pequenos são os jogos contra os grandes. Usando meu Botinha como exemplo, no jogo contra o Corinthians o clube lucrou mais de 1 milhão com a renda dos ingressos, é suficiente pra fazer caixa por pelo menos 3° meses!
Pro time pequeno é ótimo, pro time grande é ruim. Mesmo o Galo numa fase péssima, tem quase 5 anos de invencibilidade contra times do interior. A disparidade não justifica mais 15 jogos, no mínimo, na temporada.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 4:44 pm
por Mellinari
Ué, e como vc quer que diminua a disparidade acabando com a única coisa que beneficia o time pequeno? Não entendo pq ir ao interior é ruim aos times grandes, pelo contrário, é normal ver times grandes mandando jogos no interior pra trazer público e gerar renda.

O problema é a disparidade técnica, não o time jogar ou não no interior do estado.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 4:49 pm
por R49
time grande não quer que diminua a disparidade. time grande não tá nem aí pra time pequeno. o problema não é ir ao interior, é deixar de aproveitar oportunidades melhores para jogar contra times ruins. o Atlético-PR mesmo, que é um lixo de time e de administração, foi para a Europa fazer excursão. Claro que nenhum time disputando Libertadores faria o mesmo mas um Santos da vida não poderia jogar um torneio amistoso na Ásia pra promoção do time e da marca ? Faltaria gente querendo ver o Neymar ? Claro que não. Mas para benefício dos times pequenos, isso não acontece com frequência e sequer é uma tradição entre os times brasileiros.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 5:47 pm
por jaogui
Mas então o esquema eh acabar com os times pequenos e vamos viver com 80 times no pais soh....

Vai acabar com o futebol brasileiro, sempre fomos a maior potencia do mundo em relaçao a qualidade dos jogadores por causa da imensa quantidade de jogadores....

O presente nos mostra como estamos caindo o nivel dos atletas...

Se nao fossem os times pequenos do interior os times grandes estavam fudidos, ou se acha q essa mulekada da base dos grandes sao tudo formados por la??

Fuder com a maioria dos clubes (os pequenos) vai fuder com toda a estrutura dos grandes...

Antigamente quando o paulista durava o ano inteiro e os nacionais (taça brasil e afins) eram curtos... Surgia cada craque nos times do interior..

Hoje em dia nao surge 1.... Eu duvido alguém citar 10 jogadores que jogaram no time profissional de um clube do interior/pequeno que jogou na seleçao nos ultimos 5 anos...

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 7:55 pm
por R49
jaogui escreveu:Mas então o esquema eh acabar com os times pequenos e vamos viver com 80 times no pais soh....

Vai acabar com o futebol brasileiro, sempre fomos a maior potencia do mundo em relaçao a qualidade dos jogadores por causa da imensa quantidade de jogadores....

O presente nos mostra como estamos caindo o nivel dos atletas...

Se nao fossem os times pequenos do interior os times grandes estavam fudidos, ou se acha q essa mulekada da base dos grandes sao tudo formados por la??

Fuder com a maioria dos clubes (os pequenos) vai fuder com toda a estrutura dos grandes...

Antigamente quando o paulista durava o ano inteiro e os nacionais (taça brasil e afins) eram curtos... Surgia cada craque nos times do interior..

Hoje em dia nao surge 1.... Eu duvido alguém citar 10 jogadores que jogaram no time profissional de um clube do interior/pequeno que jogou na seleçao nos ultimos 5 anos...
se os times pequenos jogam Copa do Brasil e campeonatos estaduais na fase classificatória e final, como eles acabariam ? Nunca vi jogador da segunda divisão ser convocado pra qualquer seleção. De time pequeno da primeira é raro em qualquer lugar, o futebol não é o mesmo da década de 90. talvez exista uma solução melhor mas esse molde subaproveita a capacidade dos times grandes e sobreaproveita a capacidade dos times pequenos.

nos últimos 70 anos do Campeonato Paulista, Mineiro e Gaúcho, 3 anos não foi entre os grandes do Estado. Não faz sentido realizar um campeonato onde a disparidade entre os times é tão grande, e isso não é de hoje. Qualquer time grande joga com o time reserva e vence os jogos

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 8:13 pm
por jaogui
Molina escreveu:
jaogui escreveu:Mas então o esquema eh acabar com os times pequenos e vamos viver com 80 times no pais soh....

Vai acabar com o futebol brasileiro, sempre fomos a maior potencia do mundo em relaçao a qualidade dos jogadores por causa da imensa quantidade de jogadores....

O presente nos mostra como estamos caindo o nivel dos atletas...

Se nao fossem os times pequenos do interior os times grandes estavam fudidos, ou se acha q essa mulekada da base dos grandes sao tudo formados por la??

Fuder com a maioria dos clubes (os pequenos) vai fuder com toda a estrutura dos grandes...

Antigamente quando o paulista durava o ano inteiro e os nacionais (taça brasil e afins) eram curtos... Surgia cada craque nos times do interior..

Hoje em dia nao surge 1.... Eu duvido alguém citar 10 jogadores que jogaram no time profissional de um clube do interior/pequeno que jogou na seleçao nos ultimos 5 anos...
se os times pequenos jogam Copa do Brasil e campeonatos estaduais na fase classificatória e final, como eles acabariam ? Nunca vi jogador da segunda divisão ser convocado pra qualquer seleção. De time pequeno da primeira é raro em qualquer lugar, o futebol não é o mesmo da década de 90. talvez exista uma solução melhor mas esse molde subaproveita a capacidade dos times grandes e sobreaproveita a capacidade dos times pequenos.

nos últimos 70 anos do Campeonato Paulista, Mineiro e Gaúcho, 3 anos não foi entre os grandes do Estado. Não faz sentido realizar um campeonato onde a disparidade entre os times é tão grande, e isso não é de hoje. Qualquer time grande joga com o time reserva e vence os jogos

pelo simples fato q o camp estadual acaba em maio e as primeiras fases da Copa do Brasil por ae tb...

Entao eles continuam sendo times de 1/3 de temporada... E cada vez menos sendo times formadores, estao servindo de aluguel de empresário...


A CBF tem q pensar em igualar os times no geral, não facilitar pros times grandes... Mas quem manda no futebol eh a globo, entao nao vai mudar isso nunca...

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 8:37 pm
por Nightmare Magnano
Sempre parto de que a gente não tem que "copiar" nada do futebol europeu, é nossa cultura e é a cultura deles. Não curtiria o campeonato começando no meio do ano, pois mata uma cultura brasileira.

Não acho certo nem pensar em acabar com os estaduais, da onde começou tudo? E como o João disse, o interiorzão do pais a fora vive demais o estadual, vencer um Corinthians, Gremio, Sport pros times do interior é um campeonato ganho, isso sem contar as revelações.

Discordo de ter que pegar ideias de como é na Alemanha e como é na Inglaterra, pois eu penso assim: Você sempre disputa um campeonato pra entrar em outro? A partir dai ninguem ia curtir ganhar um Paranaense por exemplo, pois seria deixado em segundo plano, pois o primeiro plano é sempre ir pra competição maior.

Voltar regionais eu acho fera, mas não matar os estaduais, igual vai acontecer com os campeonatos nordestinos esse ano.

Calendário brasileiro é uma porcaria, mas não acho que é por conta dos estaduais. Eu trabalho com futsal no interior do Paraná e confesso a vocês que é a mesma porcaria e se não tivesse o Estadual seria uma terra vazia sem nada pra disputar, e olhe que eu moro na terceira maior cidade do Paraná onde nem sequer temos um campeonato municipal/regional decente.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 9:39 pm
por sonicman
jaogui escreveu:
Molina escreveu:
jaogui escreveu:Mas então o esquema eh acabar com os times pequenos e vamos viver com 80 times no pais soh....

Vai acabar com o futebol brasileiro, sempre fomos a maior potencia do mundo em relaçao a qualidade dos jogadores por causa da imensa quantidade de jogadores....

O presente nos mostra como estamos caindo o nivel dos atletas...

Se nao fossem os times pequenos do interior os times grandes estavam fudidos, ou se acha q essa mulekada da base dos grandes sao tudo formados por la??

Fuder com a maioria dos clubes (os pequenos) vai fuder com toda a estrutura dos grandes...

Antigamente quando o paulista durava o ano inteiro e os nacionais (taça brasil e afins) eram curtos... Surgia cada craque nos times do interior..

Hoje em dia nao surge 1.... Eu duvido alguém citar 10 jogadores que jogaram no time profissional de um clube do interior/pequeno que jogou na seleçao nos ultimos 5 anos...
se os times pequenos jogam Copa do Brasil e campeonatos estaduais na fase classificatória e final, como eles acabariam ? Nunca vi jogador da segunda divisão ser convocado pra qualquer seleção. De time pequeno da primeira é raro em qualquer lugar, o futebol não é o mesmo da década de 90. talvez exista uma solução melhor mas esse molde subaproveita a capacidade dos times grandes e sobreaproveita a capacidade dos times pequenos.

nos últimos 70 anos do Campeonato Paulista, Mineiro e Gaúcho, 3 anos não foi entre os grandes do Estado. Não faz sentido realizar um campeonato onde a disparidade entre os times é tão grande, e isso não é de hoje. Qualquer time grande joga com o time reserva e vence os jogos

pelo simples fato q o camp estadual acaba em maio e as primeiras fases da Copa do Brasil por ae tb...

Entao eles continuam sendo times de 1/3 de temporada... E cada vez menos sendo times formadores, estao servindo de aluguel de empresário...


A CBF tem q pensar em igualar os times no geral, não facilitar pros times grandes... Mas quem manda no futebol eh a globo, entao nao vai mudar isso nunca...
Discordo dessa premissa. A CBF não pode ser andador pra time com estrutura ruim. Infelizmente ela é, não é a toa que o Teixeirinha durou tanto.

Também discordo da premissa de que o futebol brasileiro tem que ser diferente do europeu por "tradição", "cultura" ou bobagem assim. Ae tá havendo perda de interesse e dinheiro, insistir no erro é assinar uma sentença de morte. Novos tempos requerem novas medidas, ainda que radicais. O futebol mudou nu,a direção oposta das práticas típicas do nosso futebol.

Re: Estadual X Nacional

Enviado: Sex Fev 15, 2013 11:00 pm
por jaogui
^^

Como um time do interior de tem 100 mil pessoas na cidade pode crescer se não existe campeonato pra ele jogar??

Desde 1971 o futebol do interior foi morrendo, e atualmente tá em estado terminal... Torço pra um dia mudar...

Estado de SP tem potencial para fazer um campeonato no mesmo nível de 70% dos nacionais europeus... Se a globo pegasse o dinheiro que ela paga para Curintia, SP, Palmeiras e Santos e dividisse igualmente para 40 clubes do Estado, seriam 2 torneios fodasticos...

Eu acho dificil querer igualar um país que tem 200 milhoes de habitantes divididos num espaço 10-20 vezes maior que qualquer país da europa... Queria ver os Levantes da vida terem dinheiro para arcar com viagens de 5 mil km toda semana..